Moda e Literatura - A moda que está no livro - Jogos Vorazes

terça-feira, 16 de outubro de 2012

A moda em Jogos Vorazes 


A sorte nunca está a favor de unhas simples. – Effie Trinket


Jogos Vorazes é um best-seller composto por três livros. O enredo, embora seja composto inicialmente por drama, passando por muitos trechos de aventura e ação e uma pitada de romance, mas está recheado de elementos icônicos e "fashionistas". Confesso que nunca vi um livro que não tem moda como assunto principal, retratar tanto o tema de uma forma tão completa de atitude. Você pode passar horas pensando principalmente nas roupas, cabelos, unhas e até tons de pele que são usados pelos moradores do no  futurístico Panem.  

Notamos em diversas partes como a moda é importante para os tributos, principalmente quando Cinna, estilista de Katniss e Peeta, nossos personagens principais, constrói uma roupa que é uma verdadeira explosão no desfile de apresentação dos tributos. O foco? Serem notados por patrocinadores que os ajudarão nos jogos.  E quando os dois se veem obrigados a voltar pra arena, em Em Chamas,  o fato novamente ocorre . E a disputa por atenção é acirrada já que todos os demais tributos dos outros distritos também se empenham para aparecer, representando a matéria prima referente a sua morada.

Se não fossem as roupas que pegam fogo, vestido de casamento que se transforma em uma vestimenta de tordo ou até mesmo a jaqueta  aquecida, Kat não teria conseguido ser notada  e se tornado a Girl on fire. 
Ela conta também com uma equipe de preparação, que  faz a mutação de uma jovem vinda da Costura para a Capital. Mostrando-a sempre o que vestir, modificando seu rosto com maquiagens apropriadas para os eventos em que a menina participa, mas mantendo seu estilo próprio representado por sua trança, sempre usada na lateral. 

Os trajes da Katniss


Peeta e Katniss durante o desfile


Cada personagem tem um estilo próprio, e como falar de estilo e não falar da extravagante e ousada Effie Trinket ? Com seus cabelos cor de rosa, pele pálida, unhas com pontas finíssimas, adornos coloridos, cílios gigantescos  e somente o centro da boca pintados, ela consegue deixar qualquer um boquiaberto com seu estilo excêntrico. 
Inclusive em um ponto do livro, que fala do vestuário de Effie,  descobrimos que ela tem uma parte em seu closet só destinado a perucas. Estranho para os moradores dos distritos, mas completamente casual para o povo da Capital. 
                                                                                                                                                                                  

Effie e toda sua extravagância


E por falar em distritos, a vestimenta que se vê por lá é composta por tons cinzas, azuis claros e derivados. Roupas encardidas e sujas de minério, obra-prima da região do D12, são constantemente vistas e utilizadas. A simplicidade das roupas retrata bem o estilo de vida pobre dos moradores e distingue facilmente um morador da costura de um morador da Capital. Os figurinos do filme são assinados por nada mais nada menos que Judianna Makovsky.

E aqui, no mundo real a trilogia já ganhou broches, esmaltes, sapatos e roupas inspired! Inclusive Jennifer Lawrence, a Katniss, recentemente assinou um contrato com a Dior, e é a mais nova garota propaganda da marca.  Ou seja, cada vez mais o mundo literário ganha espaço nas passarelas, e é incluído no vestuário do consumidor que consequentemente é o leitor. 

Espero que tenham gostado e até a próxima.
Gabriella Taranto Dorr

10 comentários :

  1. Amei o post.
    Me tornei fã da trilogia e nesse exato momento estou com um colar de tordo exatamente igual o broche da Katniss, foi difícil encontrar mas depois de muito procurar na internet consegui achar.
    Concordo quando você diz que "cada vez mais o mundo literário ganha espaço nas passarelas, e é incluído no vestuário do consumidor que consequentemente é o leitor." :D

    ResponderExcluir
  2. Eu sou fã desta trilogia e confesso que achei fácil imaginar cada um dos detalhes das roupas. Mesmo os mais bizarros.
    Com certeza a moda dos livros invade a vida diária dos fãs e até mesmo dos não tão fãs assim.
    adorei.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não ter lido nenhum livro da trilogia, gostei do post. Parabéns Gabi!

    ResponderExcluir
  4. eu amooooo Jogos Vorazes e realmente o figurino da disptopia é meio louco... adorei o post!!

    nunca me vestiria como a Effie,mas amo o estilo e as roupas que o Cina desenha são tudooooo!!!

    bjsss

    Bianca

    www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amooooooooooooor orgulho meuuu, mandou benzaço parabéns e sucesso na sua colunaa aqui na tribo, sorte e sucesso garotaaa

    ResponderExcluir
  6. Nossa,. amei ler este post, e as imagens são lindas!! é a moda recebendo seu lugar..
    Apesar de não ligar muito pra moda, mais é lindo de se ver!! e de se imaginar tb!!

    bjs
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Vários figurinos são super bacanas, e eu não acharia estranho se a mulherada adaptasse e usasse nas ruas. Claro, algumas adaptações teriam que ser feitas, mas aí as pessoas vão ter que ter tato na hora de escolher o que lhe convêm. Amei o post. Quero mais... kkkkkkkkk
    BJS!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que desenho lindo da Effie!!!!!!
    Amei esse post, vou adorar acompanhar a coluna!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu não li os livros e nem vi o filme, então não posso opinar muito. Mas, adorei seu post. Muito interessante e algo fresco em meio a tantos posts repetitivos. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique