A Escolha

segunda-feira, 25 de junho de 2012

The Choice
Nicholas Sparks
Editora Novo Conceito

Tradução: Ivar Panazzolo Júnior
ISBN: 9788563219299
Ano: 2012
Páginas: 303



Sinopse
A Escolha conta a história de duas pessoas bem diferentes: Gabby, uma mulher da Carolina do  Norte (EUA), que sempre obedeceu aos pais, comportou-se bem e nunca arranjou muito tempo para si, e Travis, o veterinário da cidade, que adora viver nos extremos, com seus esportes radicais.
Acontece que Gabby e Travis têm algo em comum: são vizinhos e amam cachorros. Ele tem um boxer gigante e ela,  uma border collie. E, graças aos cães, os vizinhos se conhecem.
No entanto, apesar de suas tentativas, Travis não consegue agradar a linda ruiva Gabby, que, definitivamente, parece não gostar dele.
Até o dia em que resolvem tentar de novo e se conhecer começando pelo "oi". A partir daí, a relação entre os dois muda completamente...
Abragendo os anos do primeiro amor, casamento e família, A Escolha nos faz refletir sobre a questão mais dífícil de todas: até onde  você iria para manter o amor da sua vida?

Resenha por Ver Sobreira

Bom, enfim me redi a Nicholas Sparks. Para falar a verdade, filmes, já vi quase todos baseados nos livros deles, mas livro, nunca tinha lido nenhum. É verdade que só tenho na estante um livro dele Um amor para recordar, que comprei depois de assistir pelo menos umas 5 vezes o filme. Várias pessoas tentaram me emprestar os  livros e sempre que algum de seus livros estava com preço em conta, eu penso " acho  que vou comprar esse livro do Nicholas Sparks" e ai sempre desisto. Por quê? A, ele é clichê, as histórias dele quase sempre são tramas  infindáveis. Moral da história, nunca lia. Até que nossa parceira Novo Conceito, nos enviou, ai falei, '"agora vou ter que lê-lo" e eu li. Confesso não estou apaixonada, e sim admirada por perceber como um autor consegue transforma histórias do cotidiano, que poderia ser comigo ou com você e traduzi-las em algo surpreendente e gostoso de ler.

A Escolha é a história de Travis e Gabby, eles são vizinhos que acabam se aproximando por conta de seus cães. O começo da relação deles é inusitada, pois Gabby chega de rompante na casa de Travis para reclamar que Moby, seu boxer, pode ter emprenhado a cachorra dela uma border collie chamada Molly. Ela simplesmente desabafa tudo em um só fôlego, sem sequer dar tempo para que Travis argumente. Passado este primeiro encontro, e não obstante o juízo que Gabby faz de Travis, eles tornam a se encontrar na clínica veterinária que Travis mantém com o pai. Deste momento e até se descobrirem apaixonados um pelo outro, basta acontecer um fim de semana, quando o namorado de Gabby, Kevin sai da cidade a trabalho e Travis a convida para um passeio de barco juntamente com seus amigos de infância, suas esposas e filhos e a irmã de Travis, Stefanie.

O que é importante assinalar que a narrativa começa de trás para frente, creio que isto é algo comum na escrita de Sparks. Vamos saber pelos flashbacks de Travis, já que o livro é dividido em duas partes onze anos da história deles,– que são marcados por escolhas – entre o período em que eles se conheceram e casaram-se até o que levou ao momento atual, que será composto pela dúvida e pela pior escolha  que eles terão que fazer, ou melhor que Travis terá, pois tudo na vida; tudo que escolhemos fazer ou não, gera uma consequência.
Histórias são únicas, assim como as pessoas que as contam, e as melhores histórias são aquelas cujo final é uma surpresa (...) Supunha que seus amigos haviam dito aquilo para fazer com que se sentisse melhor, para lembrar-lhe de que ninguém é perfeito de que ele não devia ser tão duro consigo mesmo. (...)

Quem conhece o modo de escrita de Nicholas Sparks sabe mais ou menos o que esperar e para quem não o conheço, não estragarei a leitura com spoilers, pois assim posso acabar revelando de que se trata "a escolha". O que direi é que a narrativa é inteligente, dinâmica e simplesmente linda em sua simplicidade. É a história de duas vida que se tornaram uma e que demoraram para encontrar o verdadeiro amor. E quando encontraram, seriam capaz de tudo para não perdê-lo. O que  justifica perfeitamente  a pergunta no subtítulo até onde devemos ir em nome do amor?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique