Estou com sorte

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

I' m feeling  lucky
Douglas Edwards
Editora Novo Conceito

Tradução: Maria  Ângela Amorim de Paschoal
ISBN: 9788581630021
Ano: 2012
Páginas: 477

Sinopse
Um dos primeiros funcionários do Google faz uma viagem  dentro da empresa que quebrou as regras e sacudiu o mundo
Comparar o Google a um negócio comum é como comparar um foguete a um carro antigo. No ínicio , o Google abraçou extremos - dias intermináveis abastecidos com comidas farta e de graça, debates sem fim  baseados em dados e jogos de hóquei de tirar sangue. Os líderes da empresa, recém- formados, procuravam mais do que velhos caminhos para o sucesso. Eles queriam disponibilizar toda a informação do mundo para todos, instantaneamente. O Google, como o Big Bang, era algo único – uma liberação explosiva de inteligência bruta e de inigualável energia criativa. enquanto outros descreveram as conquistas do Google, ninguém  jamais explicou como era se sentir fazendo parte disso. Pelo menos até agora (...)

Impressão de leitura
Fiquei fascinado logo de cara, pois sempre quis saber como surgiram as ideias e posteriormente os serviços que todos nós, querendo ou não, utilizamos quase sempre. Alguns deles utilizamos sem nem percebermos, me peguei pensando que é um bom título para quem estuda administração de empresas, administração em um geral. 

Douglas conta sua história de uma forma muito bem humorada, passando pelo dia a dia de forma que você nem percebe a demora dos processos de criação. Sabe, não conseguiria trabalhar em um ambiente conturbado como o da Google, quem olha pensa logo: Que maravilha, posso andar de patins no trabalho, comer M&M o dia todo e etc.., mas se esquece que você passa a viver APENAS naquele ambiente, esquecendo-se de uma vida "pós trabalho", pois foi isso que ocorreu muitas vezes lá. Para mim em  particularmente, bilhar, escorregador, bicicleta, entre outras distrações, me fariam perder a concentração facilmente e me atrapalharia muito. Bom, enfim, a forma com se deu todos os processos de desenvolvimento, criação e lançamento dos produtos e serviços  sem dúvida é algo para se pensar de como a mente pode trabalhar, quanta criatividade.

Acho que ninguém mais consegue imaginar a vida sem o Google como um provedor de informações,  pois é muito simples digitar o que se quer e ali aparecerem milhares de informações. Informações essas, que  se soubermos "filtrar" fazem com que você consiga bons resultados,  de quase 100% na busca.


Outro ponto interessante a ressaltar na leitura, foi como ele relatou a maneira que o Google entrou no mercado de ações. Gosto de saber sobre este tema, pois sempre procuro pesquisar sobre capital parado e capital morto, porque de vez em quando é bom dar uma investida em ações, né gente rsrs..., mesmo sendo algo arriscado para o bolso.

Edwards, também relata a  quantidade de "mini-revoluções" na área da informática que aconteceram em tão pouco tempo,  e olha que ele só ficou um pouco mais que 5 anos e 4 meses (de 29/11/1999 - 04/03/2005) lá. É bem bacana acompanhar essa série de booms que ocorreram neste tempo, isso tudo em um ambiente que não favorecia em nada,  do meu ponto de vista,  devido as distrações oferecidas nele.

Outra curiosidade relatada por Douglas Edwards foi o fato de a China ter bloqueado o acesso ao Google por duas vezes ( 29/03/2001 e 31/08/2002 ).  Algo que descobri neste livro, e que era fato de curiosidade para mim, foi a data em que se criou  o Gmail,– provedor de email que eu e milhões de pessoas no  mundo usa diariamente, – foi no dia 01/04/2004 e também  a data em que o Blogger.com foi adquirido pelo Google  – 14/02/2003, ou seja, para quem não sabia e utiliza esses serviços essas informações servem a  título de curiosidade mesmo, pois assim como eu, tenho certeza que há  muitas pessoas  curiosas por ai que devem querer saber quando foram criadas as ferramentas que utilizamos em nosso cotidiano.

Para finalizar, a única coisa que  não me agradou foi a quantidade de nomes relatados, fez com que eu me perdesse algumas vezes e voltasse a leitura para identificar quem era a pessoa citada, mas com um pouco de boa vontade do leitor esse problema logo é sanado ( fiz uma colinha em uma folha com alguns nomes e respectivos cargos rsrsrs...) acreditem me ajudou bastante. Como disse anteriormente para pessoas que estiverem cursando administração,  super recomendo dá para aprender bastante coisa da área, e recomendo também aos curiosos de plantão, tipo eu rsrsrs.....

É isso, pessoal. Douglas Edwards, narra os bastidores e muitas curiosidades sobre esta que é uma das maiores empresa nesta área.

Espero que gostem e que leiam. 
Beijos e abraços e  até a próxima.
Rafael Dorr





15 comentários :

  1. raaaapaz que vergonha hehe
    mas o frio na barriga da estréia passou rs

    espero que gostem

    ResponderExcluir
  2. Parece um livro bastante interessante, principalmente como você relatou para quem faz administração de empresa. Porque pelo que mepareceu é a história de um vencedor´um cara de sucesso! Parabéns Rafael começou muito bem! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei a impressão!
    Estou doida pra começar a ler este livro rs.

    ResponderExcluir
  4. Ler é sempre saudável, vou recomendar aos estudantes de administração e até mesmo da área de informática. Gosto mais de livros românticos e de suspense. Parabéns por ocupar parte do seu tempo lendo alimento da alma e do saber. Bjs
    Tia Rosangela

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafael!!!
    Adorie sua forma de retratar o livro, mas confesso que não tenho interesse nessa história.
    Prefiro ler algo mais leve, descontraído, irreal. Minha cota de realidade já está mais que suficiente, kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha!
    Recebi esse livro, mas não é lá muito a minha praia, por isso, coloquei no fundo da pilha.

    Quem sabe não lhe dou uma chance em breve?

    Bjs
    Bia

    ResponderExcluir
  7. Pareceu interessante... amo ler, se esbarrar com esse livro por aí, vou dar atenção a ele rs
    Bjossssss

    ResponderExcluir
  8. Gostei de sua forma de retratar o livro.
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  9. Rafa,gostei muito da sua resenha,despertou o interesse em um livro que eu achei que não ia gostar de jeito nenhum....Parabéns!!!

    Seja bem vindo ao Tribo do Livro!!!!

    bjss

    Bianca

    www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adorei, parabéns Rafinha, você resenhou muito bem. Estréia com sucesso :)

    ResponderExcluir
  11. Eu confesso que ia deixar esse livro de stand by, mas depois da sua resenha vou dar uma chance. Eu gosto muito desse tipo de narrativa, mas quando li o prefácio achei que seria um livro de uma cara desiludido por ter perdido o emprego. Vou ler, com certeza... BJS e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  12. Quero agradecer a todos pelas palavras de incentivo, fico feliz por ter despertado o interesse de vocês pelo livro, rs
    bjos e abraços

    ResponderExcluir
  13. Parabéns ao Rafa, gostei da resenha, muito bem feita, mais esse livro
    não é meu estilo de leitura, gosto mais das histórias de fantasias...

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. muito inteligente sua maneira de comentar este livro.
    com certeza mais pessoas vão ler este livro.
    eu não tinha curiosidade mas...
    vou ler
    abçs

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique