Livros e Oscar 2012 - And the Oscar goes to...

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Índios, vamos conferir alguns livros que viraram filmes e filmes que viraram livros neste Oscar de 2012. Os livros estão sempre inspirando a produção de belos filmes, além de mexer ainda mais com a imaginação dos leitores! Lembrando para os seguidores da Tribo do Livro, não deixem de conferir nossa seção Da Letra à Tela. Reservamos um espaço especial para essas fantásticas produções e adaptações cinematográfica de nossa maravilhosa literatura mundial.




  • Levando 5 estatuetas de ouro (Fotografia, Direção de Arte, Edição de Som, Mixagem de Som e Efeitos Visuais):
Hugo 
(A invenção de Hugo Cabret)
Livro de Brian Selznick, que deu origem ao filme de Martin Scorsese – com 11 indicações para o oscar.



Review do filme: A vida de Hugo é pautada por máquinas e mecanismos. A única lembrança que o garoto guarda do pai é um boneco autômato, que foi salvo do esquecimento no porão de um museu em que ele trabalhava, antes de morrer no incêndio que destruiu o local. O menino tem certeza de que o boneco é capaz de escrever algo, uma mensagem deixada por seu pai. Mas, para tanto, precisa terminar o seu conserto. Faltam-lhe peças, e essas são supridas por meio de pequenos furtos da loja de brinquedos dentro da estação, de propriedade de um velho ranzinza, conhecido como Papa Georges (Ben Kingsley).

A amizade entre Hugo e a filha adotiva de Papa Georges e Mama Jeanne (Helen McCrory), Isabelle (Chloë Grace Moretz, de "Deixe-me Entrar"), poderá ajudar não apenas o garoto a trazer o autômato de volta à vida - e assim descobrir a mensagem secreta de seu pai - como também resgatar o passado de Georges. Essa trama remeterá "A Invenção de Hugo Cabret" aos primeiros tempos do cinema, quando era pura diversão, algo pueril cujo conceito de arte ainda estava sendo descoberto. Ao menos até a chegada de Georges Meliés, que soube aprimorar o invento dos irmãos Lumière, adicionando-lhe elementos de fantasia e produzindo verdadeiras obras-primas.


www.g1.globo.com

Livro: A Invenção de Hugo Cabret

Autor: Selznick, Brian
Editora:
Edições Sm - Lafonte
ISBN: 9788576752035
Páginas: 533


Sinopse:
Prepare-se para entrar em um mundo onde o mistério e o suspense ditam as regras. Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas.
A sobrevivência de Hugo depende do anonimato: ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto.
Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.

  • Melhor Roteiro Adaptado: 

The Descendants 
(Os Descendentes)
Os Descendentes é inspirado no livro de Kaui Hart Hemmings e é escrito pelo próprio diretor em parceria com Nat Faxon e Jim Rash 


Review do filme: Rico por herança e pelo trabalho de advocacia, Matt notabilizou-se por uma vida econômica nos gastos e afetos - aspectos de que se ressentem sua mulher, Elizabeth (Patricia Hastie), e as duas filhas, Alexandra (Shailene Woodley) e Scottie (Amara Miller). Toda a ilusão de controle, porém, cede instantaneamente no momento em que Elizabeth entra em coma depois de um acidente de barco e Matt tem de começar a construir um relacionamento com as filhas.

Com o mesmo toque sutil com que construiu filmes anteriores, como "Ruth em Questão" (1996) e "Sideways - Entre Umas e Outras" (2002), o diretor Payne conduz seu protagonista num labirinto emocional em que se vê desafiado a crescer. O primeiro grande obstáculo é a filha mais velha, Alexandra, um fio desencapado a ponto de se incendiar.

É numa de suas discussões com a filha que Matt descobre um segredo bem inesperado e desagradável - Alexandra garante que Elizabeth o traía. Para alguém já confrontado com a possível morte da mulher e pressões de família para vender um grande patrimônio muito valioso, a revelação do adultério é o que faltava para toda a armadura que ainda restava a Matt rachar de vez.

www.g1.globo.com

Livro: Os Descendentes
Autor: Hemmings, Kaui Hart
Tradução: Cássio de Arantes Leite
Editora: Alfaguara / Objetiva
ISBN: 9788579621109
Páginas: 304



Sinopse:
Tendo como pano de fundo o Havaí, Os descendentes é um romance magistral sobre uma família incomum, que precisa reaprender a conviver entre si e recriar seu próprio legado. Matthew King já foi considerado um dos homens mais afortunados do Havaí. Um de seus ancestrais, um missionário, casou-se com uma princesa havaiana, o que faz de Matt um descendente real e um dos maiores proprietários de terra da região. Mas agora sua sorte mudou. Suas duas filhas estão crescendo, e ele sente que perdeu o controle sobre elas. Scottie, de 10 anos, gosta de descobrir as coisas por conta própria e é ávida por atenção. Alex, de 17, é uma ex-modelo que atravessou um período turbulento com o uso de drogas. E sua mulher, a bela e carismática Joanie, acabou de sofrer um acidente de lancha e repousa em coma no hospital. Matt não consegue viver sem ela, mas a situação o obriga a enfrentar seus próprios fantasmas. A família, a partir de agora, será de sua responsabilidade, e ele terá de conhecer melhor suas duas filhas, em uma jornada de autoconhecimento e superação.


  • Melhor edição:

Millenium - The Girl with the Dragon Tattoo 
(Os Homens que Não Amavam as Mulheres)
O longa, remake de outro filme sueco com o mesmo nome, lançado em 2009, é baseado no livro homônimo e best seller de Stieg Larsson


Review do filme: A trama envolvendo o mundo jornalístico e o processo de Mikael se cruza com a investigação, quando o contratante oferece como pagamento provas contra o sujeito a quem o jornalista acusou e foi condenado por calúnia. Este segmento, porém, nunca é bem resolvido.
  A história de Lisbeth, órfã que depende de um tutor (Yorick van Wageningen) pouco escrupuloso, que libera o dinheiro da garota em troca de favores sexuais, encontra Mikael no meio de investigação e ela se torna uma figura fundamental.

A sobrinha desaparecida faz parte da família Vanger, que tem em seu armário mais esqueletos do que muitos cemitérios da Suécia. Nesse clã de pessoas estranhas, ricas e esnobes, Mikael trava contato apenas com Martin (Stellan Skarsgård, de "Melancolia"), empresário que assumiu o lugar do tio ricaço e irmão da desaparecida. Os demais são seres que beiram o fantasmagórico - quase sempre se materializando do nada e trazendo um conselho para o jornalista abandonar a investigação.
Livro: Millenium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres

Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535913248
Páginas: 524

Sinopse: "Os Homens que não Amavam as Mulheres" é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada.
Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mas as inquirições de Mikael não são bem-vindas pela família Vanger. Muitos querem vê-lo pelas costas. Ou mesmo morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois... até um momento presente, desconfortavelmente presente.


 Alguns filmes que foram indicados ao Oscar 2012 que também encontramos os livros:
  • Indicado como  melhor Direção de Fotografia, Direção de Arte, melhor Trilha Sonora Original e melhor Filme

 Livro/Filme: Cavalo de Guerra
Autor: Michael Morpurgo
Editora: Objetiva
Sinopse: A HISTÓRIA QUE INSPIROU O FILME DE STEVEN SPIELBERG! SEPARADOS PELA GUERRA. TESTADOS PELA BATALHA. LIGADOS PELA AMIZADE. Joey, meio puro-sangue, meio cavalo de tiro, é comprado por um fazendeiro que bebe demais e está mergulhado em dívidas. Albert, filho desse homem, e Joey tornam-se companheiros inseparáveis. Mas quando eclode a Primeira Guerra Mundial, o pai de Albert vende o cavalo para o Exército britânico. Em meio à batalha, ao barulho ensurdecedor dos disparos, aos que morrem no caminho e ao sofrimento dos sobreviventes, Joey se pergunta quando terminará aquela guerra atroz. Quando isso acontecer, será que ele poderá reencontrar Albert?

  • Indicado como melhor Figurino


Livro: Jane Eyre
Autora: Charlotte Bronté
Editora: Landmark
Sinopse: JANE EYRE, romance de Charlotte Brontë publicado em 1847, é sua composição mais importante e uma obra que ocupa posição de destaque no Romantismo inglês. Apesar de ser um extenso romance, grande parte da narrativa de Jane Eyre aproxima-se do drama, pois o leitor vê-se diante de uma protagonista que muda o rumo dos acontecimentos a partir de sua ação, conduzindo, assim, o eixo dramático da narrativa. O trágico também acompanha todo o romance e toda a trajetória da personagem principal. O confronto com as perdas, a intervenção do destino, as escolhas morais, o prenúncio do inescapavelmente trágico e, ainda, as constantes citações de tragédias shakespeareanas, compõem o cenário trágico em JANE EYRE. O sucesso de sua publicação foi tamanha que sua primeira edição esgotou-se imediatamente, sendo publicada mais três reimpressões ainda em 1847. JANE EYRE é a autobiografia ficcional da personagem principal que apresenta-se como Jane, órfã de pai e mãe, vivendo infeliz em companhia de parentes que a detestam.


  • Indicado como melhor Direção de Arte, melhor Efeitos Visuais e melhor Maquiagem

Livro/Filme (Parte2): Harry Potter e as Relíquias da Morte
Autora: J.K. Rowling
Editora: Rocco
Sinopse: Desta vez, Harry Potter foi encarregado de uma tarefa obscura, perigosa e aparentemente impossível: localizar e destruir os Horcruxes remanescentes de Voldemort. Potter nunca esteve tão sozinho nem teve de enfrentar um futuro tão sombrio. Porém, de algum modo, Harry deve encontrar dentro de si próprio a força para completar a tarefa que lhe foi dada: ele deve sair do ambiente acolhedor e seguro da Toca para seguir sem temor nem hesitação pelo inexorável caminho que lhe foi traçado...
Na sétima e última parte da saga de Harry Potter, J.K. Rowling revela de modo espetacular respostas que há muito são esperadas. A encantadora e elaborada narrativa, com guinadas repentinas em compassos de tirar o fôlego, confirma a autora como uma grande contadora de histórias cujos livros serão lidos, re-lidos e lidos mais uma vez.


Fazendo uma pequena homenagem a ganhadora do Oscar 2012 de melhor atriz - Meryl Streep - vamos relembrar o seu papel de:

 Tia Josephine - do livro Desventuras em Série, de Lemony Snicket.



Julia Child - Do livro Julie e Julia, da autora Julie Powell.






Um comentário :

  1. Oi Ver!

    Livros ótimos, filmes ótimos! Premio glamouroso como sempre!!!
    Adorei!!!!
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com
    @PENSAMENTOAD

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique