Iandê Kê - Você aqui

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Índios,
Já faz algum tempo que não publicamos nada neste nossa seção. Não sei  se vocês  recordam, mas esta é aquela seção dedicada ao seguidor da Tribo que queira falar de algum livro, mesmo que já tenhamos lido e resenhado. Por acaso, a impressão de leitura que foi feita por uma de nossas seguidoras mais antigas é de um livro que ainda não resenhamos Em Chamas da Trilogia Jogos Vorazes. E quem é esta seguidora? Gaby Taranto, esposa de nosso colaborador Rafael Dorr. Confira =)


Gabriella Taranto Dorr, 19 anos. Web Designer por profissão e futura publicitária por amor. Casada e mãe do Pitbull mais lindo, o Thor. Apaixonada por tudo o que é relacionado sobre artes, cultura e moda. Aprendeu a ler aos 4 anos e desde então não parou mais. A biblioteca atual em conjunto com o marido já passa dos 120 livros, e é só o começo.













Sinopse
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.



Impressão de leitura
Em Chamas é o segundo livro da trilogia do Best-Seller “Jogos Vorazes”. E acredito que ganhou esse título por mostrar que é preciso somente uma fagulha para começar um incêndio.
Confesso que assim que lançaram o primeiro filme é que eu vim saber da existência dos livros, e pré-julgando achei que era mais um roteiro dedicado a adolescentes, repleto de paixões, seres mágicos e blábláblá. Ledo engano!
Li o primeiro livro que conta a história futurística de um país chamado Panem que veio a ser construído das ruínas do antigo “Estados Unidos”. Lá contém 12 distritos que todos os anos são obrigados a enviar 2 crianças, de idade entre 12 e 18 anos para uma arena recheada de armadilhas, medo e mortes. E a pressão aumenta quando somente UM jogador pode sobreviver. Gostei tanto que assisti mais umas vinte vezes e comprei os três livros da série. Sim, me tornei uma fã em potencial de Jogos Vorazes.

A continuação da série começa quando Katniss Everdeen e Peeta Mellark conseguem driblar o sistema e os dois continuam vivos. A menina então representa uma ameaça a capital, comandada pelo presidente Snow, nosso grande vilão. Que é quem mantêm todos os distritos dentro da linha.  E é então que o presidente percebe o caos que Kat conseguiu formar: Vários distritos estão se rebelando contra o sistema. Ele faz com que Kat comece a “fingir” que seu romance com Peeta é real para poder apaziguar os demais distritos. Como ainda assim, a rebelião começa a se instalar rapidamente, a solução é manda-los novamente para arena em um jogo que acontece a cada 25 anos chamado: Massacre Quaternário.  Que envia dois vitoriosos dos jogos de cada distrito de volta ao campo.

Achei este segundo livro mais interessante que o primeiro, possui mais ação e mais emoção. Cheguei a chorar em diversas partes, não por romances que não dão certo, mas sim pela crueldade como tudo ocorre. Te leva a refletir sobre como um governo pode agir perante uma população, a desigualdade entre o povo da capital e os habitantes dos distritos, a pobreza, a fome e sobre até onde se vai para conseguir manter a si e aos seus vivos.
Outro ponto positivo é a história dos outros personagens, que te emociona mesmo sendo coadjuvantes. Como a senhora Maggs de 80 anos que volta como tributo a arena. E a paixão entre Finnick Odair e Anne Crista. Peeta também está mais maduro e mais “valente”. Se mantém imposto no enredo assim como a nossa heroína Katniss, de igual pra igual. Há destaques muito grandes para sua coragem no livro , fato que no primeiro  quase não ocorria.

O Jogos Vorazes dessa edição é muito mais sanguinário, pois mostra claramente uma guerra entre os distritos diretamente com a capital. Alí, quase todos os tributos tem um único objetivo: Destruir o sistema! 
No final, a história me surpreendeu e me deixou com um gostinho de quero mais. Tanto que no mesmo dia li a maior parte do terceiro livro. Realmente recomendo!

"Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Os Jogos Vorazes continuam."
Bons Jogos Vorazes para vocês!




4 comentários :

  1. Parabéns, Gaby, tua escrita é simples e objetiva, seja bem-vida com essa impressão. Que venham outras, ou outra coisa quem sabe...

    ResponderExcluir
  2. Ah, ficou muito legal aqui no blog!
    Obrigadão pela oportunidade! =)
    E que venham mto mto mto maaaaaaais !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Gabi, ficou mto legal a impressão!

    ResponderExcluir
  4. Quebrou tudooooo amor, arrebentou pra variar, vai escrever bem na conchinchina hehe ♥

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique