Oldar – Guerra da Traição

segunda-feira, 14 de maio de 2012


Rondinelli Fortalesa
Editora Dracaena
ISBN:9788564469655
Ano:2011
Páginas:215

Sinopse
A história de Oldar é sobre um mundo muito antigo, ainda em seu início, quando os povos começavam a conhecer uns aos outros e tinahm seus primeiros conflitosa motivados por paixões humanas e até sobrenaturais. Países se uniram a outros na tentativa de impor seu poder ou reivindicar uma justiça que julga ser devida.
A primeira narrativa de Oldar inicia no país do continente Oeste conhecido como Edammael, onde vivem os dans. Esse país está localizado entre  cordilheiras e possui um clima muito agradável na maior parte do ano. O governo fora estabelecido no início dos tempos como reinado, on de um homem governa sozinho o destino do povo. As pessoas eram felizes e gostavam muito do modo como estava sendo conduzido o seu mundo, mas a sede por pder influencia uma mulher que foi capaz de trair todo seu país (...)

Resenha por Ver Sobreira

A criação foi e sempre será um mistério. Como o mundo realmente se formou? Como surgiram os povos? Todos nós temos teorias, de científicas a religiosas que não se encontram e nem se combinam, mas... É sobre estas e outras questões que trata  Oldar – Guerra da Traição, pode-se dizer que é a mítica criação do mundo e das crenças.

Em um lugar o poderoso rei Ádalo criou os Enzoleios, amantes do conhecimento e a partir disto das trevas se fez a luz no Universo; as galáxias se esfuziaram ; o tempo não existia. Dá para lembrar-se de algo? A metáfora da criação. E com a criação, surge a consciência intermitente do ser. Consciência esta que logo será ludibriada pelo livre-arbítrio, questionado por Dalém, um ser enigmático que colocará a autoridade do rei Ádalo em cheque. Em contrapartida o grande Rei cria os erchominos, e estes serão os formadores de todos os outros povos, pois ao se utilizarem da livre escolha os Enzoleios, permitiram o caos. Assim nasce o Reino de Edammael e a origem.

Oldar – Guerra das Traição, nada mais é que o discurso ficcional sobre o poder de Deus e do homem; o livre-arbítrio; a busca do equilíbrio, poder e cobiça. A partir da criação de um Novo Mundo, vemos a tentativa dos gêmeos Gormom e Dormom de construírem um reino unificado e governado pelos dois, porém uma mulher será  a culpada pela transformação do destino de um povo. A partir daí vidas são separadas e nunca mais serão as mesmas.

Nos últimos tempos a literatura brasileira ganhou novos nomes e novas maneiras de criar histórias. Sobre quase tudo estes novos escritores fazem suas narrativas. Em vista disto, percebemos a literatura de fantasia tornar-se um instrumento de expressão que nem sempre relata a ficção, daí o recurso da verossimilhança é a ponte mais utilizada para isso. Em Oldar – Guerra da Traição, Rondinelli Fortalesa cria um mundo mítico, guiado por um ser que se transforma em uma ave de fogo, para expressar  um pouco da própria criação do mundo que vivemos hoje. 

História interessante, apesar dos cortes bruscos na narrativa. Oldar – Guerra da Traição é o ínício da história, aguardemos sua continuação.

Um comentário :

  1. Nossa, fiquei muito feliz de etr escolhido esse livro kkk
    Realmente fiquei muito curioso agora! o/

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique