O Circo da Noite

terça-feira, 20 de março de 2012

The Night Circus
Erin Morgenstern
Editora Intrínseca

Tradução: Claudio Carina
ISBN:9788580571608
Ano:2012
Páginas:368

Sinopse
O circo chega sem aviso. Nenhum anúncio o precede, nenhum cartaz em postes ou outdoor, nenhuma menção ou propaganda nos jornais locais. Simplesmente está lá, quando ontem não estava.
Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirintos de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam  no ar.

Resenha por Ver Sobreira

Bem-vindo a Le Cirque des Rêves

Esqueça tudo o que você conhece sobre o circo e entre nesta aventura; não só de domadores, de mágicos e malabaristas, é de muito mais. A magia do circo é algo incontestável e ao mesmo tempo misteriosa.  Erin Morgenstern, consegue transmitir isso em seu romance de estreia O Circo da Noite. O espetáculo é sem igual, bem escrito, paradoxal. Encantador e aterrorizante, fascinante e bizarro; um conto de fadas direto de Londres para alguns lugares do mundo em fins do século XIX adentrando ao XX.

O Circo da Noite é  um romance arrebatador entre dois jovens ilusionistas Celia e Marco, que têm por trás de ambos outros dois grandes "ilusionistas" em um disputa eterna, Próspero e Alexander. Os dois foram criados para serem oponentes, e não amantes.

Por trás de todos os truques e encantos, porém uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para  participar de um jogo arquitetado por seus temperamentais instrutores. Sem que os competidores saibam, apenas um deles sobreviverá, e o picadeiro é somente o palco para uma memorável batalha de habilidades (...)

Le Cirque de Rêves ou, o Circo dos Sonhos é um local fascinante e misterioso. Dentro de suas inúmeras tendas listradas de preto e branco se desenrola à princípio  um duelo silencioso entre dois ilusionistas. Logo no início  Marco reconhece sua oponente, mas Celia não faz ideia de quem ele seja,  até mais ou  menos a metade da narrativa quando os dois se encontram em  meio a uma chuva numa praça de Praga. A partir deste momento, a história ganha contornos mais bizarros e inusitados. Marco e Celia estão envolvidos em algo muito maior do que imaginam. Qualquer movimento que eles façam, afetarão não só à vida deles, mas de todos que estão à sua volta.  Le Cirque de Rêves são eles, e eles são o circo. 

O circo estreia e sai pelo mundo. O tempo dentro dele é muito diferente do de fora de seus portões, algo muito sombrio. Só funciona durante a noite e durante o dia parece não existir ninguém lá. Ninguém sabe quando ele chega e muito menos quando ele vai embora. A magia do Le Cirque de Rêves, está nas pessoas que vivem nele e não nos personagens que elas representam. Tsukiko, a contorcionista tatuada figura misteriosíssima; Isobel e seu baralho encantado; Poppet e Widget, os especiais gêmeos Murray são algumas destas pessoas e os personagens são os espectadores que se envolvem na magia do circo. Principalmente, Chandresh Lefèvre, o idealizador e dono do circo, porém  nunca foi seu verdadeiro proprietário, Herr Friedrick Stefan Thiessen, que criou o grupo rêveurs, seguidores e adoradores do Le  Cirque de Rêves e o jovem Bailey Alden Clarke que jamais será a mesma pessoa depois de visitar o circo e terá no futuro um papel importantíssimo nos rumos que o circo tomará.

(...)À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia alcançam novos e fantásticos níveis. O jogo prossegue e toda a trupe – o excêntrico proprietário, a elusiva contorcionista, a mística vidente e os dois gêmeos ruivos nascidos nos bastidores – é arrebatada por uma onda de feitiços e encantamentos(...)

Erin Morgenstern demonstra em seu debut, ser dona de uma narrativa cativante, dinâmica e reveladora. Ao lermos, temos a incrível sensação da materialidade de seus personagens, você é capaz de vivenciá-los e de querer seguir o Circo dos Sonhos. Morgenstern nos faz viajar em um mundo repleto de fantasias, você pode acreditar no que quiser, em tudo ou em nada. Se falar mais aqui, acabarei contando um história linda e muito criativa, dessa forma estragaria o melhor da leitura, as surpresas dos acontecimentos e o desenlace de cada personagem. O Circo da Noite é uma experiência sedutora e emocionante. Concordo com um dos comentários que se encontra na capa contracapa (...)  O único desapontamento de verdade é saber que jamais poderemos comprar um ingresso – The Christian Science Monitor

Aguardemos ansiosos sua adaptação para o cinema, com estreia provável  para o fim de 2013, pois a Summit Entertainment comprou os direitos de filmagem deste livro. Será um espetáculo para os olhos, ver materializados o Jardim de Gelo, o Labirinto das Nuvens, a Árvore dos Desejos, entre outras tendas do grande Le Cirque de Revês.  Leitura Recomendadíssima. Parabéns Editora Intrínseca por esta aquisição.

17 comentários :

  1. Acho que vou amar esse livro, só de ler a sinopse já dá vontade de ler, e olha que não é sempre que uma sinopse chama a minha atenção, e depois da resenha então, certamente esse livro está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei um pouco amedrontada ao ler a resenha... Mais ainda ao ver o marcador "terror"! Parece um livro absurdamente interessante, mas eu sou totalmente medrosa e acho que não daria conta de ler. De repente é só uma primeira impressão.

    Indiquei vocês pra responder um meme lá no meu blog, passem lá!

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito cativante a resenha. Dá vontade de sair correndo e comprá-lo imediatamente. Quero ler o mais rápido possível, gostei muito mesmo. Compartilhei o post no meu blog :D

    ResponderExcluir
  4. Sempre fui fascinado pelo circo, em todos os aspectos, sempre quis ser um artista circense e poder viajar o tempo todo levando alegria para a galera, com certeza ao ler a resenha voltei a sonhar com isso, espero um dia poder realizar esse sonho, amei a resenha me fez voltar na minha infância

    ResponderExcluir
  5. Mundo fascinante do circo e quando se tem romance se torna um espetáculo completo.
    Quero muito ter a oportunidade de ler,conto com a sorte.bjs á todos.

    ResponderExcluir
  6. Muuuuuuuuuuuuuuuito booom!!!! Deve ser fascinante!
    Resenha ótima!

    ResponderExcluir
  7. Adoreeeeeeeeeeeei a resenha, o livro deve ser perfeito!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que resenha apaixonada, foi emocionante lê-la. Eu já estava curiosa pelo livro, imagine agora. Muito detalhada e sensível. Uma ótima leitura, assim como parece ser a do livro.
    Estou ansiosa para conhecer o circo.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que resenha apaixonada, foi emocionante lê-la. Eu já estava curiosa pelo livro, imagine agora. Muito detalhada e sensível. Uma ótima leitura, assim como parece ser a do livro.
    Estou ansiosa para conhecer o circo.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro me parece ser tão fascinante!
    Vejo-o na Saraiva e fico babando em cima :)
    Adoro as resenhas da Tribo, sabia? Sempre tão completas, tão entusiasmantes.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. a resenha nos aguça a querer ler este livro. A magia do circo sempre me encanto desde cedo. Sei que vou gostar muito.

    ResponderExcluir
  12. A magia do circo sempre foi tentadora e fascinante. A resenha sem spoiler intensifica nossa vontade de ler este livro.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, acho que se eu visse esse livro em uma loja passaria direto. Mas, não, você tinha que me deixar imensamente curioso e cheio de espectativas com esse livro!

    Acho que depois da frase "a história ganha contornos mais bizarros e inusitados" eu desisti da sanidade... Amo esses livros com mistérios. Pode ser que eu esteja viajando, mas a descrição me pareceu uma mistura de Sidney Sheldon com Stephen King.
    É, acho que eu viajei mesmo.
    De qualquer jeito, fiquei curioso.

    Israel Félix

    ResponderExcluir
  14. Nossa, gosto muito de livros com um toque de suspense. Esse livro parece ser ótimo e tem uma capa linda. É bom sair um pouco dos romances água com açúcar. ótima resenha!

    Izabel

    ResponderExcluir
  15. Esse toque de suspense que gira em torno dessa história, vale a pena ler pra conferir, pois o livro parece ser muito bom. Mas uma leitura interessante. Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  16. Pelo que percebo, por dentro dos bastidores, se esconde um grande romance no qual o leitor poderá acompanhar.
    Circo não é apenas um local para o entretenimento, é também um local com magia, aventura, comédia e ousadia. Personagens que prometem cativar do início, meio e fim da história; casal da trama que promete fazer a todos se encantar com esta belíssima história.
    Poderemos "finalmente" saber o que acontece quando as luzes se apagam e o espetáculo termina.
    E como no circo o livro promete aquele Gran finale.

    Faço minhas as palavras que se encontram no verso do livro "O único desapontamento de verdade é saber que jamais poderemos comprar um ingresso – The Christian Science Monitor".

    ResponderExcluir
  17. Então né.... Dona Verônica!!!! A senhorita faz uma resenha assim, uma coisa que da vontade de sair e comprar o livro na hora e eu sem poder sair de casa. Adorei todo esse clima de suspense que o livro tem, misturado com um possível romance. Adorei a resenha. Dica anotada. bjoks
    Eykler

    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique