Juliano - DL 2012

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Julian
Gore Vidal
Editora Rocco

Tradução: Aulyde Soares Rodrigues
ISBN: Livro Antigo
Páginas: 470
Ano: 1985

Sinopse
A vida de Juliano, muitas vezes considerado "um herói da resistência" contra o cristianismo em nome dos valores do helenismo, é a história de um fracasso, mas especialmente de uma luta incansável pela liberdade de religião e contra a intolerância religiosa durante as últimas décadas do século IV d.C.
Com a narrativa forte que o caracteriza, Gore Vidal recria aqui o caminho de um homem que a morte prematura impediu alterar o curso da história e leva-nos a um momento extraordinário – o declínio irreversível  do mundo helênico, enquanto uma nova cultura emerge na sombra dos godos e da cruz.
Com um equilíbrio perfeito entre a história individual e a ficcional, Juliano com o tempo tornou-se um marco e um modelo de romance histórico insuperável.

Resenha por Ver Sobreira

Oi, Índios

Esse é mais um livro para o Desafio Literário 2012, cujo o tema deste mês é  nome próprio. Este li a mais de vinte anos rsrsrs....mas é um exemplo de literatura histórica em que ficção e realidade se mesclam de uma forma quase incomum e indescritível. Ao reler os acontecimentos deste livro que trata dos sucessos e fracassos deste imperador, percebi o quanto da história do mundo está perdido por ai.

Considero Gore Vidal um dos melhores autores que o século XX  já produziu. Um historiador nato e não de fato, este escritor, ensaísta e roteirista estadunidense soube retratar, sem omitir nada do que sua pesquisa pode descobri, a vida deste grande imperador. Este livro é um raro caso da literatura além da realidade, pois Vidal conjuga história e ficção de maneira impecável.


Já relato de antemão que não se trata especificamente de uma biografia, já que Gore manteve o nome original de alguns lugares, recriou outros e alterou passagens, porém a essência da história do imperador está presente na narrativa; juntamente com  a força de liderança e de caráter, mas que infelizmente não foi suficiente para evitar ser engolido pelo fanatismo do cristianismo, que crescia e impedia o livre culto a todas religiões vigentes naquela época. Observem,  isso foi a 17 séculos atrás, dá para lembrar de algo?

Juliano era e sempre será uma espécie de herói rebelde da Europa. Personagem de carisma sem par, tanto historicamente como  ficcionalmente. Torna-se imperador foi uma consequência, não uma escolhe e ele pagou caro por isso. Era um grande general e estrategista em sua época. Afirma-se que sua tentativa de  renascer o helenismo e frear o cristianismo tem um certo clamor romântico até os dias de hoje. Ele reinou antes de Constantino de quem ele era sobrinho, e em cinquenta anos entre a ascensão deste e Juliano, o cristianismo acabou por se estabelecer. Juliano morreu prematuramente aos trinta e dois anos.

A história é narrada por três pessoas: o próprio Juliano, Libânio, um professor de retórica e muito amigo do imperador e Prisco, provavelmente trata-se de Prisco Atalo, um importante general e posteriormente senador do império romano. O segundo de acordo com Vidal conheceu o imperador e sabia que sua vida foi muito bem documentada, dai o fato da ficção e realidade se encontrarem; já Prisco, segundo o autor é pouco provável que tenha se encontrado com Juliano e foi justamente por isso que Gore  acreditou ser conveniente colocá-la como narrador também.

A discussão religiosa permeia praticamente toda história. Começamos em 380 d.C e  vamos conhecendo esta pessoa-personagem, desde à infância, suas batalhas, sua vida como conde e uma espécie de "embaixador", sua ascensão ao império e até o amor perdido por sua esposa Helena que se entregou ao cristianismo fanático. 

Bom é isso, espero que gostem !!!
Meu próximo livro do DL- 2012 é Julieta de Anne Fortier.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique