Entrevista - Bianca Carvalho

terça-feira, 7 de agosto de 2012


Índios,
Foi com grande satisfação que apresentamos a autora Bianca Carvalho, como nossa parceira. Já lemos seu primeiro livro Jardim de Escuridão e resenhamos. Agora, apresentamos aqui uma entrevista que ela nos concedeu. Confira. =)



TL: Oi, Bia, sabemos que é um clichê perguntar isso, mas os leitores sempre querem saber. Quando você soube que queria ser escritora?

Bianca Carvalho:. Nada de clichê. É sempre bom responder.
Desde novinha eu sempre gostei de ler e escrever. Escrevia historinhas de bichinhos, princesas, quadrinhos... Na escola, costumava escrever livrinhos com ilustrações e trocava com minhas amigas, que faziam o mesmo. Mas a vontade veio de uma forma tão natural, que não há como não dizer que tem um dedinho divino ou espiritual nisso. Com 14 anos escrevi meu primeiro livro, mas não estava ainda preparada para publicá-lo.
A verdadeira vontade veio com Jardim de Escuridão. Foi ai que eu vi que era o que queria fazer para o resto da minha vida.


TL:  Como você vê atualmente a  Literatura Brasileira Contemporânea com muitos autores sendo lançados?

Bianca Carvalho: Estou orgulhosíssima de viver em um país onde mesmo sem incentivo nenhum à educação e à leitura (com livros caros, poucas livrarias e pouca divulgação), as pessoas ainda estão batalhando para viver de literatura, ou pelo menos para mostrar seus talentos. É muito difícil ser autor no país porque as pessoas não acreditam muito em nós. Isso está mudando, e eu vejo um futuro muito legal para os escritores nacionais.
Vejo esse bum de novos autores nacionais como uma luz no fim do túnel para que as pessoas prestem mais atenção na quantidade de coisas boas que têm e simplesmente não valorizam.

TL: Jardim de Escuridão - Trilogia das Cartas é seu primeiro livro. Qual foi sua expectativa no primeiro momento, no lançamento? e como você observar o sucesso gradativo dele neste primeiro ano?

Bianca Carvalho: A minha expectativa é sempre a pior. Acho que ninguém vai gostar, surto um pouquinho, fico sem dormir, mas esperançosa de que pelo menos alguém gostasse da história que eu tinha para contar. Mas a quantidade de coisas lindas que eu li sobre meu livro me emocionaram de uma forma que me fazem acordar sorrindo todos os dias e ter muito mais inspiração do que eu tinha antes de lançar JdE. Hoje em dia, eu escrevo um novo livro pensando em coisas que meus leitores - meus amigos leitores - iriam gostar de ler. Isso é muito gostoso.
TL: Qual sua inspiração para escrever a história de Faith  e Rowan?

Bianca Carvalho: Bem, essa é uma resposta engraçada. Eu estava em um site de uma floricultura online, prestes a enviar flores para meu noivo, André, então, vi que cada flor tinha um significado especial. Daí, a história veio completa em minha mente. As histórias de Cailey e Tatianna vieram como consequência, apenas para completar o enredo, mas eu me apaixonei por cada uma delas.

TL: Em Jardim de Escuridão você juntou magia, mistério e suspense, todos estes elementos louvo em dizer com dosagens perfeitas. Em uma conversa informal você disse que está com os próximos dois livros que fecham a Trilogia já prontos; sabemos também que a magia estará presente. Porém, quais outros elementos além destes, nós poderemos perceber nos próximos livros?

Bianca Carvalho: Poxa, obrigada pelo "dosagens perfeitas". Sim, os outros dois livros estão prontos, Versos Sombrios e Sabores Mortais. Eu sempre vou acrescentar um toque de magia nos meus livros, pelo menos vou tentar. Nos próximos volumes, haverá um pouco mais delas. 
Em Versos Sombrios, há um pouco de telepatia, almas gêmeas, vidas passadas e uma relação bem especial com as poesias de Cailey. Já em Sabores Mortais, vamos encontrar magia negra, ocultismo, irmandades secretas e um mocinho com uma habilidade especial também. São dois livros mais sombrios que o primeiro, mas com o mesmo toque de romance e amor fraternal.

TL: Há algum personagem em especial que é inspirado em alguém ?

Bianca Carvalho: Não exatamente. Eu acho Cailey muito parecida comigo, com seu jeito mais moleca, sua insegurança e por falar o que vem na cabeça, muitas vezes sem pensar nas consequências. Os meus mocinhos sempre têm alguma característica do meu noivo, porque é minha referência próxima de romance. Mas nunca usei uma pessoa real e sua inteira personalidade para compor um personagem.

TL: Percebi em Faith  uma personagem feminina forte, apesar de no início da história está fragilizada. Foi difícil criá-la.? Quais dos personagens foi  mais fácil para criar e qual o mais difícil?

Bianca Carvalho:. Gosto de personagens femininas fortes. Gosto também de dar um passado ao personagem para que ele tenha uma bagagem. Faith tinha muita dor em seu coração, mas ela foi uma personagem cuja personalidade se criou muito fácil na minha cabeça. Cailey e Jayce foram os mais fáceis por serem meus preferidos e por serem muito autênticos. O mais difícil que crei, dentro desta trilogia, e que vocês ainda irão conhecer, é Sebastian, o mocinho do terceiro livro. Ele é muito complexo, tem uma relação de amor e ódio com Tatianna e tem uma personalidade muito misteriosa. Tudo nele é segredo e mistério, e isso foi muito interessante de criar.

TL:  Sempre temos curiosidade de saber como os autores escolhem os nomes de seus personagens. No seu caso, é aleatório ou você primeiro cria o" biótipo" e depois escolhe o nome?

Bianca Carvalho: Normalmente eu escolho um nome que combine com a personalidade. Por exemplo: Faith, na minha opinião, é um nome delicado, suave. Já Cailey é mais fofinho, mais mocinha. E Tatianna é forte, charmoso. Mas, apesar disso, são escolhas completamente aleatórias.

TL:. Quando o livro terminou a história ficou em minha cabeça, confesso que estou curiosíssima pelos próximos. O que você pode nos adiantar sobre Versos Sombrios?

Bianca Carvalho: Versos Sombrios é um livro mais sombrio que Jardim de Escuridão, mas mais rápido e simples de ler. Cailey é uma personagem muito autêntica, que vai crescendo ao longo de sua jornada. Bem, o personagem masculino é meu xodó. Ele é um gigante com um coração de anjo. ;)

TL: Para terminar.  Além de escritora, você também é blogueira, mas até que ponto os blogs podem ou não ajudar na divulgação?

Bianca Carvalho: Os blogs literários são a verdadeira e mais eficaz ferramenta de divulgação que temos hoje em dia. Há muitos blogueiros sérios por ai que fazem um trabalho excelente e ajudam e muito os escritores. São eles que estão fazendo tudo acontecer e que estão disseminando a literatura nacional por esse Brasil afora.


Jogo Rápido

Uma cor: Lilás
Uma flor: Rosas Colombianas
Uma música: Memories - Within Temptation
Um livro: Se houver amanhã - Sidney Sheldon
Um filme: A noviça rebelde
Um sonho: Viver de literatura
Viagem dos sonhos: Irlanda
Maior desejo: Ver uma prateleira cheia de livros meus na casa de alguém.
Frase: Bem, ai vai um parágrafo...

"O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?"

"Isso depende muito de para onde você quer ir", respondeu o Gato.

"Não me importo muito para onde...", retrucou Alice.

"Então não importa o caminho que você escolha".

7 comentários :

  1. Sou eeeeu!!!
    Vê, querida, mais uma vez obrigada pelo espaço. Adorei responder suas perguntas

    Bjks
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh, ainda nao li o este livro!!!!!!
    Ja era doida pra ler, agora com essa entrevista a vontade foi a mil! hehehe

    Será que a Bia vai estar na Bienal? Necessito do livro dela! :P

    Beijocas ;*

    ResponderExcluir
  3. Ah Bia é uma fofaaa... adorooo.... e eu estou ansiosa por Versos Sombrios!!!!

    parabéns pela entrevista meninas!!!

    bjsss

    Bianca

    www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. A Bia é uma linda"!!!
    Não vejo a hora de poder dar um super abraço nela aqui na Bienal.
    Desejo todo o sucesso do mundo para ela. Talento ela tem de sobra.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Linda entrevista, um dia ainda lerei este livro ^^

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2012/08/trechos-de-quarta-teaserwednesday-7.html#links

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela entrevista, ficou muito boa.
    A Bia Carvalho é muito legal, e além de ter virado sua fã como leitora, acho que também posso me considerar sua amiga. Com certeza, ansiosa pelo lançamento de Versos Sombrios que tenho certeza que será um sucesso...
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amei a entrevista. A Bia é uma fofa, super solícita com as suas leitoras, deixando a gente surtar a vontade com os seus personagens. Ela sabe que o Jayce tem sido disputado a tapa pela mulherada, mas está se mantendo calma. Daqui a pouco ela dá uns tabefes na gente, mas até lá, até que está tudo bem... kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique