Garotas de Vidro

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Wintergirls
Laurie Halse Anderson
Editora Novo Conceito

Tradução: Ana Paula Corradini
ISBN: 9788581630113
Ano: 2012
Páginas: 272


Sinopse
Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cadavez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. Trinta e três vezes.
O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver que ficaria mais magra torno-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos.
Ao negar seu problema, Lia impõe a sim mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir.
Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles.
Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laurie Halse Andreson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de trnatornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos.

Resenha por Ver Sobreira


Os Transtornos Alimentares constituem uma verdadeira "epidemia" que assola sociedades industrializadas e desenvolvidas acometendo, sobretudo, adolescentes e adultos jovens. Quais serão os sintomas dessa epidemia emocional?
De um modo geral, o pensamento falho e doentio das pessoas portadoras dessas patologias se caracteriza por uma obsessão pela perfeição do corpo. Na realidade, trata-se de uma "epidemia de culto ao corpo"1


Concordemos com a afirmação acima, mas não é só isso, muitas vezes não é só o culto ao corpo que leva adolescentes e jovem adultos ao extremo. Às vezes o desequilíbrio emocional, a desestruturação familiar, a dificuldade de lidar com situações do cotidiano, como por exemplo o divórcio dos pais levam também a isso.

Nos últimos anos centenas de adolescentes  e  jovens adultos são vítimas de transtornos alimentares: como a anorexia e a bulimia. O prejuízo desta conta é a morte prematura em tenra idade.Os jovens não conseguem lidar com as transformações que ocorrem em seus corpos, ao longo da passagem da pré-adolescência para a adolescência, fato este que afeta muito o psicológico. Ao não conseguir conviver com isso, criam um mundo próprio e ai começa uma briga com espelho. Se acham feios, gordos, desajeitados.

É sobre isso, que trata o livro Garotas de Vidro de Laurie Halse Anderson, a autora aborda o tema contando a história das amigas Lia e Cassie. Quando a narrativa começa Lia recebe a notícia, – através de sua madrasta Jennifer – , de que Cassie sua amiga de infância foi encontrada morta em um quarto de motel.  Cassie antes de morrer ligou 33 vezes para Lia, porém esta não a atendeu, pois neste momento da vida de ambas, elas estão separadas por uma série de acontecimentos que culminou com a internação de Lia em uma clínica de reabilitação para transtornos alimentares

Agora Lia, é totalmente controlado por sua madrasta, seu pai e sua mãe, a Dra Marrigan com quem ela tem um relacionamento dífícil. Ela precisa ser pesada todas as manhãs, com isso começa a  se envolver em uma rede de mentiras e com a morte de Cassie, em um momento que elas não estavam se falando, tudo se torna mais difícil.

(...) Não atendi. Nem ouvi as mensagens dela ontem. Eu estava com tanta raiva que nem conseguia olhara para o telefone.
Ela ainda está me esperando.
eu m sento sobre a montanha de calças de pijama e moletons sujps e desenterro o celular. Abro o telefone. Cassie me ligou trinta e três vezes (...)

Laurie Halse Anderson trata de forma direta e prática este problema que hoje em dia é muito comum. A narrativa é densa e muitas vezes um pouco deprimente, porém extremamente objetiva. Ela não mede as palavras, para relatar sintomas, fases e a autodestruição. O romance é em primeiro pessoa sob o olhar de personagem Lia, que começa a questionar sua relação com Cassie, seus pais, sua madrasta, sua irmã Emma e até Elijah, o recepcionista do motel  que encontrou Cassie morta e tento localizar Lia. O caminho de volta para uma vida saudável não é fácil e nem muito menos simples e Lia aprenderá às duras penas.

Não é fácil falar de um assunto que levanta polêmica e ao optar por tratar disso em um romance é possível crer que Anderson quis chamar a atenção dos jovens que cada vez mais desenvolvem este hábito, mas também dos pais que muitas vezes quando atentam para realidade vivida por seus filhos já é tarde demais. Garotas de Vidro não é um livro fácil de se ler, mas deve ser lido e refletido. Como sempre afirmou, literatura é ficção, mas sempre pode reafirmar a realidade, constantemente.

1 -http://gballone.sites.uol.com.br/temas/alimen_inde.html

14 comentários :

  1. Parabéns pelo blog muito interessante xD
    Passa no meu: http://cartadehogwarts.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiz um trabalho na escola sobre esse assunto, mas o livro parece ser nem mais profundo e tocante!

    ResponderExcluir
  3. Quando vi a capa achei que ele fosse sobrenatural , mas ele não é . Ele é da mesma abordagem do livro Garota morta viva onde a garota é sequestrada , espancada e abusada por um velho. O livro é bem chocante , mas é bom pra gente saber como as pessoas que passam por isso se sentem . Assim que possível vou ler garotas de vidro .


    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  4. Eu estou muito interessada nesse livro. Minha prima ficou de me emprestar mas o dela ainda não chegou!

    ResponderExcluir
  5. Eu tb pensei que o livro fosse sobrenatural pela capa e tema. Mas com sua resenha pude entender do que se trata. Interessante!
    Tema forte e bacana de ser abordado!

    ResponderExcluir
  6. Eu recebi esse livro para resenha porém ainda não li.
    Achei o tema forte e interessante de ser abordado.
    Não vou ler sua resenha na integra para não influenciar a minha! rsrs

    ResponderExcluir
  7. Outro livro da NC que trata de tema espinhoso, na verdade se vc parar pra pensar os últimos lançamentos da NC caminharam tds neste sentido...e como disse na resenha de A Filha da Minha Mãe...eu sou a que gosta destes temas pq soam tanto como uma sessão de análise que até inspiram...Soa estranho neh, mas que se poder fazer alguém tem que gostar pra ajudar...

    Estes distúrbios alimentares estão cada dia + cedo e mtas meninas nem sequer se dão conta de onde estão até que alguém consiga acordá-las!

    Curiosa com o livro para saber como a autora abordou o tema...

    miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  8. O tema deste livro é muito importante. Os transtornos alimentares, infelizmente, são cada vez mais comuns. Então, apesar de ser uma leitura densa e às vezes deprimente, como você mesma disse, acredito que seja uma leitura essencial.

    Achei a capa fantástica!! =)

    ResponderExcluir
  9. curti demais e a Tarantinho ta doida por ele, hehe

    ResponderExcluir
  10. Louca pra ler esse livro, mto boa a resenha!

    ResponderExcluir
  11. Transtorno alimentar...assunto na pauta do dia... amei a resenha... quero ler esse livro.. parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  12. Esses problemas com transtornos alimentares que as adolescente passam devem ser terríveis e se o livro relats isso, creio que seja muito importante lê-lo.

    ResponderExcluir
  13. Um livro que aborda temas forte e com uma linguagem jovem, isso realmente é difícil de encontrar, geralmente quem sofre de algum transtorno alimentar não gosta de discutir o assunto, mas gosta de pesquisar, ler e entender o que nem mesmo nós entendemos. A capa é de fato maravilhosa! Preciso ler esse livro!!! =)

    ResponderExcluir
  14. Os transtornos alimentares são realamente um distubio muito sério, principalmente entre as adolescentes.

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique