Sobre Almakia

terça-feira, 15 de maio de 2012


Almakia - A vilashi e os dragões
Lhaisa Andria
Modo Editora
ISBN: 9788565588089
Ano: 2012
Páginas:362











A literatura brasileira sempre careceu do principal: leitores. É verdade que temos grandes clássicos que hoje, não só hoje, a algum tempo são lidos lá fora. Isso é de suma importância. Porém, na literatura infanto-juvenil, essa que é responsável por formar novos leitores, sempre tivemos poucas opções. Óbvio que muitos de nós na infância, lemos os clássicos infantis, como por exemplo Reinações de Narizinho, mas mesma assim ao longo dos anos estudos perceberam que faltavam e ainda faltam muitas coisas. Então o que aconteceu, nossos jovens leitores foram atraídos pela literatura estrangeira que sempre ofereceu mais atrativo do que a nossa. 

O que fazer? De uns cinco anos para cá esta situação começou a mudar, porém algumas pessoas sempre "torcem o nariz" sobre isso. A mudança começou e continua, livros ótimos, bons, médios, ruins, mas a verdade é que a literatura infanto-juvenil deu um salto, e nossos pré-adolescentes começaram a ler com mais afinco. E o que é importante? Devemos apresentá-los bons títulos. Sejam eles de mistério, fantasia, romances, aventura, etc. não importa, o mais importante é ler. E, é por isso que apresento a vocês com garantia Almakia - a vilashi e os dragões, uma fantasia deliciosa e que inspira valores como a amizade, o companheirismo e o amor. Tive a oportunidade de ler os originais deste livro e fiquei encantada. Não vou falar da autora porque neste link: http://www.tribodolivro.com/2012/03/entrevista-lhaisa-andria.html, vocês poderão descobrir um pouco sobre ela, mas digo, e ela não tem vergonha de afirmar que Tolkien e J.K. Rowlings foram inspirações, notem, inspirações e não uma copia mal-formulada. Até porque Almakia é um mundo único e diferente. Com influências sutis da cultura japonesa e de outras que vocês poderão identificá-las ao lê-lo.

Sobre a história
Sinopse
Garo-lin se revela uma improvável manejadora de almaki e acaba indo para o grandioso Instituto de Almaki Dul’Maojin. Sendo uma vilashi, ela não é exatamente bem vinda entre os alunos, e o choque cultural é agravado pelo preconceito que impera. Ainda, é preciso conviver com uma realidade que a deixa desnorteada: os Dragões de Almakia, herdeiros das poderosas Famílias, que têm liberdade para exercerem a influência de seus títulos, beirando uma ditadura. Dentro desse cenário, tudo o que Garo-lin deseja é voltar para a sua vila, e seguindo essa convicção ela sobrevive um dia de cada vez entre os almakins. Até que um fato fez seu temperamento justo prevalecer: para salvar alguém, ela se torna uma vítima permanente dos Dragões.
Contudo, a convivência forçada com os herdeiros e as desventuras que vivem, revelam que eles não são somente o título que carregam. Os Dragões são aqueles que têm o poder de decidir o rumo de Almakia, e Garo-lin se torna aquela que pode ditar o rumo dos Dragões.

Agora um pouquinho de alguns personagens:
Garon-lin Colinpis  – Menina vilashi que aos cinco anos descobre que pode manejar o fogo. 
Krission Dul’Maojin – Almakin, Dragão de Fogo, líder dos Dragões, uma autoridade dentro do Instituto. Será responsável pelo futuro de Almakia, rude e espinhento por fora, mas no fundo uma criança mal- amada;
Vinshu Zawhart –Almakin, Dragão de Raio, um gênio tão arrogante quanto inteligente está sempre de mal-humorado;
Kidari – A kodorin de Além-Mar;
Sumerin Grand’Otto – Almakin, Dragão de Metal, a única menina entre os cinco dragões é muito diferente do que aparenta ser; 
Benar Sfairul – Almakin, Dragão de Vento, muito perspicaz e persuasivo;
Nu’lian Gillion – Almakin, Dragão de Água também chamado Dragão Real, aparenta ser indiferente ao  mundo à sua volta, porém detêm um  Segredo que põe em risco sua própria vida;
Kandara Dul’Maojin – Irmã do Dragão de Fogo, guarda segredos que podem mudar radicalmente o futuro de Almakia.


Esses são alguns personagens, entre outros...
Lhaisa Andria criou uma narrativa concisa, eficiente, dinâmica, expressiva e muito bem amarrada. A personagem principal é forte. Reconheceremos em Garo-lin uma verdadeira heroína, uma menina que irá descobrir ao longo da história a força que tem; Krission é arrogante, prepotente, mas um personagem apaixonante e cativante.
Po-por quê eu aprenderia um Segredo de Fogo?!
— Não é óbvio? – ele voltou para o assento do condutor – Você está acima de todos os outros. – e com um movimento rápido de rédeas fez com que a mombélula descesse velozmente para o chão.

Mentor e aprendiz que no começo tinham uma relação conturbada e praticamente impossível, acabaram por se reconhecer um ao outro como iguais. Tudo que acontecer, colocará o futuro de Almakia em jogo e eles terão que tomar suas decisões.

Nunca havia pensado daquela maneira. Podia descender de um povo de fora de Almakia, mas seus pais, seus irmãos e ela nasceram dentro do Domínio e sua família vivia daquelas terras. As diferenças, quem as criavam e as mantinham, eram eles mesmos.
— A coloquei acima de todos os outros e você ser uma vilashi ou o que for não tem importância alguma! Gosto de você mesmo assim!
Garo-lin olhou e não pôde esconder sua expressão de surpresa.
— O-o quê?
Livro de estreia pela Modo Editora, terá continuação. Aventuras, amizade, companheirismo, amor...ódio, injustiças, preconceitos, etc.Venha conhecer o mundo dos Domínios e os Segredos dos Dragões com Garo-lin Colinpis e Krission Dul’Maojin em –  Almakia I – a vilashi e os dragões.
Leitura recomenda, vocês vibrarão com estes personagens e suas buscas.

15 comentários :

  1. Esse livro parece ser bem interessante, estou com um gostinho de quero mais, só pela resenha tão bem desenvolvida. Parabéns Tribo!

    ResponderExcluir
  2. Um épico com certeza. Lhaisa é uma grande escritora, e sua obra ainda dará o que falar!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante. Fiquei curiosa pela história. Com certeza já esta na lista de desejados parabéns Lhaisa. Você já é vitoriosa. Bj

    ResponderExcluir
  4. Gostei mto da resenha, já quero ler!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu estou LOUCA para ler e fiquei mais ainda depois de ler este post *o*
    Adoro Dragões e sei que eles gostam de aparecer nos livros *o*

    Mil Bjus =***

    ResponderExcluir
  6. Todo épico nos faz sonhar e este envolta de tanta magia, nos deixa ansiosos por lê-lo.
    Parece uma história forte e com uma heroína fantástica.
    Já esta na minha lista de desejados.
    Valeu a dica!
    Nizete - Cia do Leitor
    @ciadoleitor

    ResponderExcluir
  7. Bom, uma coisa é certa: personagens com nomes pitorescos sempre me dão ansiedade e medo. Ansiedade porqur Eragon é um dos meus livros favoritos e medo porque nunca consegui terminar de ler O Senhor dos Anéis. Ou seja, sempre fico com medo se vou, de fato, conseguir manter a leitura... Mas, nesse caso, acredito que sim, O livro prace muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Desejando ler Almakia loucamente. A Lhaisa é super legal, não vejo a hora de prestigiar sua obra.

    ResponderExcluir
  9. Eu querooooo
    to na lua de meeeel mas não desgrudo da tribo hehe

    ResponderExcluir
  10. Uebaaaaa quero esse livrinhooo hein hehe

    ResponderExcluir
  11. Parece bem interessante o livro, mas sabe que não faz o meu estilo predileto, mas tenho interesse em le-lo afinal não devo julgar sem conhecer ne?

    ResponderExcluir
  12. Deve ser bem interessante :P
    Livro sobre dragões, haha, eu quero!

    ResponderExcluir
  13. Fantasia com mundo próprio? Tô dentro, tô colocando já no skoob como desejado pq eu fiquei realmente curiosa com ele =]

    A capa está bem simpática!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  14. Estou louca para ler esse livro!
    Cade ele que nao chega!
    muito massa!
    beijinhos, linda.

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique