Predestinados

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Starcrossed
Josephine Angelini
Editora Intrínseca 

Tradução: Ana Luiza Libânio Dantas
ISBN: 9788580572209
Ano: 2012
Páginas:320


Sinopse
Helen Hamilton passou os dezesseis anos de sua vida tentando esconder o quanto é diferente – tarefa nada fácil quando você mora em uma pequena ilha do Atlântico. E fica cada vez pior: ela teme enlouquecer. 
Após ter pesadelos com uma jornada desesperada por um deserto, ela acorda morta de sede e com os pés sujos de terra e poeira. Na escola, é atormentada por alucinações com três mulheres que choram lágrimas de sangue. E há também Lucas Delos: quando o encontra pela primeira vez, Helen ainda não sabe, mas os dois estão fadados a representar os papéis de uma tragédia que o destino insiste em repetir através dos tempos.
Ao desvendar os segredos de seus poderosos ancentrais, a jovem descobre que alguns dos mitos mais conhecidos da humanidade não são meras lendas e mesmo os poderes de um semideus poderão ser pouco para desafiar as forças que teimam cruzar e afastar os caminhos de Helen e Lucas.

Resenha por Ver Sobreira

(..) Aquela que Desce deve ir até lá embaixo, onde estão os que não conseguem perdoar e não conseguem esquecer. Aquela que Desce e seu Escudo libertarão os Três do sofrimento, assim como libertarão as Casas de seu ciclo de sangue por sangue(...)
por Sibila, o Oráculo de Delfos

Claramente podemos ver que depois do sucesso de Rick Riodan, transfomando a mitologia greco-romana em algo mais palpável a gerações atuais, muitos outros autores seguiram pelo mesmo caminho. Alguns com texto regulares e outros com relativo sucesso e criatividade surpreendente. Este é o caso de Josephine Angelini, que recria em Predestinados a "verdadeira" história da guerra de Troia – que segundo Homero, poeta que nasceu muito tempo depois disso durou dez anos  – e de seus Descendentes. Zeus mais uma vez  interferindo entre os mortais para que seus filhos deuses não acabassem mortos. Com isso deu-se uma maldição, que colocou em rixa as 4 casas da Descendência, transformando semideuses em inimigos mortais. E como sempre as Moiras, irmãs tecedores dos destinos, os movem como em um jogo de xadrez.


Helen é uma jovem de 16 anos que sempre se sentiu diferente dos outros. Por mais que ela não queira, sempre acaba chamando a atenção das pessoas. Agora chegou à escola um novo garoto, seu nome: Lucas Delos, apesar de ser o garoto mais lindo que Helen já viu e o primeiro por quem ela se sente verdadeiramente atrai, há um paradoxo, pois ela tem uma vontade incontrolável de matá-lo,  é como se as Fúrias houvessem se apossado dela e sussurrassem a todo instante que Helen tem que matá-lo.

(...) Lucas estava de pé em frente ao seu armário, a uns seis metros de distância, também encarando Helen, enquanto o mundo esperava a gravidade voltar funcionar. Ele era alto, pelo menos um metro e oitenta, e tinha o corpo forte, apesar de os músculos serem longos e esguios em vez de volumosos. (...) Encontrar os olhos dele a despertou. Pela primeira vez na vida, Helen soube o que era o mais puro e venenoso ódio.(...)

Predestinados  transforma os mitos narrados na Ilíada  de Homero – uma epopeia  grega em  vinte seis canto, que trata do últimos 51 dias  do décimo ano da guerra de Troia – em algo acessível aos jovens, se bem que ler o original não é nenhuma má ideia. Nesta narrativa, dois adolescentes serão os portadores da maldição que os verdadeiros París e Helena desencadearam ao se apaixonarem. Josephine Angelini tem uma habilidade interessante em faciltar esta narrativa, assim como Riordan, ela  percebe o que é válido para criar um enredo fantástico e dinâmico. Você começa ler e quer saber o que vem a seguir, em suma não consegue parar.

Os personagens são fascinantes, apesar de no começo Helen ser um pouco chata. No entanto, ao longo da história se tornar uma garota forte, que tenta desesperadamente entender o que é, e qual o significado de ser Descendente, Banido ou Vadio, denominações bem peculiares na visão da autora;  Lucas por outro lado cresceu sabendo exatamente quem era, porém isso não facilita as coisas para  ele quando conhece Helen e se vê apaixonado por ela. Os dois terão que enfrentar uma grande jornada para ficarem juntos.

Neste primeiro livro a autora abordará o início do mito, o porquê dos acontecimentos. Encontraremos em Hector, primo de Lucas, claramente o guerreiro Heitor, irmão de París; Cassandra, irmã de Lucas, como a sacerdotisa do deus Apolo,  destina a manter o espírito do Oráculo; e ainda Daphne, Castor, Ariadne, Jason e outros, pois quem já leu nem que seja um pouquinho de mitologia greco-romana saberá de que estou falando. Outra coisa, mas não vou colocar spoilers, o curioso é descobrir porquê Lucas é o único em sua família que não tem um nome tradicionalmente grego.

Predestinados além de ser uma narrativa que tem como pano de fundo uma epopeia grega, ressalta sentimentos importantes na vida de uma pessoa: amor, amizade, companheirismo, família, entre outros. Josephine Angelini em seu livro de estreia, não deve ser considerada a herdeira e nem muito menos uma cópia de Rick Riordan, e sim, uma ótima contadora de história, tão boa ou até melhor de que ele.

Narrativa consistente e interessante.  É a certeza de uma boa leitura, mas sinalizo que é destinado ao público – YA Lit – ou seja, jovens adultos. Agora é aguardar a continuação desta linda história de amor e tragédia, como toda boa narrativa grega.

Alguns personagens do livro:


Helen Hamilton- A protagonista principal do romance. Helen é alheia à sua ascendência de família desde que sua mãe a abandonou quando criança, ela vive com seu pai solteiro em uma ilha de Nantucket.

Lucas Delos- O interesse romântico de Helen, Lucas se muda para a cidade depois que sua família não concorda com as práticas de seus outros familiares. Ele é o irmão mais velho de Cassandra e mora com seus pais, seu tio e seus três primos.

Hector Delos- O primo mais velho de Lucas e Cassandra e irmão mais velho de Jason e Ariadne. Hector é o principal motivo de sua  família ter mudou, pois ele chegou perto de matar um primo.

Ariadne Delos- A irmã mais nova de Hector e irmã gêmea de Jason. Uma Curadora

Jason Delos- O irmão mais novo de Hector e irmã gêmea de Ariadne.Um Curador

Cassandra Delos- A irmã mais nova de Lucas e uma profetisa de Apolo. Ela é o Oráculo  e os Destinos(Moiras) falam através dela.

Creon Delos - O antagonista principal do romance. Herdeiro de sua família e primo para as crianças Delos. Ele tenta matar Helen, apesar de sua atração física por ela.

 Não perca a leitura de Predestinados!


26 comentários :

  1. Se ela está na mesma linha que Rick Riordan então vou gostar. A Intrinseca está batendo um bolão com os novos autores que tem apresentado pra gente. Estou curtindo. BJS e parabéns pela formatura!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo mitologia e geralmente os livros que contem esse assunto em seu conteúdo me agradam muito,fiquei ligada neste livro pois amei a capa e quando li a sinopse e vi que era releitura de Ilíada, de Homero me interessei mais ainda!!!

    Adorei a resenha e estou louca para ler!!

    bjs

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh, Vê! Doida para ler esse livro!
    A capa é linda! Só de vê-la já sinto curiosidade pela história!
    Amei a resenha!

    Bjs
    Bia

    ResponderExcluir
  4. Oi veronica.. adoro histórias com mitologias... adorei a resenha e amei quando disse que é para jovens adultos..

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2012/08/trechos-de-quarta-teaserwednesday-8.html#links

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de livros que falam sobre mitologia, e fiquei bastante interessada em conferir este. Já vou colocar na minha lista e assim que possível leio. Adorei sua resenha e parabéns pela formatura! Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Como sempre a resenha é clara e objetiva. Se eu ganhar já sei a quem vou presentear.

    ResponderExcluir
  7. Oi Verônica,
    :)) Adorei a resenha e estou entusiasmada para ler este livro, gosto muito de mitologia Grega e o livro parece intrigante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ansiosa para ler! *-* Já estava a fim de ler só pela capa.. agora quero ainda mais! =) torcendo pra ganhar!

    ResponderExcluir
  9. A que bom continuar seguir por este caminho e a Ilíada é uma história interessantíssimo quem sabe lendo um livro de entretenimento os jovens se interessem pelo verdadeiro.Muito bom

    ResponderExcluir
  10. amo livros sobre mitologia! já fiquei interessada. e a capa é linda!

    ResponderExcluir
  11. O que mais me chamou a atenção nesse livro foi a capa, achei muito linda. Também gosto muito desse tipo de historia, apesar de que, ultimamente eu tenho preferido romances adultos. Mas com certeza está na minha lista de desejos. Bjksss

    ResponderExcluir
  12. Eu amo mitologia..quero muiito

    ResponderExcluir
  13. Amo romances sobrenaturais e fiquei louca para ler este livro adorei a resenha pois ela é clara e objetiva e como sou uma leitora fanatica amei xD

    ResponderExcluir
  14. Adorei a idéia desse livro e a capa é linda demais!!1
    espero ter sorte na promoção. bjs

    ResponderExcluir
  15. Muito bom!!! quero ler, estou torcendo para ganhar :)

    ResponderExcluir
  16. Cara, quero muito ler esse livro desde o lançamento! Adoro mitologia e tudo com o tema sobrenatural! A capa é linda! A Intrínseca caprichou :D
    @Jenifferhaddad

    ResponderExcluir
  17. Gostei dessa ligação que o autor faz, de mitologia e sentimentos, super interessante.
    A resenha ficou bem escrita e completa, pelo menos gostei mais do livro do já gostava, pois acho linda a capa.

    ResponderExcluir
  18. esse livro deve ser muito interessante, super curiosa, adorei a capa e o resumo imagina todo conteudo!!! ameiiiii adora suspense

    ResponderExcluir
  19. Adorei o resumo, quero ler o livro.

    ResponderExcluir
  20. Eu gostei da experiência que tive com Ladrão de Raios...Eu na verdade adorooooo histórias com mitologia, então mto provável que eu goste deste livro.
    E pelo que vc contou o livro como YA é bem agradável. Boa Resenha!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  21. Gostei muita da história por ter como pano de fundo a Guerra de Tróia, tema pelo qual tenho grande fascínio. Além do mais, adoro mitologia!
    Só não gostei muito do fato de ser uma série...quanto à resenha, está ótima!

    ResponderExcluir
  22. adorei a historia não vejo a hora de ler...

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito da história agora é só esperar o livro e conferir.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns Pela resenha,você explica cada detalhe sem contar os segredos do livro.

    ResponderExcluir
  25. esse livro ja tinha me chamado atençao pela capa maravilhosa, mas agora eu quero muito ler, nao achei que fosse ser tao legal assim *-* apesar de curtir mitologia

    Thamires Perrone (face)

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique