Garota Replay

sexta-feira, 23 de março de 2012

Tammy Luciano
Editora Novo Conceito/Jovem

ISBN:9788581630076
Ano: 2012
Páginas:144

Sinopse
Você já pensou em uma noite qualquer, dar de cara com você? Sim, descobrir que neste mundo há outra pessoa exatamente igual a você. Igual, não; outra você. Este é só o começo da revolução na vida de Thizi. A garota carioca, alto-astral e sorriso largo, começa a perceber que sua vida tem segredos. Ela teria uma irmã gêmea? Estaria sofrendo alucinações?
Thizi não tinha a menor ideia de como enfrentar as traições do namorado, o distanciamento dos pais, os comentários das pessoas e a vida bagunçada por tantos acontecimento. Quando achou que já tinha perdido mais do que poderia, seu melhor amigo decide se afastar,  pelo bem dos dois.
Agora, Thizi precisa descobrir detalhes sobre seu passado, salvar uma amizade, descobrir seu grande amor e gritar para si mesma: O quer significa a Garota Replay?
No final, muitas perguntas serão respondidas... Mas da maneira mais surpreendente possível.

Resenha por Ver Sobreira

Creio que na vida todos nós gostaríamos em algum momento de encontrar consigo mesmo. Quem sabe para resolver diferenças; falar algo que ficou entalado na garganta; voltar atrás em alguma decisão desastrosa. Quem não gostaria? Por que? 

O ser humano vive de escolhas erradas e certas e nem sempre é possível desfazer uma "burrada". Vez por outra nos perguntamos: Por que não dei um soco na cara dela? ou ainda Por que escolhi A e não B? Bem, é mais ou menos disso, e um pouco mais do que se constrói a narrativa de Garota Replay de Tammy Luciano.

Thizi é uma garota normal que mora na zona oeste do Rio, precisamente na Barra da Tijuca. Ela tem uma amiga  Beta, um grande amigo e parceiro que a apoia em quase tudo, Tito e um namorado "mais ou menos", Tadeu. Vive certos conflitos, pois "convive"com pais ausentes e praticamente foi criada por sua empregada de anos Nil. Apesar disso é uma menina sensível e desencanada, tenta não deixar certos acontecimentos influenciarem à sua vida,  pelo menos não diretamente.

EU ESTAVA FICANDO LOUCA. Foi isso que pensei quando aquilo aconteceu. Difícil admitir os últimos acontecimentos da minha vida, porque eles ocorreram de maneira tão misteriosa que durante muito tempo questionei minha sanidade (...)

Várias situações começam a ocorrer, desde à noite em que ela se encontra consigo mesma. Thizi passa o tempo todo tentado descobrir quem é aquela garota que é a sua cara. Seu namoro chegou ao final, pois ela não aguenta mais ser traída por Tadeu. E neste momento de sua vida, ela está passando por uma fase de transição e tentando buscar um autoconhecimento. Prefere estar sozinha para pensar e tentar se encontrar.

VAMOS ESCLARECER OS FATOS. Há um mês, eu tinha terminado com Tadeu, depois de muitas traições –  a traída , eu –, sendo motivo de comentários e pena de muita gente. (...)

A verdade é que Thizi anda confusa, até seu melhor amigo Tito resolveu se afastar dela, como ele mesmo disse para o bem dos dois. Ela vê tudo se desmoronar à sua volta e está ficando sem propósito. Em torno dos vinte anos, ela não sabe mais como conduzir sua vida, o que fazer, que carreira seguir. Faz Administração e  no começo da história trancou a faculdade, para se "dar um tempo." Está tentar entender o que deu errado em sua vida.

A narrativa de Tammy Luciano é simples e direta, pois trata do cotidiano de muitas meninas. Sendo da idade de Thizi, ou não, muitas irão se identifica. A história da personagem é sobre o medo de ser feliz, de escolher a carreira certa, de amar e ser amada, entre outros conflitos típicos desta fase. É o fato de querer fazer e acontecer, mas ser travada pela insegurança. O final é tudo menos o que imaginamos, mas antes de chegar a ele Thizi terá que aprender a superar o medo e a desconfiança, resgatar sua autoestima e descobrir com quem verdadeiramente ela pode contar.

(...) Mesmo naquela situação, consegui entender que, pela primeira vez na vida, eu realmente acreditava em alguém. Fui criada para desconfiar das pessoas. Recebia geralmente um "voltamos já" dos meus pais, nunca rápido (...)

Não sei dizer se Tammy Luciano pretende escrever mais algum livro, em que coloque Thizi em outras situações, mas seria super interessante. Garota Replay é uma leitura muito agradável. Recomendo.

Aguardem que faremos um post de uma entrevista com a Tammy e em breve o sorteio de dois Kits especiais deste livro enviados pela nossa parceira  editora Novo Conceito. Valeu Novo Conceito por dar crédito e qualidade a Literatura Brasileira Contemporânea.

10 comentários :

  1. Gostei muito da resenha. Como é literatura para jovens vou ler, pois dou aulas de reforço escolar e sempre é bom indicar livros para os meninos e meninas.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha se ganhar já sei a quem vou presentear este kit.O livro é muito interessante para jovens.

    ResponderExcluir
  3. Tô doida pra ler! *-*

    ResponderExcluir
  4. Resenh amaravilhosa!!! Eu quero ler\oo/

    ResponderExcluir
  5. Achei a resenha o máximo!
    e essa história da Thizi encontrar com ela mesma é mt interessante.
    Eu quero ler!

    ResponderExcluir
  6. Resenha ta otima, o livro parece bom, a capa é linda, a editora maravilhosa, aaaaaah quero ler

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique