O Primeiro Dia

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Le Premier Jour
Marc Levy
Editora Suma de Letras

Tradução: Jorge Bastos
ISBN:9788581050980
Ano:2012
Páginas: 367

Sinopse
ADRIAN É UM ASTRÔNOMO que dedica sua vida à procura da mãe de todas asc estrelas, a primeira a brilhar no céu, milênios atrás, no nascimento do universo. Keira é uma arqueóloga cuja meta é a descoberta do fóssil do primeiro ser humano a caminhar sobre a Terra.

Um pingente desenterrado do sopé de um vulcão adormecido une duas trajetórias – e, juntos, Adrian e Keira embarcarão numa aventura que os levará do coração da África às montanhas da China, em busca de respostas para perguntas milenares de toda a Humanidade

Resenha por Ver Sobreira

Assista o bookthrailer AQUI

 – Onde começa a aurora?
Eu tinha apenas 10 anos quando, enfrentando minha timidez doentia, fiz essa pergunta.(...) Meu nome é Adrianos, mas há muito tempo me chamam de Adrian, exceto no vilarejo onde minha mãe nasceu. Sou astrofísico, especializado em estrelas extrassolares. (...)

Bem este é um livro que gostaria muito de ter lido durante os dez dias que estive em Salvador, porém ele chegou depois que já tinha ido. Por que? Este é o segundo livro que leio de Marc Levy, e este autor é cheio de nuances, minúcias e pormenores, você não pode deixar de prestar atenção em nada, pois corre-se o risco de perder o "fio da meada".

O primeiro dia é uma narrativa interessantíssimo sobre dois jovens pesquisadores e seus "nada" ambiciosos objetivos. Keira é uma arqueóloga que quer nada mais que nada menos, descobrir a origem do homem; Adrianos ou Adrian como é conhecido quer encontrar a primeira estrela, aquela que deu origem ao universo. Normal não é mesmo? já que se trata de dois grandes estudiosos. É por conta dessas paixões que os dois acabam unidos e envolvidos em um romance que será permeado por mistérios, perigos e aventuras. O causador disso é  um pingente que ninguém sabe datar a época, mas há alguém, um menino etíope que Keira apelidou de Harry, ele com certeza sabe de alguma coisa, pois foi quem presenteou a arqueóloga com o misterioso  pingente, mas também uma paixão curta que os dois tiveram há quinze anos atrás.

Narrativa inimaginável, pois ela começa devagarzinho e depois entra em um ritmo frenético, que nós leitores nos damos conta rapidamente e queremos ver o que vem a seguir, – é difícil largar o livro depois que o ritmo aumenta –, porém os personagens só muito tempo depois, talvez pela própria natureza de suas personalidades. Keira, é mais "pé no chão", tenta criar uma lógica para tudo; já Adrian, como astrônomo é mais "mundo da lua", apesar dele perceber mais rápido o que está acontecendo com eles, logo identifica que a chave de tudo ou quase tudo, está no pingente que Keira se esqueceu em sua casa, propositalmente, – sabemos posterior – depois que passaram uma noite juntos. Adrian e Keira não se viam há 15 anos, e quando se reencontra parece que o tempo não passou...

(...) Sem esperar resposta, Keira deixou de lado a pasta que segurava , mergulhou  em meus braços e me beijou. (...) o verdadeiro beijo de papel, em que sonhei escrever os sentimentos que tinha por ela.(...).

Marc Levy, cria uma narrativa cheia de surpresas e reviravoltas. Tudo é inesperado e de certa forma mágico, um livro formidável, imperdível de se ler. Adrian acaba se apresentando um personagem doce e sensível e Keira, por vezes é  um pouco chata, porém isso se dá por conta de seu espírito independente e talvez também em razão de seus fantasmas, talvez...não sei, opinião. Há um personagem muito engraçado, porém tenho certas reservas é o amigo de Adrian, Walter. É ele quem insiste por razões financeiras que Adrian apresente seu projeto em uma fundação. O que propicia o reencontro de Keira e Adrian, quando os mistérios  e as atenções sobre o pingente começam a se formar, ainda que nenhum dos protagonistas se deem conta disso.

Fico por aqui, senão acabarei contado o livro todo. Para quem gosta de saber sobre o surgimento do mundo, a aurora, o primeiro homo, a origem da vida no Vale de Omo, na Etiópia, dentre outras coisas, Marc Levy faz um verdadeiro apanhado sobre isso e junta a um romance sensual e delicado, de duas pessoas que pensam ser muito diferentes um do outro, mas que se completam intensamente.

Livro incessante, fascinante e riquíssimo em informações. Parabéns a Suma de Letras por este título de Marc Levy, ficamos felizes de nosso primeiro livro de parceria ter sido este.


Eu não costumo adicionar vídeos musicais em minhas resenhas, mas esta música do Coldplay embala bem o romance de Keira e Adrian - Til Kingdom Come, porquê eles não são românticos ao extremo, mas a relação dos dois é bem diferente e intensa da maneira deles.

Agora aguardemos ansiosos a continuação em A primeira noite.


25 comentários :

  1. Não é bem meu estilo literário, mas gostei da sua resenha. se um dia o livro 'cair' em minhas mãos talvez eu leia. bjs
    Eykler

    ResponderExcluir
  2. Como já comentei com vocês antes, eu ainda não li nada deste autor, mas espero reparar isto em breve. O livro parece ser legal...
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro bem interessante, mas não faz meu estilo, quem sabe leia futuramente.
    Bjos!
    Cida

    ResponderExcluir
  4. Eu estou muito afim de ler esse livro... ganhei ele no evento das meninas e depois de ler sua resenha me deu mais vontade ainda!!

    bjss

    Bianca

    www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir
  5. fiquei muito curiosa com sua resenha, o book trailer ja é 10.. Quero muito ler ^^

    bjs
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Hey! Que coincidência, eu acabei de ler uma resenha deste livro e agora li a sua. Acho que é um sinal, preciso comprá-lo! Huehuehueuhe
    Parabéns pelo blog, é lindão! Estou seguindo, viu?
    Se puder retribuir lá no meu, ficarei feliz *-*
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    Xoxo!

    ResponderExcluir
  7. Menina, acabei ganhando esse livro no evento que fui sobre o Marc Levy. Vou ler correndo para ver se tive as mesmas impressões que você... BJS!

    ResponderExcluir
  8. Oi meninas!! Não li a resenha pois estou lendo exatamente este livro. Até o momento estou gostando mas confesso que estou esperando um pouco mais de ação. bjs

    ResponderExcluir
  9. *-* aaaahw que lindo! Estou doida pra ler! :)
    sempre me fiz essa pergunta da aurora .. rs
    PS: Till Kingdon Come é maravilhosa, se ilustra o amor dos protagonistas, deve ser um amor lindo mesmo *-* beeijos ;*

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, a história me interessou bastante. Quero leeeer! *-*

    ResponderExcluir
  11. Achei a mistura dos temas incríveis nesta históri, sua resenha está medida, nem revelando muito, nem pouco, boa. Acho que vou gostar de lê-lo.

    ResponderExcluir
  12. Tem muita gente falando bem desse livro ! To esperando ansiosamente pra ler. parabens pela resenha bjusssss

    ResponderExcluir
  13. Eu já outro livro dele e tenho certeza que vou gostar desse. Essa resenha tá muito legal como sempre.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é bem o estilo que eu gosto. Adoro livros assim, que vc não consegue largar ate ver o final. E mais ainda livros que envolvam arqueologia.

    ResponderExcluir
  15. Parece bem legal, fui num evento sobre o livro e gostei bastante, quero descobriri os mistério por trás dessa história.
    Nunca li nada de Marc Levi quem sabe ese não vai ser o primeiro.

    ResponderExcluir
  16. Bom, achei interessante. Cada pessoa só saberá discernir bem se gosta ou não de determinados assuntos quando conhecer (ler). Então espero ganhar. Leio demais e gostaria de ler essa obra!

    ResponderExcluir
  17. Logo logo estarei lendo esse livro que parece que irá me conquistar!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Com uma trama interessante como essa, não ficarei admirada se algum dia este livro virar filme.

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li nada do Marc Levy, mas vejo tantas resenhas positivas sobre o trabalho dele que estou bem curiosa. O enredo de O Primeiro Dia me chamou muita atenção. Gosto bastante desse tipo de história, com aventuras e descobertas de mistérios. E uma dose de romance, que não faz mal a ninguém.

    ResponderExcluir
  20. O tema é muito bom, a história é ótima, vou gostar de ler esse livro, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  21. Que bela resenha! =) Há um tempo estou namorando esse livro, agora tenho certeza de que o quero. ^^

    ResponderExcluir
  22. Muito legal esse livro! Eu quero ler o meu! Adoro Marc Levy e fiquei doida com esse livro novo dele. E com a continuação também! Muito bom *-*

    ResponderExcluir
  23. super curiosa com esse livro, nunca li nada dele e adoro livros assim misteriosos onde temos que buscar as respostas pra algo. Bem interessante os personagens e ainda conta um pouco de historia, espero ler muito em breve!
    OBS: que bom que a editora vai lançar logo o 2, odeio esperar hehehe

    ResponderExcluir
  24. Amo os livros desse escritor, e fiquei super impolgada com a historia. Mas me desanimei um pouco ao saber que não seria um unico livro.Estou cansada de series e afins, e tenho um monte de series incompletas que tenho que completar. Mas claro que se tiver a oportunidade pretendo ler. O livro parece otimo. Bjksss

    ResponderExcluir
  25. nunca tinha parado pra ler nem a sinopse do livro. A historia parece interessante apesar dos objetivos dos dois serem meio estranhos (?) rs Todo mundo fala bem desse autor e parece um livro imperdivel msm. Quero ler agora *-*

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique