O Filho de Netuno

terça-feira, 19 de junho de 2012

The Son of Neptune
Rick Riordan
Editora Intrínseca

Tradução: Raquel Zampil
ISBN:9788580571806
Ano: 2012
Páginas:423





Sinopse
A vida de Percy Jackson é assim mesmo: uma grande bagunça de deuses e monstros que, na maioria das vezes, acaba em problemas. Filho de Poseidon, o deus do mar, um belo dia Percy desperta sem memória e acaba em um acampamento de heróis que na reconhece. Agarrado à lembrança de uma garota, só tem uma certeza: os dias de jornadas e batalhas não terminaram. Percy e seu novos colegas semideuses vão enfrentar os misteriosos desígnios da Profecia dos Setes. Se falharem, as consequências, é claro, serão desastrosas.

Resenha por Ver Sobreira

Bom, como muitos sabem este livro pertence a série Heróis do Olimpo, segunda parte da série Percy Jackson e os Olimpianos. Rick Riordan que vem liderando o mercado mundial juvenil com seus livros, disse um dia desses que se perguntassem a ele a mais ou menos 6 anos atrás se ele sonhava em ser um autor juvenil famoso, ele diria que não. O que é válido é que ele é um autor juvenil de grande sucesso e usa uma fórmula simples, para um assunto que é de grande interesse, porém muito denso. Riordan transportou para as páginas da ficção à mitologia grega. Por conta disso, foi capaz de aguçar o interesse desses jovens na busca de mais conhecimento e entendimento da origem da cultura moderna ocidental.

Tenho alguns conhecidos que torcem o nariz para estes livros, porém não eu. Para mim o importante é a leitura. A uns 2 anos atrás junto com alguns colegas fiz um projeto de leitura a partir de gêneros, e como mito foi um dos que tivemos que apresentar, na época o livro escolhido foi Percy Jackson e o ladrão de raios; porque a leitura também agrega valores. Conversando com uma professora de Literatura e Cultura Grega apresentei este livro para ela, e sabem o que ela disse?. Que não via nada de mal um escritor criar universos fictícios a partir de uma cultura tão maravilhosa, principalmente para o incentivo à leitura


Então, vamos a O Filho de Netuno, nada surpreendente no que toca a escrita de Riordan. Percy, aparece desmemoriado no acampamento Júpiter, ou seja, no acampamento romano. Não se lembra de nada, a não ser de Annabeth, é curioso o fato dessa memória em específico. Porque no livro um quando Jason Grace acaba no acampamento Meio-Sangue e suas memórias começam a voltar Reyna é de quem ele mais se lembra fixamente. Enfim, as aventuras são as mais mirabolantes, monstros, harpias; as portas da Morte foram abertas, porque o deus da Morte Tânatos, foi capturado e está aprisionado em algum lugar do Alasca. Percy será ajudado por Hazel, filha de Plutão(Hades), já que aqui estamos tratando da evocação romana dos deuses; e por Frank, que posteriormente será reconhecido como filho de Marte (Ares). Ele , também é admitido como probatio e terá que liderar a missão que os levará ao Alasca, tudo no intuito de impedir que Gaia desperte.

Em suma, Rick Riordan não deixou a desejar, ouso dizer até que o livro dois é melhor que o livro um. Talvez porque já estejamos mais acostumados com Percy de que com Jason. Talvez. Mas aventura é sempre aventura e  O Filho de Netuno tem de sobra.white;"> Mas,  também o que importa é como Riordan recria os mitos gregos entrelaçados com as histórias mais inusitadas, é isso. Agora aguardemos a Marca de Atena que só será publicado aqui no próximo ano.>

Nenhum comentário :

Postar um comentário

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique