Literatura, criatividade e temas

sexta-feira, 17 de agosto de 2012



Sempre que leio um livro, ficou imaginando em que elementos o autor se inspirou para usar esse ou aquele tema e formar assim a história do livro, o enredo. Na definição da Linguística, criatividade é  a capacidade de produzir e compreender grande número de enunciados devido ao conhecimento intuitivo que todo falante possui dos princípios e regras de sua língua 1; já para a Literatura criatividade é a emersão de uma forte reflexão crítica sobre o poder das diferenças e de suas facetas visíveis e ocultas.2  Aqui temos aparentemente dois princípios diferentes, mas que se conjugam no sentido de que homem tem poder sobre suas ideias, independente de como ela é expressa.
Hoje na literatura de entretenimento há uma profusão de histórias, porém os temas tendem a ser repetir. É aí que entra a chamada criatividade, pois mesmo que os autores sejam repetitivos em seus temas, é preciso inteligência, sagacidade e consequentemente, criatividade para que se renda frutos, para que a leitura não se torne entediante e sem propósito.

Alguém disse que criar é ter inteligência para simular. Então que instrumento melhor de que a literatura para testar essa máxima? Simulação, simulacro é total prerrogativa dela.

Esses dias li um livro baseado na mitologia grega, especificamernte envolvendo o mito da guerra de Troia, a tragédia criada pela paixão de París e Helena e talvez por isso tive a ideia de escrever algumas palavras sobre isso. Foi uma leitura simples, com alguns clichês bem normais da chamada linha literária –YA Lit – , romance jovem adulto, com todas os problemas que pode ocorrer nesta fase da vida e juntado a isso, o fato dos personagens terem poderes sobrenaturais. Ao ler e observar esta história e tantas outras que já li, me fez pensar no poder da criatividade. Qual o plano do escritor? Como essa ideia tomou forma na cabeça dele e foi parar no papel? Sei que talvez haja múltiplas explicações científicas para essas faculdades, porém não é essa que queremos achar, não é mesmo?

Normalmente o que queremos, é pensar na inspiração, na motivação para sentar e simplesmente escrever. Porém sabemos que para que um livro seja perfeito, há por trás dele uma pesquisa, há os fatos reais, os inusitados, os irreais, os irrelevantes e os extremamente concretos, pois tudo que está escrito não parte do nada, sempre parte de algo tomado do que podemos considerar "o real".  Todos eles são levados em conta, condensados e espalhados pela escrita com a ajuda da criatividade.

Em suma, não importa que os temas sejam repetitivos, não importa que esse autor famoso escreveu e um desconhecido escreveu de novo, porque ao final somente a criatividade vai dar conta da prodigalidade de narrativas do mesmo tema e selecionar as melhores.


1 -SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral.Editora: Cultrix: 2008
2 - OLINTO, Heidrun Krieger e SCHOLLHAMMER, Karl Erik . Literatura e criatividade.Editora: 7 Letras:2012

4 comentários :

  1. Verônica, concordo em número, gênero e grau com vc. As vezes temos temas tão batidos que ficamos até com medo de dar uma chance a eles, mas devemos ter sempre em mente que aquele cara pode ter dado uma nova roupagem, criado um mundo diferente. Cabe ao leitor dar uma chance ao novo. E conhecer os clássicos também... Parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, acho que devemos conhecer antes de classificar, quem sabe o que aquele autor foi capaz de criar, podemos estar perdendo um grande livro.

    Adorei o post.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post Verônica. Realmente não podemos pré julgar um livro pelo tema que ele aborda. pois, vai depender da imaginação e narrativa do autor, fazer que a leitura valha a pena.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Como conversamos muuuito ontem livro é percepçao de sensibilidade de cada um e principalmente momento,as vezes brinco que não sou eu que escolho os livros,mas eles me escolhem na hora certa de eu ler cada um deles.

    O tema até importante,mas principlamente a maneira como ele é desenvolvido que importa mais.

    Já julguei livro pela capa eme dei mal,mas também já tive ótimas surpresas... entao,nada melhor do que ler para saber!!!

    Bjss

    Bianca

    www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique