Sobre - Devoy I Kassan

quarta-feira, 30 de maio de 2012


Devoy I  - Kassan
Paula Vendramini
Editora Modo

ISBN: 9788565588034
Ano: 2012
Páginas:180


Sinopse
Existe um mundo em que sua população desconhece a existência dos nominados Ocultos. Celebriant Devoy tinha tudo para ser uma grande Oculta, só havia um pequeno problema: ela não queria ser. Mesmo nascida em uma família privilegiada com um poder raro e destrutivo, Celebriant não aparenta estar apta a representar o papel de primogênita Devoy. Quando seu pai a chama para informá-la de uma novidade nada atraente, Celebriant sente-se completamente injustiçada. Suas desconfianças e seu poder secundário a atacam com imagens perturbadoras e ela se sente perdida. Com um noivado indesejado e sua Intueri lhe dizendo que esse caminho não é o certo, será que Celebriant vai seguir o seu destino docilmente?

Utopia, distopia, discutindo as sociedades distópicas

Foi ao fim do século XIX , que o inglês Jonh Stuart Mill, definiu o conceito de distopia, como antônimo de utopia. Utopia é segundo o dicionário:  1 .Qualquer concepção ou descrição de uma sociedade justa, sem desequilíbrios sociais e econômicos, em que todo o povo usufrui de boas condições de vida [A palavra foi criada pelo inglês Thomas Morus (1480-1535), que a usou em seu livro Utopia, clássico da literatura universal.]1. Então uma sociedade distópica é aquela que não queremos; uma sociedade alienada e alienante; que segrega os seres as quais ela deveria proteger.

Além do cinema, qual o outro instrumento melhor para tratar e alertar sobre esta menciona? A literatura, é claro. E eis que a literatura juvenil,  nos tem surpreendido nos últimos anos com este tema. Abordado de diversas formas, porém sempre questionador. Pensando nisso, apresento e recomendo a vocês - Devoy I  Kassan, de Paula Vendramini, uma jovem promessa da literatura brasileira; aliás quem se propor a lê-lo  verá que ela não é uma promessa. Ela veio para ficar.

Em um mundo não mencionado Celebriant Devoy é uma jovem menina que se vê envolvida por grandes intrigas ao se dar conta do grande poder que carrega. Ela nunca questiona as ações as quais é envolvida, até que um dia começa a observar que algo vai mal. Seu Intueri, um poder ligado as sensações, a empatia começa a mostrar-lhe coisas que até então ela recusava-se a ver. A partir daí, muitas coisas irão acontecer, pois Celebriant começa a enxergar de verdade a sociedade em que vive.

Alguns dias atrás, conversando com a autora perguntei-a se fora sua intenção entrar nesta questão das sociedades distópicas, ela me disse que não. Que não havia pensado desta forma, mas sim em retratar a injustiça social, pensando justamente nos nossos próprios problemas sociais. Não é só pelo 'conceito'  de distopia que está muito em voga no momento, e sim , porque trata de algo que devemos pensar e analisar. Pode que aqui, em nosso país, não seja o caso do surgimento de uma sociedade assim, mas os desníveis sociais em que vivemos, também é para ser refletido, analisado.  Além do fato que somos ligados em cadeia, querendo ou não,  o que acontece no resto do mundo uma hora ou outra irá nos afetar.

Louvemos a literatura, pois ela nos faz, pensar e refletir acerca do mundo em que vivemos. Ao ler Devoy, você perceberá o quanto a literatura brasileira contemporânea está amadurecendo, principalmente no que diz respeito ao público juvenil que carece muito de bons livros. Paula, é uma jovem autora, mas sabe o que quer. Acaba de concluir o livro 2 da série Devoy.  Aguardemos ansiosos esta continuação.





10 comentários :

  1. Apresentação interessante e instigante, gostaria de ler este livro.

    ResponderExcluir
  2. Curioso, pelo conceito esta muito na "modo" talvez acabe lendo esse também, como li outros em volta do tema

    ResponderExcluir
  3. Td e qualquer livro que nos faz refletir sobre o mundo e o modo que vivemos vale muito a leitura!! Pelo eu que sou a 'rebelde' acredito assim!!

    Fiquei curiosa com o livro, só parece ser mto curtinho para os meus padrões rs...(até parece que quero td gigante como o senhor dos anéis rs!)...

    Miquilis:
    Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  4. curti demaaaais, to de volta a tribooo, me amarrei de verdadeee

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que legal!! Ela já concluiu o segundo livro?? Devoy deve ser realmente fascinante, quero ler ainda!!

    ResponderExcluir
  6. Ju, já conclui o segundo livro! =D Estou escrevendo o terceiro da Série!

    Obrigada a todos pelo apoio! =D

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique