O ladrão de casaca

quinta-feira, 28 de junho de 2012


Arsène Lupin, gentleman cambrioleur
Maurice Leblanc
Editora Martin Claret

Tradução: Casemiro Linarth
ISBN: 97885723228329
Ano:2011
Páginas:194







Apresentação por Ver Sobreira

Os romances policiais são construídos de forma que em se possa chegar a uma conclusão a partir de ventos lógicos e precisos. O leitor é uma peça fundamental  na busca desta solução, porque graças a sua cumplicidade com a história ali abordada, é possível se mover até o desfecho. A leitura é sustentada pela curiosidade deste leitor, que não deve ser satisfeita no primeiro momento e sim aguçada. É preciso uma situação, uma ocorrência premeditada ou não para desencadear um mistério, ou seja, um assassinato, um roubo, é o enigma a ser desvendado. O que nos remete a afirmação de Sandra Lúcia Reimão (1983) o enigma atua, então, como desencadeante da narrativa, e a busca de sua solução, a elucidação, o explicar o enigma, o transformar o enigma em um não-enigma é o motor que impulsiona e mantém a narrativa.(p.11)

 O ladrão de casaca é uma coletânea de 9 contos, conta o adverso das história policiais, pois estes contos são conduzidas por Arsène Lupin, um dos ladrões mais famoso da história. Lupin é um cavalheiro que costuma assumir várias identidades. É capaz de praticar qualquer ação e sair ileso. Arsène que seguiu a carreira do pai é u, ladrão despreocupado e empolgado com seus primeiros êxitos, mas também sem paciência nem auto-controle. Seu encontro com a Condessa de Cagliostro dará a formação necessária para que se torne um grande ladrão, cheio de charme e disfarces.

Um dos contos mais interessantes da coletânea é O colar da Rainha, pois Lupin se meterá em mil uma confusões e terá que usar vários disfarces para conseguir seu intento. Porém ao final, para não se sentir superado por outro, ele faz o caminho inverso e devolve o colar. Confira. Para quem gosta de histórias policiais esta coletânea é bem interessante.

REIMÃO, Sandra Lúcia. O que é Romance Policial. Coleção  Primeiros Passos. Ed: Brasiliense. 1983

Nenhum comentário :

Postar um comentário

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique