Princesa de Gelo

terça-feira, 10 de julho de 2012

Thayane Gaspar
Editora Modo
ISBN: 9788565588140
Ano: 2012




Sinopse
Ela fugia do amor como algo necessário à sua sobrevivência…”Alessa não tinha um coração! Acredite, é verdade! Até nos momentos em que a adrenalina prevaleceu em seu sangue fazendo-o trabalhar mais rápido, ela o negou; deveria ouvi-lo bater ou ao menos senti-lo, mas era como se seu coração não fizesse mais nada além de pulsar o sangue para que o corpo, ligado a uma alma mórbida, continuasse respirando.
Feitiço. Magia. Encanto. Poções. Bruxaria??? – Não! Apenas um coração e sua simplória maldição.”

Resenha por Ver Sobreira

“É na adolescência que nos confrontamos, de forma séria e mais estruturada, com a angústia e com o medo. Mas este é também um período turbulento, em que as mudanças físicas e emocionais se cruzam com inquietações que nos forçam a amadurecer” 1

Princesa de Gelo é um romance juvenil conta a história de Alessa Deluise, uma jovem menina um tanto quanto atormentada, complexa e enigmática. Livro de estreia de Thayane Gaspar, é uma jovem escrevendo para o público jovem e o fato ainda mais curioso é que ela escreveu este livro quando tinha apenas 14 anos; inusitado já que o livro é prova de uma escrita que amadurecerá muito rapidamente. A narrativa é bem formulada,  com personagens sólidos.  Alessa é uma persongem forte, não no sentido de pessoa e sim, na sua construção; Eric Lacrov é um rapaz doce, que tenta ser responsável por tudo, por isso mesmo acaba salvado Alessa, e ao final se salvará também de uma certa forma.

Alessa é obsessiva e obcecada. Questionadora, não aceita nada como terminado, porém ao mesmo tempo é  fragilizada, se sente perdida e acaba tentando cometer um ato impensado: o suicídio. Mas o destino queria que Eric Lacrov cruzasse seu caminho, pois é ele que, acaba a salvando.

(...)— Eric Lacrov - disse a voz imponente de minha mãe.
— Tem certeza que é esse o nome? - indaguei tentando processar as informações, relacionar o rosto ao nome.
— Tenho, querida. - ratificou mamãe.
E meu download cerebral estava concluído. Se eu fechasse os olhos poderia até mesmo sentir o cheiro marcante do seu perfume Polo, junto aos seus 1.87 de altura, as mãos grandes que frequentemente passavam pelos ralos fios loiros de seu cabelo e claro, seus olhos verdes enigmáticos, além dos passos firmes que ele dava todos os dias no mesmo corredor, da mesma escola em que eu pisava. Tendo passado por ele invisível em vida, acabei chamando-lhe a atenção na morte (...)


A relação dos dois, que no início para Alessa era da invísível para o astro, muda significativamente. Eric nem de longe é quem Alessa pensava. Ele não passa de um solitário atrás da fama de grande astro. Ele tenta equilibrar sua vida, e acaba  atraído por Alessa. O que ela pensava dele era quase mais ou menos a mesma coisa que ele pensava dela. No fundo, são duas almas solitárias, precisando de apego, amor e abrigo. Toda a narrativa gira em torno da reflexão sobre muitos acontecimentos ao redor de Alessa, e aos poucos, se aproxima cada vez mais de Eric. O que em dado momento irá assustá-la profundamente, mas irá fazê-la refletir sobre suas ações até aquele momento.

A história é um romance que nasce de um acontecimento que poderia terminar tragicamente. Ao longo da narrativa, e de todos seus questionamentos, Alessa tenta se reencontrar, entender suas próprias inquietações e com isso volta a se abrir para o amor, pois ela encontrará em Eric, alguém para amar sem medo de ser feliz, sem medo das mudanças.

Em suma, a narrativa de Thayane, não reflete sua juventude. A autora em seu livro de estreia revela-se em um futuro promissor no mundo literário. Escreve de forma concisa e despida de preconceitos, pois trata com muito sensibildade um assunto muito delicado. Não deixem de ler Princesa de Gelo. Recomendado.




1-http://www.apsicologa.com/2010/02/suicidio-na-adolescencia.html

6 comentários :

  1. Parece intenso!!!
    Adoro livros que nos fazem refletir.
    Parabéns pela resenha!
    Gostei!!!!
    bjokas
    lica
    bookeando.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, parabéns, parece ser um livro ótimo...

    beijoss
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a resenha. Isso só me deixa com mais remorso da doida que atacou o livro no lançamento! Se eu já queria ler, agora então...!
    Sucesso Thay!
    Parabéns à Tribo mais uma vez!

    ResponderExcluir
  4. Acabei de conhecer seu blog e achei ele bem fofinho. Já estou seguindo =) Agora te convido a conhecer o meu, seguir e claro deixar sua opinião.

    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com/
    Bjos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa mesmo!
    To louca praelr o livro
    *O*

    beijos

    Selene Blanchard
    Modaeeu.blogspot.com
    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha. E eu fiquei bem curiosa quanto ao livro, já que a estória parece ser bem forte, intensa. Bjus

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique