Charlotte Street

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Danny Wallace
Editora Novo Conceito

Tradução:Bruna Castelhano da Cruz
ISBN:9788581630038
Ano:2012
Páginas:398


Sinopse
HAVIA UMA GAROTA ATRAPALHADA com a porta do táxi e suas sacolas. E não sei por que, mas perguntei se precisava de ajuda. E ela sorriu para mim. Um sorriso inacreditável. De repente sinto toda a masculinidade e confiança, como um faz- tudo que sabe exatamente qual prego, comprar, e seguro seus pacotes e algumas de suas sacolas, e ela está dizendo "obrigada" e então...acontece aquele momento. E me pareceu um começo. Mas o motorista estava impaciente, e acho que nós éramos muitos britânicos para dizer qualquer coisa... a não ser aquele "obrigado" e dar um sorriso novamente. Ela fechou a porta e vi o táxi partir e, no chão, atrás dele, a esperança se arrastando para longe. Então olhei para baixo. Eu tinha algo em minhas mãos. Uma caixa de plástico pequena. Li as palavras impressas na frente. Câmera Descartável 35mm.

Resenha por Ver Sobreira


É curioso como um livro pode ir de divertido a enfadonho em uma mesma página. Este é caso de Charlotte Street. Uma comédia romântica que parece perfeitamente criada para um roteiro de cinema. Os personagens por vezes são um pouco cansativos, – principalmente  o protagonista –, porém  ao mesmo tempo engraçados, é uma narrativa ambígua. Não há nenhuma curiosidade que os atem a narrativa; personagens comuns, simples e  desprovidos de carisma.

Jason  Priestley é um ex-professor que hoje escreve críticas para um jornal. Todas as vezes que seu nome é citado, sempre o confunde com um ator famoso. É um cara com quase nenhuma perspectiva, até que um dia ajuda uma garota na rua. Quem é esta garota? Ele não sabe, só sabe que o encontro com ela o deixou extremamente emocionado. A única prova de sua existência na vida dele é uma máquina fotográfica descartável. Ele reluta em revelar para não quebrar a privacidade, mas seu amigo Dev – personagem este que salva a narrativa com seu humor sarcástico - pega a máquina e revela. E assim começamos a conhecer quem é esta garota.

(...) E sei o que você está pensando. Você está pensando: Meu Deus! Você é o mesmo Jason Priestley, nascido no  Canadá em 1969, famoso pelo papel de Brandon Walsh, personagem central da popular série americana Barrados no Baile? (...)

A narrativa nada mais é do que no puro estilo comédia romântica. Não sei se por ser narrado em primeira pessoa foi a culpa do livro ser lento em vários momentos, já que o protogonista é um tanto quanto sem graça mesmo. Mas o fato de Jason dialogar diretamente com o leitor dá a sensação de você querer dar respostas aos dilemas sem fundamentos que ele tem, este considero um ponto positivo, pois quebra um pouco a monotonia da história,  longa desnecessariamente, são 400 páginas.

Em suma, a leitura de Charlotte Street me fez lembrar um pouco daquelas séries de comédia americana, tipo Friends. Mas para quem curte comédias românticas vai gostar deste livro, já que ele é uma sucessão de fatos esdrúxulos e  por vezes engraçados. Personagens interessantes são: Dev, como já disse acima e Zoe, ambos amigos de Jason. 

Em geral, não costumo falar sobre capas e outras coisas como acabamento, revisão, etc, mas a capa deste livro é bem bonita e outra coisa que me chamou atenção, esta pelo lado não tão positivo foi a tradução do livro em alguns aspectos,– em minha opinião. Bem, sabemos que a história se passa na Inglaterra, então todos sabem que a moeda de lá é a libra esterlina e a tradutora sempre se referia aos valores monetários em real, não achei isso legal e enquanto em outros momentos em que  podia traduzir, não traduziu, por exemplo, no caso do nome Wales para Gales, ela não o fez. Bom, nada demais apenas uma observação, já que por muitas vezes os tradutores não gostam de traduzir nomes, enfim. Leia e forme sua opinião.

22 comentários :

  1. a almofadinha que vem no kit é mto maneirinha hehe
    mas não leria esse rs

    ResponderExcluir
  2. Eu quis ler esse livro desde que a Novo Conceito liberou a capa e a sinopse,mas to meio com o pé atrás agora... eu amo comédia romântica,mas preciso de personagens fortes e algo que me atraia...

    mas como livro é muito percepção de cada um,acho que ainda vou apostar na leitura...

    bjsss

    Bianca

    www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Bia: cada um tem uma percepção do livro. EU mesma estou lendo e gostando muito!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro ainda não me animou para sair da estante!
    De qualquer forma, lerei em breve e darei minha opinião!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu havia ficado interessada neste livro, mas a sua resenha não é a primeira que leio que mostra que não é um livro de muito conteúdo.
    Este detalhe da moeda acho que foi grave, a tradução deve manter -se fiel ao cenário para melhor ambientação do leitor.
    Nunca gostei de Friends, então não sei se irei gostar deste livro.

    Bjos!

    Cida

    ResponderExcluir
  6. Oi!! Não li a sua resenha pq estou lendo exatamente este livro. Até o momento não estou gostando muito. Espero que melhore.[bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa, não imaginava esses pontos negativos, eu esperava mais do livro, é uma pena.. mais mesmo assim vou ler..
    A capa é muito linda mesmo..

    bjs
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2012/09/resenha-toda-sua-sinopse-toda-sua.html#links

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li este. Mas, já está aqui na gigantesca fila de leitura... kkkk
    Gostei da sua resenha, e quanto ao lance da tradução a respeito, da moeda do País, tbm concordo com você que não é muito legal. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não sei se gostarei desse livro, não osu muito fã de comédias românticas, mas...

    ResponderExcluir
  10. Não gosto de romances românticos tbm, mas quero mto ler s
    este. Não exatamente da estória em si mas do fato dos personagens serem comuns, com profissões normais.. enfim, um amor normal.

    ResponderExcluir
  11. CONCORDO PLENAMENTE QUE É LINDAAAAAAA A CAPA DESSE LIVRO haha a História para ser legal e descontraida e você acabou de me deixar com mais vontade ainda de le-lo haha

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha, adoro comédia romântica. Quero ler! *-*

    ResponderExcluir
  13. A história é bem bacana, eu achei. Gostei desse livro e espero estar lendo em breve.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a historia, alem da capa ser linda tbem rsrs

    ResponderExcluir
  15. Gostei da capa, da sinopse e mais ainda da resenha. Adoro filmes que descrevem bem o lugar e, cá entre nós, Londres é uma cidade mágica!
    Mesmo sabendo que não vai focar exatamente no amor, mas na amizade - pelo menos li isso por aí - vale muito a leitura. Eu quero.

    ResponderExcluir
  16. Se o livro lembra "Friends" deve ser espetacular, mas pela resenha, detalhista por natureza, e sinopse não me pareceu tão interessante assim.

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não li, mas o enredo tinha me chamado atenção. Agora já estou em dúvida, porque se é meio enfadonho, eu já fico com um pé atrás. Vamos ver, vou pensar se darei uma chance à história.

    ResponderExcluir
  18. Você me convenceu a ler esse livro só com essa frase: "É curioso como um livro pode ir de divertido a enfadonho em uma mesma página. Este é caso de Charlotte Street."

    Luís Eduardo Partichelli Potrich
    Lexus
    @blogexlibris

    ResponderExcluir
  19. Eu estou com o pé atrás com esse livro uns dizem que é bom , outros nem tanto mas só lendo mesmo pra saber, fiquei curiosa já que gosto desse genero de leitura pra me divertir um pouco e sair do mundo de fantasia.

    ResponderExcluir
  20. eu tambem gostei da capa deste livro, acho que foi a primeira coisa que me chamou atenção. quero muito ler este livro apesar de tambem terum caso serio de nao ir muito com a cara de muitas traduçoes e revisoes rsrs

    ResponderExcluir
  21. estou devorando o livro, é perfeito. Vale muito a pena *-*

    ResponderExcluir
  22. O Livro é muito engraçado, porém por vezes é cansativo e monótono, fazendo com que você não ache graça no livro e que ele não prenda sua atenção. Contudo, estou desenvolvendo a leitura e estou gostando, está melhorando de acordo com as minhas viradas de páginas.
    Beijos leitores :)

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique