Xadrez - Seu coração está onde estão aqueles que você ama

sexta-feira, 1 de junho de 2012


Fabiane Ribeiro
Editora Multifoco
ISBN: 9878579614796
Ano : 2011
Páginas: 384


Sinopse
Inglaterra, 1947. A Europa encontra-se devastada pela Segunda Guerra Mundial, assim como o coração de Anny. A garota de oito anos vê seu mundo desmoronar ao receber a notícia de que não poderá mais viver com os pais e terá que se mudar de casa levando pouco mais que seu tabuleiro de xadrez. Tudo parecia um pesadelo, até que surge Pepeu, um jovem misterioso que mudará para sempre a vida de Anny, levando-a a aprender sobre o mundo e a viver momentos emocionantes sem sair dos canteiros de seu pequeno jardim. Ao lado de anjos que são colocados em sua jornada, a doce menina aprende a enfrentar as dificuldades através de lições de abnegação, fé e amor verdadeiro.

 Resenha por Ver Sobreira


Oi, índios, praticamente desde que começamos o blog estamos aguardando para ler este livro. A autora Fabiane Ribeiro foi uma das primeiras parceria do blog. Entramos em contato e sem pestanejar ela aceita e ai está Xadrez, uma narrativa ambientada na Inglaterra logo após a 2ª Grande Guerra.

Anny é uma doce menina que é deixada por seus pais ao cuidados de sua professora e de seu marido. Só que eles não fazem ideia que tipo de pessoas são. Por conta disso, Anny passará por duras provas de vida, mas sempre terá a ajuda  em seu caminho. Ao longo de uma trajetória de quase dez anos, em que a menina poucas vezes recebe a visita de seus pais, muitos coisas acontecem na vida de Anny. Coisas boas e más passam que, porém ela nunca deixa que seu coração seja corrompido ou destroçados por tais infortúnios. Ela tem um xadrez de cristal, presente que pai deu-lhe antes de sair em uma longa viagem. Este jogo será fonte de sonhos e esperanças para a menina e também tem Tiara, uma ovelha de pelúcia que possui desde o dia que nasceu, também dada pelo do pai. Os pais fazem trabalhos misteriosos, que Anny não tem ideia do que seja, mas isso não impede de amá-los mesmo a tenham praticamente  abandonado. A partir daí ela só os verá uma vez por ano.


Anjos, é o que Anny nomeia algumas pessoas que chegam até ela. O principal deles é Pepeu, um jovem que se sente perdido e encontra em Anny uma luz e ele será para ela uma espécie de irmão mais velho; temos também Nicole, a jovem sobrinha do casal que é responsável por Anny, ela será uma mentora e amiga de Anny;  o Sr Frank, médico que cuidará  da menina em uma situação muito grave. A narrativa está recheada de personagens, mas o interessante é o reino Xadrez, que vive na imaginção e no coração de Anny, é para onde ela é transportada quando sonha, mas também é o lugar do qual tira suas forças para viver, além do jardim que  começa a cultivar na casa de seus tutores.

A história de Xadrez é sobre o amor e a amizade, sobre ter amigos e amá-los sem reservas. Porém  é também sobre o lado triste da vida, as coisas ruins que acontecem conosco,  mas que temos que ultrapassá-las. Apesar de melancólica e sentimentalista  a narrativa consegue conquistar quem aprecia uma boa leitura. Livro bem escrito, narrado em terceira pessoa, parabéns a autora Fabiane Ribeiro.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique