Dia Nacional da Poesia

quarta-feira, 14 de março de 2012



Hoje, 14 de março é considerado o dia Nacional da Poesia, porque nesta data há mais de 160 anos nascia Castro Alves, um dos maiores poetas brasileiros. Em homenagem a ele, esta data foi oficializada.

Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.1

Gênero Poético

A poesia é um gênero em que as qualidades estéticas da linguagem predomina sobre o conteúdo. Esta é uma das formas mais antigas de arte, utilizando diferentes dispositivos ou procedimentos em fônico-fonológico, semântico e sintático. A poesia faz adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também. Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.1

Na antiguidade, a poesia era considerada uma realidade espiritual que transcendia a linguagem e a fala. O drama, a poesia e a épica sempre foram escritos em versos, porém a poesia que muitas vezes foi associada  a lírica(ópera) era a mais apreciada, pois é o gênero no qual o autor expressa seus sentimentos e opiniões pessoais. Há evidências de poesia na linguagem escrita em hieróglifos egípcios em 25 a.C. Estes são na sua maioria músicas e trabalhos religiosos. Além disso, especialistas acreditam que a Epopeia de Gilgamesh2 é uma das primeiras obras escritas, criada pelos sumérios em escrita cuneiforme e tabuletas de argila.

A poesia moderna é caracterizada pela sua capacidade de síntese e de associação; uma de suas principais ferramentas é a metáfora (uma expressão que contém uma comparação implícita entre termos que sugerem naturalmente uns aos outros). Originalmente, a poesia nasceu para ser cantada, assim o poeta tinha de se preocupar com a métrica, a rima e o ritmo de suas criações. Como está escrito, a poesia é dividido em versos, que por sua vez podem ser agrupadas em conjuntos chamados estrofes.

Entre os diferentes tipos de formas poéticas, temos o soneto (um poema composto de dois quartetos e dois trigêmeos, em que todos os versos são poesia heróica e a rima é consoante), romance (composto de um montante fixo não octossilábico; pares de versos rimados assonância e rima não é ímpar), a música (um poema de quatro linhas em que as rimas de segunda linha com a quarta) e décima (apresenta dez versos octossilábico).
Gilgamesh
Referências bibliográficas:
1-http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-poesia.htm
2.A Epopeia de Gilgamesh ou Épico de Gilgamesh é um antigo poema épico da Mesopotâmia (atual Iraque), uma das primeiras obras conhecidas da literatura mundial. Acredita-se que sua origem sejam diversas lendas e poemas sumérios sobre o mitológico deus-herói Gilgamesh, que foram reunidos e compilados no século VII a.C. pelo rei Assurbanipal. Recebeu originalmente o título de Aquele que Viu a Profundeza (Sha naqba īmuru) ou Aquele que se Eleva Sobre Todos os Outros Reis (Shūtur eli sharrī). Gilgamesh provavelmente foi um monarca do fim do segundo período dinástico inicial da Suméria (por volta do século XXVII a.C.).

http://www.poemas-del-alma.com/

Um comentário :

  1. Foi por causa da poesia que me tornei professora de Literatura.

    Não desmerecendo os outros gêneros, mas considero o gênero poético a mágica do escrever. Transformar sentimentos tão complexos em versos e muitas vezes em pequenos trechos, é de uma maestria para poucos e Castro Alves foi um desses seletos poetas.

    Viva a Poesia e nossos Poetas.

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique