O Segredo de Esplendora - A origem

sábado, 4 de fevereiro de 2012


Tatiana Mareto
Clube dos Novos Autores

ISBN: 9788580450200
Ano: 2010
Páginas:405

Sinopse
O que você faria se descobrisse que toda a sua vida é uma mentira?
Heather Jane, uma jovem cientista habitante de uma cidada do interior dos Estados Unidos, precisou enfrentar todo o seu ceticismo quando recebeu, naquela noite, a visita de um Anjo. seu passado, sua história recente e seu futuro; nada será como ela imaginava; nada mais era verdade.

Enquanto ela embarcava em uma jornada pelo conhecimento da sua própria origem, Heather descobriu um mundo novo, sobrenatural, onde uma complicada trama de traição e disputa pelo poder era travado há séculos. E precisou lidar com sentimentos inadequados e inexplicáveis pelo sedutor, antigo e bem humorado Henry.

Resenha por Ver Sobreira

 Oi, Índios

Como vocês sabem a Tribo participa do book -tour do Clube dos Novos Autores, e por conta disso de quando em vez recebemos um livro para resenha e divulgação de uma iniciativa muito interessante, mas que precisa de muito apoio.

O livro que trago para vocês hoje é O segredo de Esplendora. Uma história de anjos, híbridos, vampiros,elfos, druidas e bruxas.
Vamos lá!

 Eram séculos de guerra e desolação. Os céus se tingiam de vermelho a cada crepúsculo. A noite se abateu sobre Esplendora desde então; desde o início da guerra havia a luz e  a escuridão na cidade dos Anjos. Havia sangue derramado pelos ladrilhos impecáveis e o branco estava manchado para sempre. Eram séculos de guerra, e nunca poderia haver um vencedor.


A narrativa começa nos apresentando os pais da personagem principal, Heather. Sua mãe Abdiel é um anjo e seu pai  Fletcher, um bruxo. Eles precisam encontrar um meio de sair de Esplendora e proteger sua filha não-nascida, afastá-la do Onisciente. O que se pode perceber deste começo é que Fletcher e Abdiel infringiram às regras, jamais poderia ter acontecido este relacionamento e ainda mais gerarem um outro ser.

Já num outro plano e tempo, conhecemos Wesley, um menino desajeitado que vive em Graceland,– "cidade -natal" de Heather – que é transformado em vampiro por acaso. É neste momento que conhecemos Henry e Stuart, dois vampiros antigos que vivem em Graceland, mas ninguém nunca os viu e muito menos sabem onde eles vivem.  É Henry quem transforma Wesley para salvá-lo da "morte". Henry conhecerá Heather, por conta de Wesley e se apaixonará por ela. Temos também Kristen, melhor amiga de Heather, seus pais adotivos, seu anjo protetor Mills e vários outros personagens  que aparecem pelo caminho.

A narrativa seria muito "clichê" se logo a seguir não se descobrisse que Heather é uma híbrida de anjo e bruxo. O enredo é relativo, tem alguns momentos interessantes.  O que achei confuso foi essa profusão de seres míticos, já que esse é o Livro Um, o que podemos supor que será uma série, trilogia, não importa. O que a autora colocou em quatrocentas e cinco páginas poderia ter sido escrito em no máximo trezentas páginas e melhor aproveitado, pois sobraria mais elementos para serem  desenvolvidos nos próximos livros.

Não classifico livros porque amo ler, leio tudo o que passa pelas minhas mãos, mas sou uma leitora crítica. Confesso que me frustei um pouco, pois amo histórias de anjos. É claro que um inovação na estrutura das personagens e combinações sempre é bem-vinda, mas com uma certa parcimônia. Mas por outro lado, como creio que livros também se escrevem nas entrelinhas, ao colocar seres de raças diferentes, Tatiana Mareto pode ter querido passar uma mensagem, como por exemplo, a unificação dos povos. Somos diferentes, mas podemos ser um, não sei.

A leitura é leve, sem muitos sobressaltos, você irá encontrar as dicotomias usuais amor x ódio, alegria x tristeza,  salvação x perdição; e mais, intrigas, traições, desconfianças entre outras coisas. Heather terá que lutar tanto pelo seu amor, bem como por sua vida e pela vida de todos que ama.

O que será que a aguarda no submundo? O que ocorrerá após sua ascensão?

A parte, gostaria de ressaltar que o livro precisa de um nova revisão na estrutura gramatical de alguns trechos e enfatizar que há cortes muito bruscos na narrativa. Não sou crítica literária, mas venho estudando a teoria literária e sei que certos deslizes na narrativa podem quebrar a continuidade da história e condená-la.


22 comentários :

  1. Olá Verônica!

    Gostei de estar seguindo a risca as diretrizes, sei que seu trabalho é tratado por si mesma, de maneira extremamente sério. e com seriedade e respeito venho mais uma vez admirar o que faz.

    Obrigada por nos ler!
    Obrigada por estar conosco.

    ResponderExcluir
  2. Um livro que estou esperando, até pela idéia de vários povos míticos vivendo juntos.
    Concordo com vocês, temos que ser leitores críticos, pois assim ajudamos o autor com a sua obra.
    Parabéns pela resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Já acompanhei outras resenhas desse livro e toda vez que vejo sinto uma grande curiosidade.
    Parabéns pela resenha.
    J.C.Hesse

    ResponderExcluir
  4. Olá Verônica!
    Primeiro meus parabéns pelo blog e a resenha.
    Gostei muito da forma como você apresentou sua resenha, por exemplo, quando foi sincera e precisa quando achou que deveria ser como nessa passagem: “Não classifico livros porque amo ler, leio tudo o que passa pelas minhas mãos, mas sou uma leitora crítica. Confesso que me frustrei um pouco, pois amo histórias de anjos”. “Não sou crítica literária, mas venho estudando a teoria literária e sei que certos deslizes na narrativa podem quebrar a continuidade da história e condenar a narrativa”.
    Gosto de ler resenhas bem feitas, bastante sinceras e concisas assim como a sua.
    Pois elas nos espertam muita curiosidade a respeito do livro comentado.
    Resenhas assim nos ajudam, a saber, o que vamos ler antes de adquirir o livro.
    Parabéns pela bela resenha e o lindo blog.
    Grande abraço.
    Ocelo

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostei da resenha. Crítica e ressalta bem o seu ponto de vista, com argumentos bem formados. O livro parece ser muito bom. Sempre ouço falar dele. Gostaria de lê-lo, rsrs.
    Parabéns pela resenha e a autora, parabéns pelo livro.

    ResponderExcluir
  6. Oi,

    Eu achei a capa do livro super bonita.....já gostei só dela...já vi algumas resenhas desse livro...uma amiga leu e disse que é muito bom..lendo sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler....é bom saber que temos ótimos autores aqui.

    adorei a resenha...

    bjisss

    ResponderExcluir
  7. Tanto a capa quanto a resenha são maravilhosas.
    Parabén Tati e parabéns resenhista pelo excelente trabalho.
    Fiquei curiosa pra ler...
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Já li esse livro e gostei muito! *-*
    Gostei da sua resenha, de sua sinceridade!
    Gosto muito de seres míticos, quanto mais melhor, haha, entao sou suspeita pra falar ;D
    Foi minha primeira visita aqui no blog, gostei muito! *-*
    Beijos,
    Lara E.

    http://naspaginasdeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Me interessei sim pelo livro, e teria um interessem maior em lê-lo se não fosse os montes de livro que tenho obrigação em ler.. Adoro histórias com toques sobrenaturais, acho super legal!

    Beijos!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Essa temática de seres místicos, á meu ver, quando desenvolvida com criatividade, nunca será maçante ou clichê para aqueles que apreciam.
    Sucesso pra Tribo e pra Tatiana!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tinha visto resenha desse livro, mas achei legal (apesar de não fazer muito o meu estilo).
    Realmente os erros desanimam a leitura, principalmente quando é um livro grosso :S
    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Verônica!
    Bom quando algumas pessoas fazem resenhas analisando o lado técnico do livro, importante para despertar os autores quanto ao que pode ou não ser melhorado. Nesse sentido, sua resenha foi bem feita e demonstrou como o livro é a seu prisma.Parabens pela resenha!
    Bom final de semana!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. O livro me parece meio confuso e no momento eu não teria muita paciencia para ler. Sua resenha está muito boa. Mas só acho que como uma pessoa que ama ler vc tem o direito de classificar as suas leituras sim poxa!

    ResponderExcluir
  14. Com resenhas sinceras crescemos sempre. Comentei a resenha de um livro de um colega estes dias, e disse a ele que joias são feitas para serem lapidadas. Esta é mais uma, pois com a obra pronta, temos meio caminho andado.

    ResponderExcluir
  15. Caramba adorei a resenha ! A ideia de misturar vários seres sobrenaturais diferentes foi demais *.* . A capa é linda *-* .

    Beijos,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    ResponderExcluir
  16. Olá como vai? Minha primeira passada por aqui! O livro parece ser beeem misturado né? Tipo um caldeirão. Gosto de histórias com um toque sobrenatural, mas acho que quando misturam muitos mitos, ela pode ficar confusa. Não estou julgando, mas prefiro cada criatura no seu quadrado. De qql forma gostei da resenha e o livro parece bem interessante. Parabéns a autora. Sucesso.
    Bjos
    Lilo
    Redenção, já em pré-venda

    ResponderExcluir
  17. Adoro fantasia então sou suspeito para comentar algo. Fico curioso para saber como esses seres tão diferentes interagem, ou mesmo procriam. a história de cada um deve ser interessante tambem.

    E Verônica, não precisa ser crítica literária para apontar partes a serem ajeitadas, qualquer um que leia bastante e esteja acostumado a padrões literários e de formatação pode apontar e ajudar um autor e seu texto. Fico feliz que as resenhas do clube dos Novos autores esteja em mãos críticas... parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Ainda nãao li esse livro, mas a cada resenha aumenta minha vontade.
    Parabéns pela resenha.
    Sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  19. Ah, eu adoro livros que misturam bastante coisas... Mas isso que você disse de revisão me decepciona um pouco... porque tipo, todo livro precisa de revisão, sim, mas o próprio autor pode se policiar pra não ficar cometendo muitos erros, né :/
    E poxa, pelo jeito a história até tem potencial, e apesar desses 'cortes' bruscos que você disse e tal, até que me animei um pouco pra ler! *-*

    ResponderExcluir
  20. Uma resenha de opinião crítica e bem fundamentada. Eu acho que o tema abordado neste livro é bem batido. Sei que é super atual, mas talvez canse...

    Desejo conhecer a obra para opinar com competência.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Muito interessante e é um livro com uma história que vem ao encontro do que venho procurando conhecer.

    Gostei da forma como foi narrada e principalmente da forma respeitosa e firme com que pautou as suas criticas mostrando o seu conhecimento que só vem a contribuir para o engrandecimento da obra e do autor.

    Sempre estamos aprendendo e aprimorando.

    Bjs
    Irene

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique