Inverno das Fadas

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Carolina Munhóz
Editora: Leya-Casa da Palavra/ Selo Fantasy
ISBN: 9788577342679
Ano: 2012
Páginas:304



Sinopse
EXISTEM PESSOAS NORMAIS em nosso planeta. Homens e mulheres simples que nascem e morrem sem deixar uma marca muita grande ou mesmo significativa na humanidade. Mas existem outros que possuem talentos inexplicáveis.Um brilho próprio capaz de tocar gerações.Como eles conseguem ter esses dons? De onde vem a inspiração para criar trabalho maravilhosos?  São cantores com vozes de anjos, artistas com mãos de criadores e escritores imortais.Existe uma explicação para isso.
Sophia é uma Leanan Sídhe, uma fada-amante, considerada musa para humanos talentosos.Ela é capaz de seduzir e inspirar um homen a escrever um best-seller ou criar uma canção para se tornar um hit mundial. A fada dá o poder para que a pessoa se torne uma estrela, um verdadeiro ícone, ao mesmo tempo em que se aproveita da energia do escolhido para alimentar-se.
Causando Loucura.
E MORTE

Resenha por Ver Sobreira

Cada dia ficou mais feliz com o crescimento dia após dia da literatura nacional, principalmente no gênero fantasia. A capacidade que alguns autores têm de criar e inventar histórias realmente tem me surpreendido.  A jovem autora Carolina Munhóz, tem um caminho promissor  a seguir, prova disso é seu livro O Inverno das Fadas.

Na mitologia celta Leannan-Sídhe são como as Musas gregas, tanto em beleza como em relação as suas funções: inspirar um artista. Porém, as Leannan Sídhe vão além, pois não só inspiram,  amam e levam ao amor irremediável aqueles  por quem elas se apaixonam, mas  também aproveitam-se desta inspiração, deste amor para criar energia que posteriormente elas irão sugar e ao fazerem isso levaram seus protegidos à morte, pela falta que ela fará depois. Eles caem no vazio da existência. Cruel não?

(...) Ela tinha o poder de fazer qualquer homem ou mulher com dons artísticos ser o melhor de sua época, em um estalar dedos. E quando o humano se encantava, a Leanan tirava proveito e pulava para o próximo, porque nunca se prendia a  alguém(...)


O Inverno das Fadas é a história de uma Leannan Sídhe Sophia Coldheart e de William, um jovem e promissor escritor. Nos primeiros encontros que  mantêm, William não tem noção de quem é Sophia e aos poucos vai ficando obcecado por ela. Por vezes tentar resistir, mas percebe que ela é a fonte de sua inspiração.  Além de aspirante a escritor, William também é livreiro e divide seu tempo entre escrever e cuidar do sebo do pai. Sophia é especial  não é uma fada qualquer, tem perfeita noção de seu poder. Quando se envolve com William tem tudo planejado, só que ao longo da narrativa percebemos que mesmo em um mundo mágico é impossível controlar os rumos que o amor pode tomar.

Livro com uma narrativa inteligente e bem construída. Por vezes a história torna-se lenta, mas sabemos que isso é prerrogativa deste gênero, que é sempre oscilante. Há um cuidado premente com o tom sensual da história, cenas bem descritas, sem vulgaridade. Outro dado curioso e interessantíssimo é o fato que Carolina Munhóz batizou os capítulos com frases de varias músicas: do clássico ao pop rock, e ao final do livro há um pequeno glossário.

Há livros que são difíceis de resenhar sem você acabar contado toda a história e este é o caso de Inverno das Fadas,  por isso recomendo este livro para quem não tem medo de histórias de amores impossíveis e inimagináveis, quem não tem medo de chorar pelo destino dos protagonistas, quem não gostem de finais muito óbvios.

Apesar de Carolina Munhóz ter brindado cada capítulo de seu livro com uma frase de música, digo que My 
Heart in Broken de Evanescence reflete todo a narrativa do livro sem tirar nem por. Confira porque com certeza  Sophia diria isso a William 

I can’t go on living this way
But I can’t go back the way I came
Chained of this fear,
That I will never find
A way to heal my soul
And I will wander till the end of time
Half alive without you


"Eu não posso continuar vivendo assim
E eu não posso retornar ao modo como cheguei
Acorrentada por este medo
De nunca encontrar uma forma
De curar minha alma.
Eu vou vagar até o fim dos tempos,
Viva pela metade sem você"


7 comentários :

  1. Até agora só li resenhas positivas sobre esse livro e acho a capa linda!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Amei a capa e com sua resenha fiquei com mais vontade de conhecer a autora e ler esse livro. bjs
    Eykler

    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. AMO Evanescence e estou ansiosa para ler O inverno das fadas!
    Ia comprar na Bienal, mas a fila para pegar o autógrafo dela estava bem grandinha...

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. A capa já tinha me conquistado faz tempo. A sinopse é linda, diga-se de passagem. Como sei que a sua leitura é super criteriosa e você gostou, vou ler com certeza. BJS!

    ResponderExcluir
  5. Tenho lido diversas resenhas desse livro, adorei a sua também! Quero lê-lo e não tenho medo de romances improváveis, ao contrário adooooro!
    sou muito fã de Evanescence é minha banda favorita, my heart in broken eu ouço todos os dias hahahaha meu Deus tenho q ler esse livro
    o fato de ser de uma autora nacional me orgulha bastante!!
    Bj
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. A Carolina fez um excelente trabalho. A tenho no facebook, e além de uma excelente escritora é uma ótima pessoa.

    ResponderExcluir
  7. Estou só esperando o meu chegar aqui em casa para me aventurar nesse mundo das Fadas. Sua resenha ficou ótima.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique