Alice e Ulisses

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Ana Maria Machado
EditoraObjetiva/Selo Alfaguarra

ISBN:9788579621260
Ano:2012
Páginas:96


Sinopse
Uma mulher chamada Alice, um homem chamado Ulisses. Uma relação súbita, uma paixão que vem para devastar, possuir os dois alto a baixo, por dentro e por fora. Uma ficção em que, aparte o seu próprio desenvolvimento,com principio, meio e fim, essas coisas, há todo um jogo de subentendidos,alusões subliminares e reflexos de espelho, palavras mais sugeridas que pronunciadas ou escritas, fugas e regressos, o eterno retorno cíclico do amor e do desejo sexual. 




Resenha por Ver Sobreira

Então é assim,  nunca tinha lido nenhuma obra completa da escritora Ana Maria Machado. No máximo fragmentos, mesmo dos livros infanto-juvenis dela não li nada. Outro dia navegando na web entro no site dela e fiquei por ali vendo um pouco de tudo e acabei achado este livro Alice e Ulisses. Livro interessante esse,  fininho, 96 páginas de uma leitura deliciosa. Que me levou um pouco mais que uma hora e meia  para ler. Nesta nova onda erótica da literatura, este é um livro altamente sensual, com doses de erotismo sem ser em nenhum momento descritivo. Os subentendidos, as alusões nos dão matéria de sobra para entrarmos e entendermos a relação destes dois. Não é como  a maioria dos livros de cunho erótico que estamos lendo atualmente, em que a maioria dos autores sentem necessidade de descrições intermináveis do ato sexual.

Alice é divorciada e Ulisses é casado. Alice já o conhecia,  Ulisses não lembrava-se dela, porém quando em um coquetel para falar do novo filme de Ulisses eles são aproximados por um amigo em comum, ela desperta nele uma paixão avassaladora. A partir deste encontro, eles sem envolvem em um relacionamento intenso, onde Ulisses não  consegue respirar sem Alice.

(...) Você fica aí assim, toda calma e superior enquanto eu estou aqui sofrendo....Mas você vai ver só. Não faz mal que você não esteja sentindo o mesmo. Eu vou te amar tanto, mas tanto mesmo, que não vai caber,vai derramar, vai te inundar e vai acabar até sobrando para você me amar de volta.(...)

Esta narrativa é curiosa e interessante do ponto de vista literário, porque Ana Maria Machado, se inspirou em dois grandes personagens da literatura mundial, Alice de Carroll e Ulisses da Odisseia de Homero. Por quê? Alice é uma aventureira e apesar do medo de se perder, acaba embarcando nesta viagem, na paixão desenfreada por Ulisses; já ele age completamente como o comandante da Odisseia, no momento é uma aventura, até poderia ser um "casinho" passageiro, mas logo no começo Ulisses percebe que vai se envolver, e até compara Alice ao "Canto das Sereias", porém ele sabe que há uma Penélope para quem deve voltar, Adélia, esposa perfeita, com quem há anos vive de aparências. Quase ao final do livro Alice faz uma pequena dissertação sobre como  começou a relação deles sem limites.

(...) Você se comportou  exatamente como uma metrópole colonizadora. Eu estava quieta no meu canto, posta em sossego...Não quis nem saber qual era a minha, como é que eu vivia, o que é que me erodia. Gostou do clima, da terra (afinal, em que se plantando, tudo dá)...Bem rápido, antes que eu começasse a ordenar as ideias e tentasse fazer qualquer reivindicação(...)

Em suma um livro recomendadíssimo. É de 1983, mas foi reeditado este ano pelo Selo Alfaguarra. Não deixe de ler. Como o livro é curta se falar tudo vai perder a graça, só sei que ele é excelente. Confira.

6 comentários :

  1. Dica mais que anotada. As vezes, o que não é descrito chama mais atenção do que é explicito. Adorei a resenha,e os quotes. bjs
    Eykler
    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa que quote poderoso, até eu fiquei com vontade de
    ler agora e ver se ele consegue essa proeza de fazer ela
    amar ele de volta hehe
    Interessante, Ulisses de Homero? me interessei mais
    amiga..
    Eu quero conferir sim.. ótima dica ^^

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tive poucas oportunidades para ler as obras de Ana Maria Machado... Após a sua resenha, preciso repensar isso. BJS!

    ResponderExcluir
  4. Ótima dica, Vê!
    Fiquei bastante curiosa, não esperava que o livro fosse assim!

    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada desta autora, mas ao ler sua resenha e os quotes, fiquei bastante interessada. Quem sabe não me aventuro na leitura deste livro?
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ao ler a sinopse confesso que não me interessei, porém sua resenha mudou essa percepção.
    Anotei a dica.
    bjs

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique