Conselho de Amiga

segunda-feira, 23 de julho de 2012

 A Little Friendly Advice
Siobhan Vivian
Editora Novo Conceito

Tradução: Maysa Monção
ISBN: 9788563219305
Ano: 2012
Páginas: 223

Sinopse
Ruby está completando 16 anos,mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai, desaparecido hám uito tempo, aparece e Ruby não quer ter nenhum contato com ele. Ao contrário,ela quer sair com suas amigas: a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselho a Ruby - sobre garotos, sobre seu pai, como ela deve vestir e com odeveria estar sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena e Ruby descobre que algumas de sua amiga não são tão sinceras quanto dizem.


Resenha por Ver Sobreira

 Os primeiros sentimentos, felicidades, emoções: as primícias da adolescência, é a historia de Conselho de Amiga, mas também sobre a dificuldade de encarar o divórcio dos pais, ou quando este se reverte e um dos dois volta para casa como se nada tivesse acontecido. Difícil. A estadunidense Siobhan Vivian, sabe bem retratar o mundo adolescente, prova disso é a história de Ruby, e outra para quem já a conhece Não sou este tipo de garota. Siobhan consegue chegar ao fundo dos vários conflitos da adolescência de forma simples, vai direto ao ponto.

Ruby está completando 16 anos, ela tem 3 amigas, Beth, Maria e Katherine, se bem que a última ela tem lá sua reservas. No dia de seu aniversário, o pai que foi embora quando ela tinha 10 anos reaparece, o que deixa Ruby desnorteada. Ela passa a questionar sua relação com seus pais, suas amigas, tudo está muito complexo e confuso. Como se não bastasse ainda conhece Charles ,um novo carinha da escola, o que trará nada mais que problemas na opinião de Ruby.

(...) Katherine está de volta e joga para mim a Polaroid como se fosse um disco de praia:
 – Visita pra você.
As feições começam a se revelar nas minhas mãos. Apenas preciso distinguir o vão entre os dentes para saber quem é.
Meu pai.(...)

Ruby se sente como  rodeada por fantasmas sobre a relação dela com seu pai, pois ele simplesmente foi embora sem nenhuma explicação. De quando em vez, ela relembra os momentos que passaram juntos para tentar entender o que aconteceu, pois sua mãe não fornece nenhum motivo aparente, não neste momento. Com essa complicada relação que tem com o pai, acaba tendo medo de se realcionar com Charlie, e este faz tudo para estar próximo de Ruby e por fim conquistá-la.

(...)Estou desorientada. Charlie está inclinado sobre mim, de olhos fechados, cabeça ligeiramente para a esquerda. Vai acontecer. meu primeiro beijo! Fecho os olhos e espero. Quando os lábios se tocam, surge uma  faísca. Um choque elétrico. Ou o que é?(...)

Conselho de Amiga é uma romance leve e descontraído, bem ao gosto do público juvenil. Conflitos, alegrias, tristezas, amizades, traições. Tudo o que o mundo jovem enfrenta, em uma que pode ser a melhor e a pior fase das nossas vidas.  Mas nós sobrevivemos e Ruby será taxativa sobre isso.

2 comentários :

  1. Adolescência oh! época não é? só sabemos qd passa, alias é assim com td né? talvez não fosse bom se fossemos conscientes...

    Tô pra receber este livro e quero ver como a autora abordou os dramas desta fase.

    Boa Resenha!

    miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique