Imitação Mortal

sábado, 10 de março de 2012


Imitation in Death
Nora Roberts
Editora Bertrand Brasil 

Tradução: Renato Motta
ISBN:9788528615210
Ano: 2011
Páginas: 448


Sinopse
Verão de 2059. Um homem usando capa preta, bengala e cartola se aproxima de uma prostituta em uma rua escura de Nova York. Minutos depois, a mulher está morta. Um bilhete é deixado na cena do crime, endereçado à tenente Eve Dallas, convidando-a a partticipar de um jogo de gato e rato a fim de descobrir a identidade do assassino. A assinatura no bilhete é, simplesmente "Jack".
Eve está no encalço de um criminoso que conhece a história dos serial killers mais famosos do mundo tão bem quanto a dela mesma. Ele estudou os mais importantes e cruéis assassinatos dos tempos modernos e agora quer deixar sua marca na história. Já escolheu a vítima : Eve Dallas. Tudo o que a tenente sabe é que o plano dele  é imitar os mais afamados assassinos, começando por Jack, o Estripador.


Resenha por Ver Sobreira

Índios,

Neste mês no DL- 2012 que estamos participando o tema é serial-killer. O primeiro livro que trago para vocês nesta temática é Imitação Mortal. Mortal é uma das séries policiais mais aclamada no mundo. Escrita pela autora estadunidense Nora Roberts, que assina como  J.D.Robb. No Brasil, ainda este mês será lançado o décimo oitavo livro Dilema Mortal, mas nos EUA  já foram publicados mais ou menos trinta títulos desta série. O cenário é a Nova York do século XXI, muito moderna,  porém os crimes não foram extintos. O ano 2059. 

Para quem não conhece a série ela é protagonizada pela Tenente da Polícia de Nova York, Eve Dallas, policial durona e "esquentadinha", mas que prima pela justiça acima de qualquer coisal. Eve é casada com um milionário "bonitão", de passado duvidoso, porém de presente limpíssimo chamado Roarke. Os dois conheceram-se durante a investigação de um crime em que Roarke era um dos suspeitos de assassinato. Este foi o primeiro livro da série Nudez Mortal.


Neste décimo-sétimo livro, Eve anda às volta com um criminoso que imita o modus operandi de assassinos famosos. Um deles, Jack, Estripador. O assassino que está à solta desafia a Tenente Dallas a encontrá-lo, deixando nas cenas dos crimes  bilhetes, muito bem escrito, em papel especial. Pois na Nova York de 2059, é uma infração utilizar papel que não seja reciclado e isso para Eve é uma peça fundamental na solução desta série  de crimes, pois só pessoas muito ricas podem ter acesso a esse tipo de papel.

Ao longo da narrativa o assassino vai imitando outros tipos da história do crime, por exemplo Albert DeSalvo, o estrangulador de Boston e Theodore Bundy, o assassino do  Fusca, que assassinou em torno de 15 universitárias entre a primavera e o verão de 1974 nos EUA . Os crimes vão realmente se tornando uma brincadeira de gato e rato, já que a tenente começa a perceber que o verdadeiro objetivo do assassino pode ser ela mesma. Até o final da trama encontramos  certa dificuldade para identificar o assassino.

 Por ser parte de uma série, neste livro há passagens que são repetitivas e bem típicas, por exemplo, as tórridas cenas de sexo entre Eve e Roarke. Mas, mesmo assim Nora Roberts tenta a cada livro trazer novidades criando assassinatos fantásticos e mirabolantes. Eve, é uma personagem forte, mesmo sendo protagonista de uma série. Depois que ela casou-se com o bonitão e milionário Roarke, ela ficou mais sociável, porém continua durona. Sempre acompanhada de sua fiel "escudeira" a policial Delilah Peabody,– que neste livro prestará exame para detetive –, ela não dá trégua aos suspeitos e sempre desenrola as tramas dos assassinos.

Para quem gosta de livros policiais a série Mortal é um "prato cheio', principalmente porque passa em uma realidade alternatina, Nova York daqui a mais ou menos 30 anos. O curioso é que estes livros começaram a serem escrito no final da década de 1980 e muito da tecnologia citada nos livros, está disponibilizada de 5 anos para cá,  fator interessante que sustenta o livro para quem gosta da série.
Este é o décimo-sétimo, mas sugiro a leitura de todos já lançados aqui. Meu próximo livro do DL-2012 é O Hipnotista

Um comentário :

  1. Nó, acho que só li até o terceiro. Quando me deparo com a informação de que se trata do décimo sétimo livro da série, nem sei o que pensar. Sinto que nunca vou seguir ler a série toda..rs

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique