Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Gustavo Cerbasi
Editora Gente

ISBN:9788573128000
Ano:2004
Páginas: 163

Sinopse

Um dos maiores detonadores de brigas entre o casal são as dificuldades financeiras. Faltou dinheiro para pagar as contas? A culpa recai sobre o parceiro esbanjador, que não quer nem saber se havia saldo no banco na hora de fazer alguma compra. Sobrou dinheiro no fim do mês? Em vez de comemorar, o casal 
pode arranjar mais um motivo de discussão sobre como investir ou gastar aquela quantia. Para Gustavo Cerbasi, a causa desses desentendimentos é a falta de conversa em família sobre dinheiro. Em geral o casal só fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E, como não discute a questão a dois, a maioria não 
faz um orçamento, não guarda dinheiro para atingir suas metas (ou, pior ainda, cada um tem seu objetivo, que o outro não conhece), não tem planos para a manutenção de seu padrão de vida no futuro, toma decisões de compra sem refletir, investe mal o dinheiro que eles suaram tanto para ganhar... Tem jeito? Sim, é possível mudar esse quadro se houver vontade e compromisso do casal, seja qual for seu orçamento. Com sugestões para casais em qualquer fase do relacionamento, dos namorados aos casais com filhos adultos, Casais inteligentes enriquecem juntos mostra diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente, ao longo da vida, na administração das finanças da família. Ele traz também testes que avaliam a capacidade do casal em construir riqueza. E com isso vai até sobrar dinheiro para dar uma incrementada no relacionamento.

Apresentação por Ver Sobreira

(...) Muitos responsabilizam a pessoa amada pela rotina, quando na verdade isso pode ser consequência da falta de planejamento. E um bom planejamento financeiro pode diminuir bastante a rotina do casamento. Como? O que vocês acham de incluir, entre os gastos essências do mês, uma verba para sair da rotina? 
Chamo essa verba de finanças da reconquista diária.(...)

É fato, o dinheiro principalmente a falta dele, infelizmente pode detonar uma relação. Por mais que muitos afirmem que dinheiro não traz felicidade – humm!!!  clichê – ele compram rsrsr... Enfim ele é o causador de mutias batalhas entre casais, principalmente aqueles quem têm algum dinheiro, minha opinião pessoal.

Casais inteligentes enriquecem juntos é um livro de auto-ajuda, talvez?! Do meu ponto de vista ele é uma espécie de manual de instruções. Principalmente se levarmos em conta a forma como Gustavo Cerbasi dividiu o livro. São três partes distintas, porém interligadas, não é uma fórmula mágica para você viver e sim uma das formas das quais você pode se utilizar para tentar não se endividar e manter-se feliz na sua vida a dois.

Vamos as partes:
1ª parte – Uma união financeiramente feliz
O autor aborda os perfis financeiros dos casais, os possíveis meios de controle de extrato, etc. Uma  coisa que achei  interessante nesta parte foi o horoscopo financeiro dos casais. Cerbasi estabelece tipos como por exemplo: poupador-desligado, gastador-descontrolado, poupador-poupador. Ao final há um teste de avaliação da capacidade do casal de construir riqueza e creio que mantê-la também. 

2ª parte – Planejamento ao longo da vida
Isso foi todo um detalhe pelo simples fato que nós brasileiros de uma maneira geral somos imediatista, não é? Nem todos costumam planejar o mais à frente, isso creio que seja da nossa própria origem, educação, sei lá. Neste momento ele vai se referir aos erros e o por quê; aos benefícios de um planejamento a longo prazo, etc. Este capitulo é o que considerei a base do livro, e apesar de não ter assistido a comédia brasileira baseada neste livro, creio que pelos comentários que ouvi o filme está calcado neste capítulo.

3ª parte – Um futuro a dois mais rico
Esta é a questão a ser ultrapassada e ela só pode ser construída e respondida se passarmos da segunda etapa ilesos, não pense que é fácil, pois não é. Porém há que resistir as tentações, há os sonhos de consumos, todos os têm não é mesmo? Para mim o principal lema que ficou desta última parte foi A riqueza como objetivo de vida. Há realmente como alcançá-la? Curiosos? Então deem uma lida em Casais inteligentes enriquecem juntos não é um livro para se ler todo de uma vez, pelo menos é isso que creio.

Em suma, não é o caso de seguir a risca, mais não deixa de ser um assunto para se interessar.

12 comentários :

  1. São situações que devem ser pensadas mesmo muitos casamentos se acabam por dinheiro é verdade.

    ResponderExcluir
  2. Menina uma amiga minha me deu esse livro. Comecei a ler, foi indo eu não dei conta. Abandonei. A ideia central do livro é otima, pq realmente muitos casamentos tendem ao fracasso por causa do dimdim. Pra quem gosta do estilo, via gostar desse. bju
    Eykler
    www,aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Caraca to doida para ver o filme, o livro deve ser mto bom!

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito fã do gênero,mas admito a capa e o tema do livro,são ótimos!!!!

    e estou louca para ver o filme!!

    Promo legal.. vou entrar!!

    bjssss

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã de livros de auto-ajuda e afins, mas gostei da resenha.
    E sério, essa capa com o Leandro Hassum ficou demais!

    Bjks

    ResponderExcluir
  6. É sempre bom os livros tratarem de assuntos que até possam conscientizas as pessoas, até porque só fala que dinheiro não compra felicidade, quem não tem. KKK Quero muito ver o filme e ler o livro e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Eu não sei se é um tipo de livro que eu gostaria de ler, mas acredito que vale a pena tentar! Já curti pela resenha!

    ResponderExcluir
  8. Eu sou o gastador descontrolado, preciso de um
    livro desses, ando sem grana e não sei me
    controlar..
    Eu tb não faço planejamentos hehe
    já quero ler né hehe
    Acho que ele pode me ajudar, mesmo estando só

    beijos Mila

    ResponderExcluir
  9. Livro de auto-ajuda não é comigo. Mas acho que para muita gente, essa temática abordada pode ser de grande ajuda. BJS!

    ResponderExcluir
  10. Eu vi o trailer do filme! Morria de rir . O livro deve ser bem engraçado tb ! Bjus

    http://kathlleenkristine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Não curto livros de auto-ajuda, mas a capa deste livro é bem legal e a sua resenha ficou bem interessante. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Vê!!
    eu li esse livro já faz um tempão e cheguei a conclusão que eu e meu maridão não somos nada inteligentes, afinal continuamos pobres, kkkkk.
    Brincadeiras a parte, o livro tras sim algumas dicas bacanas que pretendo colocar em prática nessa nova fase da minha vida.
    bjs

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique