No Jardim das Feras

segunda-feira, 2 de julho de 2012

In the Garden of Beasts
Erik Larson
Editora Intrínseca

Tradução: Berilo Vargas
ISBN: 978-85-8057-177-6
Ano: 2012
Páginas: 448


Sinopse
De forma inesperada, o professor William E. Dodd, de Chicago, recebe o convite para assumir a embaixada dos Estados Unidos na Alemanha de Hitler. Sem nenhuma experiência no delicado mundo da diplomacia, mas decidido a manter uma posição neutra em relação ao novo governo, Dodd chega a Berlim na companhia de sua esposa Mattie e de seus filhos adultos: William Jr. e a esfuziante Martha. A princípio, Martha se deslumbra com a pompa, a animação da vida social e o charme dos homens do Terceiro Reich, como o primeiro chefe da Gestapo, Rudolf Diels.

O deslumbramento não dura muito. No decorrer de seu primeiro ano na Alemanha, a família Dodd testemunha, com alarme, a crescente perseguição aos judeus, o cerceamento da imprensa e a implantação de novas e assustadoras leis. As preocupações do embaixador, registradas em documentos oficiais e em seu diário, porém, foram recebidas com indiferença pelo Departamento de Estado norte-americano. No jardim das feras, acompanha a perspectiva dos Dodd à medida que os fatos se desenrolam e, por meio de seus testemunhos, revela uma era de surpreendentes nuances e complexidades.

Erik Larson, mestre da narrativa de não ficção, reconstitui a tensão e o ambiente cada vez mais opressivo de Berlim, ao mesmo tempo em que descreve de forma inesquecível personagens históricos como o bizarro Göring, o sinistro Goebbels e o próprio Hitler.  O resultado é uma leitura arrebatadora, que ajuda a entender por que o mundo só foi se dar conta da grave ameaça representada por Hitler quando o horror da guerra era inevitável.


Resenha por Mirela Lisboa (Acid Burn)
Olá pessoal, estou aqui de novo tentando passar da melhor e detalhadamente forma possível a minha opinião sobre um livro. Confesso que tive um pouco de dificuldades em formular essa resenha, pois tenho tanta coisa boa a falar que nem sei por onde começar, por isso resolvi desta vez separá-la em tópicos. Se estão prontos, vamos lá!

Introdução
Este livro é um relato de não- ficção de um dos mais tristes episódios da nossa história, mas não pense que por isso é uma repetição do que você já esta cansado de saber ou que por não ser um livro de ficção é menos interessante e que não prende a sua atenção. Só não o devorei em poucos dias, porque queria ler cada nota biográfica, e aqui está o único ponto negativo do livro... Poxa não estou no Estados Unidos e por isso não tenho acesso as suas bibliotecas para conferir cada documento consultado pelo autor. Bom, mas também não ia adiantar muito, pois meu inglês não é lá essa maravilha :).

O Autor
Erik Larson, ganhou mais uma fã. É impressionante o seu talento em transformar em um livro de não ficção em algo tão atraente e instigante. Sua narrativa foi feita de fragmentos de vários documentos que não estão ordenados cronologicamente, mas mesmo assim é supreendentemente fluída e amarrada, o que faz você se perguntar: COMO ELE CONSEGUIU ISSO?! Uma das coisas que mais me impressionou em sua escrita é a sensibilidade de inserir numa narrativa ambientada em 1933 um trecho de um documento de 1976 sem perder a harmonia.

A História
Através da narrativa conhecemos intrigas políticas, descaso e uma antissemitismo oculto em outras nações mundiais. É pessoal, aqui você vai descobrir que esse preconceito odioso, não fazia parte somente do governo nazista, e que uma das maiores potências mundiais também tinha o que chamava de "problema judaico". Vemos também que a Alemanha da época era charmosa, atraente e fascinante para os estrangeiros que acabavam de chegar; que até mesmo muitos judeus não acreditavam que aquela política antissemita iria permanecer.

Em suma, NÃO DEIXEM DE LER, em poucas páginas você nem se dará conta que está lendo um livro não fictício, apesar de alguns acontecimento serem tão absurdos que você deseja acreditar que foi pura ficção:(, e conhecerá mais fatos ocultos dessa triste passagem da humanidade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique