Feita de Fumaça e Osso

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Daughter of Smoke and Bone
Laini Taylor
Editora Intrínseca

Tradução:Viviane de Diniz
ISBN:9788580572483
Ano:2012
Páginas:384



Sinopse


Não são só o cabelo azul e as várias tatuagens que fazem de Karou uma garota diferente. Ela não se lembra dos pais e, criada no covil de um demônio não entende por que uma criança humana foi acolhida ali. Muito menos sabe o verdadeiro motivo por trás das estranhas missões que desempenha para seu protetor, recolhendo dentes ao redor do mundo. Em um instante ela pode estar fazendo rascunhos no Liceu de Arte em Praga e, minutos depois, estar no metrô de Paris, carregando presas de elefante, ou em Marrakech, negociando com um mendigo. Não é exatamente normal, mas em um universo em que anjos são seres temidos e o preço da magia é a dor, essa é a única vida que ela conhece. Pelo menos por enquanto

Resenha por Ver Sobreira

(...) Desejos são falsos. A esperança é verdadeira.A esperança faz sua própria magia.(...)

Na mitologia dos Anjos, os Serafins pertencem a ordem mais elevada, junto com os querubins e tronos. Eles não são feito a imagem e semelhança de Deus, e sim são partes da essência Dele, são os guerreiros mais temidos, anjos das espadas de fogo, imbuídos do espírito da luta e da guerra. São agentes da purificação, e essa purificação vem pelo fogo. 

O tema de anjos na literatura é uma temática que não se esgota, há variadas histórias de anjos que se apaixonam por seres humanos e correm o risco de decaírem, mas quando demônios se envolvem na história  tudo se torna ainda mais complicado. Esta é uma história de "era uma vez", de dor, poder, guerra, questionamentos sociais e políticos através da fantasia e do romance.

Feita de Fumaça e Osso é a narrativa sobre um anjo da ordem dos Serafins – Akiva – que se apaixonou, pelo seu inimigo - Karou, uma menina que não sabe quem ou o que exatamente é. Ela foi criada pelo Mestre dos Desejos – Brimstone – um "demônio" de mais de mil anos. Não se lembra de seus pais, desde sua infância os únicos que sempre estiveram com ela, além de Brimstone foram : Issa, serpente da cintura para baixo e mulher da cintura para cima; Twiga e seu pescoço de girafa, corcunda; Yasri, com bico de papagaio e olhos humanos; Kishmish, uma espécie de corvo. Todos habitantes de um covil – que é uma espécie de loja dos desejos. Ou seja, estamos metidos em uma narrativa de um universo mais que fantástico, de criaturas exóticas que querem amar, mas não podem. Ambientada em parte em uma das cidades mais antiga e linda do mundo, a Praga do século XXI que combina o gótico, o sombrio, o belo e o moderno de forma extremamente harmoniosa. Direi que foi ótima escolha da autora, que valoriza muito mais este romance.

Akiva, desde que se lembra sempre foi um soldado do exército celestial, um Serafim de beleza inimaginável que chega a doer, mas apesar do fogo que se desprende de suas asas, tem uma frieza no olhar que só será quebrada por um ser, Karou. Ao vê-la pela primeira vez, o primeiro impulso de Akiva é o mais básico – matar ou morrer, porém quando seus olhos se encontram de verdade há para ele um reconhecimento, isto o intriga e  faz com que passe a segui-lá, até poder confrontá-la pessoalmente. Este acontecimento, irá gerar consequências sem precedentes – um amor inevitável, predestinado – a ruína de ambos ou de suas raças.

(...) Enquanto observava Karou se levantar, radiante com sua cascata de cabelo lápis-lazúli, um vestido cor de tangerina, um colar de contas prateadas no pescoço e um olhar de alegria e alívio e... amor... em seu lindo rosto, Akiva sabia que ela era seu aleph, sua verdade e seu começo. Sua alma...

A narrativa  de Laini Taylor em nenhum momento se trata de apologia a glória divina, não há efeito ou conotação religiosa e sim, o encontro de seres atormentados e separados por uma guerra que já dura mil anos. De um lado os Serafins e do outro as Quimeras( demônios), seres mesclados em forma humana e animal, que são considerados bestas, feras, para o exército angelical. Há em Feita de Fumaça e Osso, um conto de fada protagonizado por um anjo e uma "humana", uma tragédia no melhor estilo shakesperiano e o encontro do sublime e do grotesco nos moldes de Victor Hugo, como afirma este poeta francês: o sublime sustenta o belo (amor, por exemplo) e consequentemente os fatos narrados, ao passo que o grotesco ( a dor, a guerra) suspende tudo, todas as sensações, a realidade.

Taylor tem em mãos uma narrativa consistente, estruturada e forte que tem impede de largar o livro. Karou é uma personagem autêntica, firme, linda. Akiva é um anjo atormentado, apaixonante, belo, bruto e suave ao mesmo tempo, e o amor deles é lindo, puro, terno e sensual. Não deixem de forma alguma de ler este livro, pois correm o risco de perder a oportunidade de ler um dos melhores livros de 2012, neste gênero. Recomendadíssimo. 

Uma narrativa deste nível merece uma música e apesar de está me repetindo com este grupo, Evanescence é perfeito, até mandei um TT para autora e ela mandou risos de volta. Com certeza ela escreveu ouvido este grupo. Há uma melancolia em Akiva que é substituída pela vivacidade de Karou, porém como há uma continuação o final fica como em My heart in broken, pois o fim é muito impactante e inevitável.

I will wander till the end of time
Torn away from you
I pulled away to face the pain
I close my eyes and drift away
Over the fear, that I will never find
A way to heal my soul
And I will endure till the end of time
Torn Away from you

"Eu vou vagar até o fim dos tempos,
Afastada de você
Eu me afastei para encarar a dor
Eu fecho meus olhos e me afasto
Além do medo de nunca encontrar uma forma
De curar minha alma.
Eu vou vagar até o fim dos tempos,
Afastada de você"

39 comentários :

  1. Flor, eu já havia ouvido falar desse livros e visto a capa no site da editora, mas a sua resenha me deixou com vontade de ler. Eu ainda não li o liro, óbvio, mas pela capa e pela sua resenha tbm acho que Evanescence seria uma otima banda para se ouvir enquanto se le o livros. bjs
    Eykler

    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Veronica, eu não leio muito sobre anjos,
    mais gosto bastante, li poucos livros em
    que o tema é anjo, sou apaixonada por Fallen e seus
    anjos, Ariane é a melhor para mim..
    E ja li um livro que fala de demônios tb..
    O livro se chama 7 selos, de capa maravilhosa,
    a história acho eu, super original por envolver
    anjos e demônios naquela época, hehe
    Deve ter 1 ano.. E foi uma autora nacional que
    escreveu.. Nossos queridos ganhando espaço..
    fico feliz com isso..
    Mais lendo sua resenha deu muita vontade
    de conhecer este universo criado por Laini..
    Só não me agradou muito a capa.. :(
    Ps: Eu adoro Evanescence
    Adorei a escolha..
    Beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Vê! Todas as resenhas que li até agora sobre esse livro foram super positivas. Mesmo assim o livro ainda não conseguiu me conquistar. Não sie explicar bem o porque. Talvez porque mitologia não seja meu tema preferido. Entretanto com tantas opiniões positivas vou ser obrigada a pensar nele com mais carinho.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Parece ser muito bom, o livro. Faz um tempo que venho lendo diversas resenhas e minha curiosidade está aumentando. Espero ter a oportunidade de lê-lo =)

    ResponderExcluir
  5. estou muito curiosa por ler esse livro alguns amigos já leram e só coisas boas me disseram ! linda resenha

    ResponderExcluir
  6. Ando adorando livros de anjos e demônios, mas pelo que eu entendi ela é humana?
    Isso torna as coisas mais interessantes!

    PRECISO!

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi maravilhas desse livro! Estou louca para ler um pouco dessa mitologia diferente dele. E essa capa? Linda!!!!!!

    xerosss

    www.terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. *-* aaah que tudo! Eu com certeza vou amar! Adoro o tema anjos! Li "Entre dois mundos" da Ligia Miraglia e adorei! E estou lendo Fallen tmb! *----*
    Evanescence tem tuuudo a ver com o que imagino do livro! :D

    ResponderExcluir
  9. Já li várias resenhas sobre esse livro, eu adoreiiiiii.... é o tipo de livro que eu gosto e ter na minha estante.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é perfeito *-----*
    Fazia muito tempo que eu não lia nada sobre anjos que saísse um pouco da mesmice.
    Comecei ele numa tarde e, pela noite, já estava na metade..
    Quero muito ter cabelos azuis (pra quem já pintou da metade até as pontas de vermelho, isso não é tanta loucura assim)

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Aaaaah, quero esse livro! Estou lendo várias resenhas positivas, e isso só me faz desejá-lo mais e mais!
    A história parece original e envolvente!
    Parabéns pela resenha, Vê!

    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga, eu já li várias resenhas que falam muito bem deste livro e a sua só fez reforçar a opinião de que ele seja realmente bom. Mas, apesar disto e de gostar muito de livros com anjos, ainda não me senti animada para ler este. Quem sabe daqui a algum tempo eu mude de idéia? Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  13. QUando lançaram esse livro, não tive muito interesse pra ser sincera, mas vi muita gente elogiando o livro, lendo agora sua resenha, o livro parece ser muito bom em tratar os anjos em ordem de elevação, e ainda um romance não entre humanos e anjos, mas algo bem interessante que é anjos e demonios. Estou bem curiosa pra lê-lo

    ResponderExcluir
  14. Pela resenha a história me parece interessantíssimo. Não sou muito ligada em Anjos, mas como gosto de ler, vou gostar de ganhar.

    ResponderExcluir
  15. Pela resenha creio que gostarei muito do livro. Gosto de ler, gosto de histórias de anjos, e a resenha deixa a gente curiosa.

    ResponderExcluir
  16. Apesar de não ler sobre anjos, a resenha me interessou bastante! Adoraria ganhar :)

    ResponderExcluir
  17. Primeiro, a resenha está muito bem escrita e fundamentada. Uma das melhores que li sobre esse livro. De antemão, eu já gosto do tema, mas da forma como ele é tratado no livro, sem conceitos (ou pré conceitos) religiosos, acredito que deva tornar a história muito mais envolvente. Os personagens me parecem que são muito bem construídos, enfim, muita, mas muita mesmo vontade de ler.

    ResponderExcluir
  18. Louca para entrar no mundo dos serafins!!!
    parece ser uma leitura super envolvente, que prende o leitor até a última folha... temática super em sintonia com Evanescence, que também adoro!! perfeito em todos os sentidos, com certeza irá para minha lista de futuras leituras!!

    ResponderExcluir
  19. Tem duas coisas que me fazem desejar esse livro, primeiro ele se passa em Praga, e eu amo lá, cidade medieval maravilhosa! Segundo anjos e quimeras, sou a louca dos sobrenaturais =P

    Boa Resenha Vê!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  20. sua resenha me fez desejar muito ler este livro parabéns

    ResponderExcluir
  21. Esse livro tem muitas resenhas positivas e o que me chamou a atenção e o que provavelmente vá me fazer querer ler esse livro é que amo mitologia.
    Sua resenha está perfeita Veronica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Já tinha ouvido falar desse livro mas até agora eu tive nenhuma curiosidade de ler. No entanto após ler sua resenha, fiquei curiosa. Sua resenha está ótima. Bjs.

    ResponderExcluir
  23. Só leio resenhas positivas desse livro. Estou um pouco receosa, porque anjos são uma temática complicada para mim, mas vou dar uma chance. Parabéns pela resenha Vê...

    ResponderExcluir
  24. Uma história de amor que parece ser linda,um anjo que se apaixona perdidamente e a trilha sonora sendo Evanescence,fico de quatro na hora....
    Vocês precisam parara de me conquistar com essas resenhas,eu fico aqui louca com a ordem das leituras...
    Quer/preciso/necessito ler urgente...
    Mas vou de book tour antes...

    bjsss

    Bianca

    ResponderExcluir
  25. Nossa esse livro promete, por mais que eu goste de histórias fantásticas, as com anjos eu não me dou tão bom quanto as com vampiros por exemplo, não sei o porque, mas sempre me decepciono e quando é serie sofro pra poder lê-los...
    Mas com a sua resenha fez eu ficar bem curiosa...
    Quando possivel vou dar uma chance a este livro, e só porque você me convenceu...
    Parabéns pela ótima resenha...

    Bjim

    Até mais...

    Luh Figueiredos
    Biblioteca da Luh

    ResponderExcluir
  26. Parece um ótimo livro com elementos de fantasia,bem marcante,personagens interessantes e história criativa.
    A resenha positiva só me deixou mais curiosa sobre ele.
    Achei a capa linda.
    Seguidora Katia

    ResponderExcluir
  27. Oi Vê... eu to louca por este livro, e tinha lido somente a sinopse.
    Sua resenha é a primeiro que leio sobre ele, e já me bastou, quero muiiito ele.

    Beijokas!

    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  28. Parece um livro realmente envolvente, que te contagia desde a primeira página, gostei da resenha, principalmente pela parte que você cita Evanescence, amoooo! Espero ler, Karou já é minha personagem favorita. uhu

    ResponderExcluir
  29. estou louca pra ler esse livro, parece ser muito interessante, pode se dizer q sou uma amante de livros!!

    ResponderExcluir
  30. Já li tantas resenhas positivas em relação a esse livro que já estou ficando doida pra ler! Eu adoro associar a capa do livro com a história, então imagina a curiosidade do ser aqui em descobrir a relação das duas?

    ResponderExcluir
  31. Esse livro é bem bacana! Eu adorei a história só de ler a sinopse, nem tinha visto resenha nem nada e achei demais. Conforme foi aparecendo as resenhas, deu pra ter uma noção melhor. E pra mim é ótimo! Eu adorei e estou doida pra ler *-*

    ResponderExcluir
  32. Tenho ouvido muito falar desse livro e quando vi a chamada da editora no skoob,me apaixonei.. uma menina que vivia num covil de um demonio brincando com penas espalhadas pelo chão, mas sua inocência acabou...

    Adorei a estória em si, pq por mais que seja uma estória fantasiosa é sombria, e gosto disso. Não é algo extremamente romântico, e isso é bom.

    ResponderExcluir
  33. Estava muito na dúvida sobre ler o livro apesar de todo o barulho que ele fez, mas agora é impossível não querer. Sua resenha me deixou curioso demais. Quase não leio nada de anjo, quem sabe agora vai. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  34. Ainda não tinha lido resenhas sobre este livro, mas pela capa jamais imaginaria que se tratava da estória de um anjo serafim! Me pareceu muito interessante o enredo.

    ResponderExcluir
  35. Esse livro é muito comentado. Eu particularmente só achei a capa interessante, pois a sinopse não é lá essas coisas, mas gostei da resenha e me convenceu a ler.

    ResponderExcluir
  36. Hum, falou em Mestre dos Desejos e eu lembrei logo do filme de mesmo nome.
    Gostei de conhecer outra opinião desse livro que parece que vou gostar muito. Vi outra opinião bem negativa sobre ele. Tudos os livros que tem My heart is broken na trilha é tenso. Estou ansiosa para lê-lo.

    Bye

    ResponderExcluir
  37. Só agora que eu vi!! Por incrível que pareça, no momento eu que eu estava lendo a resenha, me lembrei exatamente de Evanescence, acho que cairia como uma luva..

    ResponderExcluir
  38. Amei a resenha!
    Já tinha ouvido falar desse livro e havia me interessado bastante!
    Fiquei curiosa pra ler..

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique