Um Lugar para Ficar

segunda-feira, 20 de agosto de 2012


Stay
Deb Caletti
Editora Novo Conceito

Tradução: Maria Angela Amorim  Paschoal
ISBN: 9788581630199
Ano: 2012
Páginas: 271


Sinopse
Tudo tinha mudado e tudo seria transformado, porque é isso o que acontece quando o medo se instala.
O relacionamento de Clara com Christian era intenso desde o começo e diferente de tudo que ela já havia experimento antes. Mas o que ocmeça como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e é quase tarde demais quando Clara percebe que as coisas foram longe o bastante – e que Christian está disposto a fazer de tudo paea ficar ao seu lado.
Então Clara foge da cidade e Christian fica para trás. Ela ainda luta para se livrar do medo. Sabe que Christian não vai permitir que ela escape facilmente. E não importa para onde vá, nunca será longe o bastante...

Resenha por Ver Sobreira

Relacionamento - A maneira de CONVIVER e /ou lidar com os outros. Esta palavra é carregada de significados, principalmente quando o amor e a paixão estão envolvidos. O que era para ser a oitava maravilha do mundo, vira uma enorme e sufocante obsessão. 

Clara é uma jovem comum perto dos dezessete anos, vive com seu pai Bob, um escritor de mistério, tem amigos queridos, mas sua melhor amiga é Shakti. Em uma das saídas com amigos, exatamente para ver o namorado de Shakti, atuar em um jogo de basquete, ela conhece Christian, e seu mundo PARA. É um daqueles momentos que nunca mais acontecerá, pois você encontrou a pessoa certa, aquela que será para a vida toda. O mesmo ocorre com Christian e eles embarcam em um relacionamento intenso, não conseguem ficar longe um do outro. Porém, Clara começa a enxergar coisas, coisas que não gostaria e percebe que está perdendo algo, há algo de muito errado com Christian, e quando se dar por si, vem que apesar de já ter passado muito tempo ela descobre que há em Christian uma outra pessoa, obsessiva. Chega a  um ponto em que ela mente para ele, até sobre o que ela comeu, quando não estava juntos. E aí, a luzes em sua mente começa a piscar e ela precisa correr.

Primeiramente é preciso dizer, toda adolescente que se apaixona loucamente e  deixa o namorado controlar, deve ler este livro. Tudo parece muito bem, até que algo sem importância liga um farol dentro de você. Um lugar para ficar faz você pensar, é incrível como o amor pode nos cegar. Cegar de uma maneira que, quando nos damos conta, a pessoa tomou conta de nossa vida. Mas não daquela maneira gostosa, em que se divide opiniões, frustações, alegrias, o sorvete, etc. E sim de uma maneira dolorosa, controladora e sem limites, é isso o que acontece no relacionamento de Clara e Christian. Ele quer que eles sejam um só, mas não pelo amor, cumplicidade e confiança e sim pela obsessão de não perder o outro. A vida não é mais a mesma para nenhum dos dois. 

(...) Christian e eu éramos aquele  tipo de casal a que as pessoas se referem como se fôssemos uma única pessoa. Toda vez que alguém se referia a nós, nossos nomes vinham junto. Christian e Clara. Christian e Clara. Tínhamos passado juntos as quatro estações do ano e os feriados e iríamos passá-los juntos pela segunda vez. (...)

À medida em que o relacionamento avança Clara começa a se questionar sobre a sanidade desta relação e se descobre com medo de Christian, ela resolver se afastar, só que no caso dele não será suficiente. Mas, este afastamento conduz Clara, a um outro lugar e a outra parte de sua vida que ela não sabia. A relação com Christian, a obsessão dele por ela, faz com ela descubra também segredos de seu passado. Coisas que a levaram descobrir sobre a morte de sua mãe. No meio disso tudo, coisas boas também acontecem, pois ela conhece Finn, um jovem marinheiro, que irá mostrá-la que todos têm segredos, mas confiar em que se ama verdadeiramente, é a chave para espantar o medo e consequentemente a inseguraça.

Deb Caletti constrói em uma narrativa de primeira pessoa, uma história muito interessante e intensa. Tudo que sabemos é pela perspectiva de Clara. Toda culpa que sente por tudo que deu errado com ela e Christian; a relação dela com o pai que em dado momento parece confusa, irreal e cheia de segredos; a morte da mãe, enfim toda uma avalache de coisas sobre sua cabeça que ela não esperava. Mas não se preocupe, o final não é triste e sim revelador, o que acontece com Clara, pode acontecer com qualquer pessoa, não é nada surreal, nem muito menos imprevisível.

Um lugar para ficar é um livro para se prestar a atenção nos acontecimentos da vida. Simples de ler, com situações simples, mas que se complica por conta das pessoas, do rumo que se quer seguir. Recomendo.

6 comentários :

  1. Esse é um dos próximos da fila!
    Acho que vou gostar muito!

    Bjs
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!
    Adorie saber que vc gostou. Esse livro é um dos próximos a ser lidos e espero aproveitar bastante.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. aiiii amei ler esse livro, ja fiz resenha e td, só falta publicar hehe
    ótima resenha Veronica.

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu estou doida pra ler este livro. Já está aqui na lista. Adorei sua resenha Verônica, e realmente é sempre bom termos cuidado em certos relacionamentos. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. A Novo Conceito tem acertado demais nas suas publicações,um livro melhor que o outro e esse não seria diferente.. a mamãe escolheu primeiro e acabou lendo e resenhando,mas eu ainda quero muito ler.

    Resenha muito boa,como sempre!!!

    bjss

    Bianca

    www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que bom que vc gostou. Está na minha mais recente. Devo lê-lo ainda esse mês. BJS!

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique