Moda e Literatura - A moda que está no livro

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AS ROUPAS QUE VESTIMOS são quase sempre reflexões de padrões sociais como: hábitos, nosso cotidiano, dogmas, cultura, enfim sociedade. Sendo assim, é claro que em um livro não seria diferente. Todos nós quando lemos idealizamos as personagens e se as roupas que usam são  descritas  no enredo, mais ainda.
 É curioso ver como alguns autores se utilizam deste recurso, porque sim, é verdade, em algumas narrativas as roupas que determinados  personagens vestem, ganham tanta importância na trama que se torna mais que um simples "acessório". E quando o livro é adaptado para o cinema? Ai mesmo é que percebemos  o quanto a indumentária é mais que complemento, ela torna-se além da caracterização, a essência da personagem.

Há várias histórias hoje em dia que muitas  das passagens narradas tomam forma mais coerente e apurada devido a roupa que a personagem usa, coisa essa que o escritor faz questão de descrever. O uso de nomes de marcas famosa do mundo da Moda leva uma identificação do leitor com os personagens e por conta disso até outros tipos de produtos acabam inspirados em um livro, levando até por vezes o leitor ao alto nível de consumo.

Outros fatores interessantes é quando as palavras são traduzidas em roupas. 

Um belo exemplo de que moda e literatura podem ser intimamente ligados ocorreu em 2006 nas passarelas do São Paulo Fashion Week  quando o renomado estilista Ronaldo Fraga transformou Grande Sertão Veredas de João Guimarães Rosa em um estilo, traduzindo palavras em roupas especialíssimas. O romântico e o poético fez a cara do Brasil na passarela. Ronaldo Fraga transformou a sensualidade escondida de Diadorim  em algo palpável. 




*A escritora Sophia Bennett é a responsável por uma série que promete jogar mais lenha na fogueira da intensa relação entre moda e literatura, Linhas, publicada pela Intrínseca. A autora tece uma leve, porém profunda reflexão sobre o universo ‘fashion’ e suas implicações econômicas, sociais, políticas e éticas; tudo isso em uma saga divertida e sedutora, voltada particularmente aos jovens leitores.




Mas por que falamos sobre isso? Aguardem, pois em breve nosso blog terá sua primeira coluna, uma inovação por este primeiro ano no ar. Feita por uma seguidora muito especial, ela será mensal, mas vai  trazer muita coisa legal e interessante.

*http://www.infoescola.com/literatura/moda-e-literatura/

5 comentários :

  1. To vendo que vou adorar essa coluna da Tribo. bjs
    Eykler

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa ideia!!
    Comprei o primeiro livro dessa coleção Linhas para minha filha e só posso dizer que a capa é LINDA!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ideia genial. Ótima sacada Verônica. Parabéns pela nova coluna e que seja um sucesso! Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post,muito interessante,não sabia da coleção inspirada em Grande Sertão Veredas,a literatura precisa fazer parte das nossas vidas em muitos aspectos.

    post diferente e mega interessante!!

    bjss

    Bianca

    ResponderExcluir
  5. nossa adorei saber dessa nova coluna, e é tão bom quando os personagens são descritos totalmente, pq eu sinto muita falta quando os personagens tem pouca descrição, é raro, mais as vezes eles não tem quase nenhuma descrição, ai vc imagina de acordo com sua personalidade, né..

    bjs
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique