São Valentim - Dia dos Namorados e Livros

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012




O Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no Brasil, mas nos Estados Unidos e na  maior parte da Europa é comemorado dia 14 de Fevereiro, também chamado de Dia de São Valentim (Valentine’s Day), em homenagem a um padre. É quando os casais celebram sua união, e é muito comum nessa data a troca de cartões e presentes especiais, flores, bombons e jantares são os mais utilizados, mas livros  também  e isso tem sua explicação na Idade Média. Nessa data, os casais também agradecem o companheirismo e a dedicação entre ambos durante o ano todo.
Mas por aqui há os "multicultores" apaixonados, que têm costume de comemorar no dia 14 de fevereiro e acabam  por "festejar" duas vezes ao ano.

Mas que era São Valentim?
São Valentim (ou Valentinus em latim) é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim. Só isso? Não. 




Juno era a rainha dos Deuses e Deusas; adoradas pelos Romanos. Também conhecida como a Deusa das mulheres e do casamento. No outro dia, 15 de fevereiro começava a festa de Lupercalia.

Nesse tempo as vidas dos rapazes e raparigas eram vividas completamente separadas, mas havia o costume do sorteio, nas vésperas do festival, do festival da Lupercalia; a regra era, meter os nomes escritos em bilhetinhos das moças de Roma, num frasco ou caixa, como entenderem melhor.

No dia 15 de fevereiro cada rapaz tirava o nome de uma delas para ser seu par, durante o tempo do festival, o que muitas vezes durava um ano, tornando-se este sorteio muitas vezes em amor verdadeiro, e daí resultava o casamento.


Nesse tempo, debaixo das regras do Imperador Claudius II, Roma estava sempre envolvida em guerras sangrentas e cruéis; ora desta maneira ele tinha dificuldade de encontrar soldados voluntários para a sua liga militar. O imperador Claudius acreditava que a razão era porque os homens não queriam deixar seus amores e suas famílias (não se enganava não) o resultado foi o imperador estabelecer um decreto, de cancelar os casamentos, marcados, e os apalavrados em Roma. Nos dias em que Claudius fosse imperador.

São Valentine nesse tempo era um frade cristão, que secretamente casava os casais enamorados. Por isso que foi preso e arrastado até à prefeitura de Roma, depois de alguns dias de calabouço foi condenado a ser morto à paulada e sua cabeça cortada. Foi martirizado no dia 14 de fevereiro, aproximadamente no ano 270 d.C. Nesse tempo, no 14 de fevereiro havia a celebração da deusa Lupercalia, e escolhido o dia porque era o dia que se sorteavam às moças.

Uma das moças que ele casou era filho do capitão da guarda, que secretamente o ia visitar, e no dia que o arrastaram para ser morto, Valentine deixou uma nota à garota

Dizendo-lhe: muito obrigado pelas visitas assinadas (o teu amor Valentine)(...) Com a cristianização progressiva dos costumes romanos, a festa de Primavera, comemorada a 15 de Fevereiro, deu lugar às comemorações em honra do santo, a 14 de Fevereiro.
Com o decorrer do tempo, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo na Inglaterra e na França e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializados no início do século XIX. Atualmente, o dia de S. Valentim é comemorado em muitos países do mundo como pretexto para os casais de namorados trocarem presentes.1

 Mas o que isso tudo tem haver com livros?

Eu direi: Alguma coisa. Na da Idade Média quando a igreja ditava tudo, moçoilas bem comportadas não olhavam nem para o lado, mas trocavam bilhetes dentro de livros com seus amados, mesmo a maioria não sabendo ler e escrever. Como faziam? Simples, alguns padres inspirados na história de São Valentim eram seus "alcoviteiros". Curioso, não?
 Então, se você é um desses "multicultores" apaixonados, hoje é dia de dizer "Eu te amo" com um livro bem romântico. Abaixo e acima há algumas bem interessantes. Se aventurem!




Livros estão em todo lugar, sempre livros....

1.http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dia-dos-namorados/dia-de-sao-valentino.php




Nenhum comentário :

Postar um comentário

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique