Divas Abandonadas

sábado, 12 de maio de 2012

Teté Ribeiro
Editora Jaboticaba/Sextante
ISBN:9788575427095
Ano:2011
Páginas: 240



Sinopse
Que mulher nunca sonhou em ser uma diva?

Há 10 anos, a princesa Diana morria em um acidente de carro em Paris fugindo de uma turma de fotógrafos, loucos por uma imagem  nova e sensacionalista. Diana sofreu com os tablóides, com as fofocas, com a sua celebridade. Mas, mais do que isso, na intimidade, Diana sofria de um mal com que muitas mulheres se identificam: pouco amor. Baixa estima. Problemas com sua imagem.
Como ela, outras mulheres famosas, lindas, ricas e conhecidas também tiveram decepções gigantescas na vida amorosa. Quase tão grandes quanto o fascínio que elas mesmas provocam.
Na época de Jackie O., Tina Turner, Marilyn Monroe, Sylvia Plath, Maria Callas e Ingrid Bergman, a vida das celebridades não era tão dissecada e catalogada como foi a de Diana e como são as de hoje. Divas Abandonadas conta a história dessas sete mulheres, que viveram vidas públicas e dores privadas.

Resenha por Ver Sobreira

No dicionário duas de 5 definições da palavra celebridade é: 1.Notoriedade, reputação, renome; condição daquele ou daquilo que se distingue por ter raras qualidades (ger. louváveis); 2. Pessoa célebre, famosa, ilustre1. Então, é sobre 7 mulheres famosas e célebres que trata o livro da jornalista Teté Ribeiro. Mulheres relevantes que tiveram grande notoriedade no mundo, mas que em suas vidas íntimas sofreram grandes decepções, tristezas e infortúnios. Mulheres que só queriam ser amadas e protegidas, terem seus príncipes encantados, porém nem a verdadeira princesa entre estas, teve o final feliz de seu conto de fada.

Teté Ribeiro nos apresentada de forma descontraída e bem sintetizada um pouco da história de bastidores destas divas. Que o glamour e a fama não foram suficientes para fazerem delas mulheres felizes, e algumas tiveram destinos trágicos.Começando com a inesquecível Lady Di, cuja a mãe abandonou-a aos 6 anos de idade, era considerada "gordinha" e desajeitada. Viveu um casamento fadado a dar errado mesmo antes dele ser celebrando; celebrar – celebridade. Lady Di, como todas às outras mulheres deste livro, refugiaram-se de certa forma na fama de seus nomes, na celebração de coisas que estes nomes poderiam realizar. Mas nada disso foi suficiente, pois não era isso que nem ela e todas as outras queriam.


Jackie O., quando jovem era considera feia, muito alta, com muito músculo para uma mulher, inteligente, entre outras coisas, pelo menos era isso que sua mãe considerava. Esta mesma mãe dizia que Jackie, dificilmente conseguiria arranjar um bom casamento, já que os homens não gostavam de mulheres inteligentes. Ela sempre teve alguns conflitos com a mãe, que se separou de seu pai, um francês bonachão que perdeu toda a fortuna em investimentos arriscados, mas Jackie ao contrário sempre se deu bem com ele. Aos 22 anos conheceu JFK, e apaixonou-se, sua vida transformou-se a partir daí; pensou que viveria algo diferente e sincero, o casamento para ela era uma espécie de "salvação", longe dos conflitos com a mãe. Na volta de sua lua de mel JKF mostrou quem ele era: um mulherengo inveterado, que não importava-se em flertar com outras mulheres na frente dela.

Além de Lady D. e Jackie O., Divas Abandonadas também retrata a vida de: Sylva Plath, poetisa...uma tragédia anunciada. Sylvia tinha fome de viver e queria viver intensamente, sempre precoce aos 11 já se interessava pelos meninos, o que lhe renderia problemas pela vida toda; Maria Callas a grande diva da ópera, detestava cancelar apresentações, gordinha desde a infância sempre sofreu com o "efeito-sanfona", e isso atingia muito seu estado de espírito, a levando a uma constante depressão. Ela tentava dissimular isso, porém nem sempre era fácil. Casou-se uma única vez, mas teve inúmeros envolvimentos amorosos e seu grande amor foi Aristóteles Onassis; Tina Turner, esta sem dúvida é uma diva tanto, quanto as outras. Amar, querer viver e ser livre sempre foi um problema;  Marilyn Monroe, quem  não queria viver o glamour à volta desta diva. Mas quem gostaria realmente de vivenciar o que ela viveu, sucesso profissional conjugado com o fracasso na vida afetiva, combinação desastrosa e fatal ; e por fim Ingrid Bergman casou-se três vezes, porém nunca sentiu-se feliz. Atormentada durante a infância e adolescência por grandes perdas afetivas. Queria amar intensamente, mas parecia que tinha medo da entrega, talvez devido as perdas que sofreu.

O mais curioso entre todas estas divas é o amor. Este sentimento que corrói e que acalenta, que decididamente não foi bom para elas, mas mesmo assim  elas amaram. A única que ainda é vive é Tina Turner, que sempre disse que apesar do que sofreu, não mudaria sua maneira de pensar e agir. Espero que gostem de Divas Abandonadas, pois gostei muito de saber um pouco mais sobre à vida destas mulheres.

 Nem só de glamour elas viveram.

1.Aulete digital

7 comentários :

  1. É curioso e ao mesmo tempo triste ver como mulheres taõ bonitas, tiveram uma vida tão sofrida. É como você disse nas resenha"Nem só de glamour elas viveram"
    Gostei muito da resenha e quero o livro. Participando!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente para elas, a vida não foi fácil. Pessoas que parecem ter tudo, mas falta o principal. Triste.
    Mas quero livro para entender melhor. Participando!!!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza um livro bastante interessante, levando em conta que essas mesmas pessoas são conhecidas como celebridades e acabam por não ser capazes de ter voz para mostrar o seu lado humano. Esse livro é uma chance de mostrar como são essas pessoas no seu dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  4. Este livro deve ser bem interessante, por mostrar o outro lado da fama. Grande parte das pessoas imaginam que só por ser famosa uma pessoa tem a vida perfeita, não precisa de mais nada; mas essas divas e muitos outros famosos confirmam que isso não é verdade. Eles são capazes de sentir o vazio que qualquer outro ser humano sente. Gostaria de ler e conhecer a histórias dessas divas de forma mais profunda.

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da resenha, já estou doida pra ler. Participando!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica do livro.
    Parabéns pela resenha e pelo blog.
    Já estou seguindo.

    Bjos,
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  7. Nossa AAAAAAAAAAAAAAAAAAMEI deveria existir mais livros assim sinceramente, iria calar a boca de muita gente que diz que famoso só tem vida boa, mas não sabem o que eles passaram ou o que eles passam todos os dias, preciso disso livro :O

    bj Lari

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique