O Tamanho do Céu - DL - 2012

segunda-feira, 30 de abril de 2012


The Weight of Heaven
Thrity Umrigar
Editora Nova Fronteira

Tradução: Paulo Andrade Lemos
Ano:2009
Páginas:384


Sinopse
Quando perdem seu único filho, Benny, levado por uma doença repentina aos sete anos de idade, Frank e Ellie Benton veem a vida perfeita que haviam construído se estilhaçar. A casa de Michigan, nos Estados Unidos, cheia de marquinhas a lápis pelas paredes, feitas para medir o crescimento do menino, e onde os corredores ainda ecoam surdamente suas gargalhadas, se torna insuportável para ambos e seu casamento começa a naufragar(...)

Resenha por Ver Sobreira

Índios,


Não sei se vocês lembram do Desafio Literário que a Tribo está participando, para dizer a verdade o Thales parece que desistiu e eu estava pensando fazer o mesmo. Explico, porque também é um forma de protestar. No mês de fevereiro quando o tema era nome próprio comecei a perceber que algumas pessoas que leram mais de 8 livros chamavam um único parágrafo com um resumo do livro e mais algumas informações, de resenha. Confesso que fiquei revoltada, porque ao final essas pessoas vão ganhar, não porque deram informações de qualidade sobre um livro, mas sim porque leram 100 livros. Mas, desafio é desafio e eu mesma me forcei a pelo menos ler um, da lista que me propus, já que meu tempo está curto e tenho que ler tantas outras coisas.

Mediante isso, meu livro para o mês, cujo o tema é autores asiáticos é O Tamanho do Céu, de uma autora de indiana incrível, que hoje vive nos Estados Unidos Os outros livros dela A distância entre nós, Um lugar para todos e A doçura do mundo, são igualmente ótimos e já  li todos. 

Esta é a história de Frank e Ellie um casal estadunidense que se ama muito, mas que tem o casamento abalado pela morte do único filho, Benny. A partir desta perda tudo fica diferente, mas eles nem percebem direito o que está acontecendo. Vivem como estranhos dentro da própria casa, para Frank, Ellie é como um personagem de um livro que ele esqueceu-se do nome.

(...) Quatro meses após a morte de Benny, ele ainda estava se concentrando no trabalho herculéo de colocar um pé na frente do outro. de inventar motivos para se levantar da cama de manhã. Ele murmurou alguma coisa para o Pete sobre quanto apreciava o voto de confiança, mas disse que aquele não era um  bom momento em sua vida para uma mudança (...)

Mas, a mudança ocorre por força de Ellie e eles vão para Índia, exatamente na cidade de Girbaug, tentar reencontrar um rumo em suas vidas. Chegando lá, pensavam encontrar uma coisa, mas encontraram outra. Ellie entra de cabeça na nova situação e procura logo se socializar, fazendo trabalho voluntário, porém Frank continua taciturno e distante, e tudo piora por conta dos problemas de trabalho. Eis que ele conhece Ramesh, filho do casal que vai trabalhar para eles.

– Frank, Ramesh não é o Ben...
– Cale a boca – interrompeu Frank – Não diga nada. Se tem algum juízo, não diga nada.
Com seis palavras indiscretas Ellie tinha rasgado as roupas dele, removido as últimas camadas de músculo e pele que ainda resistiam e chegado ao coração que estava morto até um menino indiano de cabelo escuro e olhos vivos restaurar algumas batidas (...)
  
Thrity Umrigar é dona de uma narrativa ao mesmo tempo complexa e pragmática, pois ela apresenta o quanto as relações humanas podem ser simples, e ao mesmo tempo contesta mostrando a complicação que nós, seres humanos fazemos destas relações. Um casal estadunidense em plena Índia – e diga-se de passagem distante da capital –, que vai se exasperar com os conflitos de um país carente, mais cheio de curiosidades. Frank que acaba  envolvendo-se afetivamente, por saudades do filho perdido, com o menino Ramesh, vai rivalizar com diversos costumes indianos, ou seja, o famoso choque cultural. Umrigar vai marcando toda a trajetória do casal e de suas buscas e conflitos, através das estações do ano, para que tenhamos  talvez a noção de uma continuidade angustiante e esmagadora.

O que é o 'tamanho do céu'? Pode ser qualquer coisa, uma solução, um modo de vida, uma mudança de um mundinho seguro, onde tudo estava perfeitamente arrumado e foi abalado pelo destino. Frank e Ellie, vão percorrer um longo caminho dentro de si mesmos para redescobrirem o amor e  renovar o gosto pela vida. Na Índia, eles entraram em contato com pessoas, que fazem do pouco, uma felicidade plena . Pessoas que já sofreram mais, ou pior que eles, mas não perderam a fé. 

Bom é isso, espero que vocês tenham a oportunidade de lerem este livro.


2 comentários :

  1. Esse livro é muito lindo. Virei fã da autora por intermédio dele.

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique