Debate - Livros e Capas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Tribo,
Vocês acreditam que livro é moda? Bom, me considero uma leitora crítica e por opinião minha: livro e moda não tem nada ver uma coisa com a outra. Livro é livro e sempre será. Agora, se alguém argumentar que um determinado gênero literário faz mais sucesso em uma época que em  outra, ai sim concordo. 
O importante de um livro é a leitura e o conhecimento que ele pode e vai te proporcionar. Há livros que foram editados a mais de cem anos, mas que em dado momento te põe de encontro a uma situação muito atual.

E capas?  O que vocês me dizem delas? Já repararam que quase sempre as capas de um mesmo livro mudam de um país para o outro?
O que  será que define isso, quando uma editora compra os direitos de um livro e resolve publicá-lo com uma capa diferente da original? Ou da mesma forma que ela decide preservá-la.? Vocês crêem que isso é cultural? Do mesmo modo que é cultural considerarmos algum tipo de moda determinado gênero literário?

Príncipe Sombrio - Série Carpátos

   E.U.A                                                                Espanha                                                          Brasil
Alemanha



Amante Sombrio - Irmandade da Adaga Negra

    Brasil                                                                E.U.A                                                            Espanha

                                                                                                                                                                                                                                                                                                 


FrançaRússia
                                                                                       


A série Fallen, lançada pela Editora Record pelo selo Galera e que  já conta com três livros publicados aqui, praticamente em todos os lugares que foi editada manteve a mesma capa, que por sinal é feita por uma brasileira que vive nos Estados Unidos.

França                                                       E.U.A                                                                       Espanha


Rapture é o quarto livro da série e será lançado  ainda este ano por aqui e Fallen in love é uma coletânea de contos da série, que também será publicado aqui. Os dois livros manterão as mesmas capas. Info - editora Record.

Como não acho que livro é moda, não me preocupo muito com a capa – porém é interessante perceber como elas mudam ou não de um país para o outro – apesar de alguns afirmarem que um bom livro se conhece pela capa, será? Talvez sim, talvez não. Às vezes elas acabam mantendo-se por uma questão direta de identificação com os fãs e nem sempre o conteúdo do livro condiz com a capa que apresenta, já que tudo depende da criatividade do "capista"!? Designer. 
E vocês, índios? Queremos que vocês dividam conosco suas opiniões sobre "livros da moda" e "capas". 
Façam seus comentários e quem sabe vocês terão uma boa surpresa da Tribo do Livro. Vamos lá índios, participem !!!

 As Crônicas do Gelo e do Fogo
Brasil 









 E.U.A


4 comentários :

  1. Quando vi o título do post, achei que teria um debate diferente, porque se você percebeu ou não a quantidade de leitores cresceu e muito! Tanto que eu, que sempre catava todos os livros da Americanas que estavam baratinhos, agora tenho que correr porque na outra semana já acabou!! o.O Isso aconteceu comigo e achei absurdamente surreal!

    Mas o post tomou um rumo diferente e, não, não acho que livros são moda, acho que existem livros que eu classifico como 'modinha' e são aqueles em que um grupo muito, muito grande, que não tem o hábito da leitura se junta e dá uma fanposer dizendo "É bom! É bom! É bom!", mas felizmente alguns desses fanposers se apaixonam e conhecem o mundo literário então os livros modinhas, tem, sim, o seu papel.

    Quantos as capas, eu as amo. Se me importo mais com o conteúdo? Sim. E se já me dei mal por pegar um livro com a capa linda mas que era péssimo? Já aconteceu também, o que não muda meu amor por elas. Me importo muito ocm a capa e faço horrores para conseguir a edição e a capa que eu quero.

    Acho que as capas influenciam, sim, na venda dos livros. Não sou o único que gosta de capas, mas eu nunca sou impulsivo nas minha escolhas (a menos que seja "uma proposta irrecusável" - não resisti a piadinha) e sempre pesquiso antes de comprar de fato.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ver!

    As capas mostradas no post são lindas mesmo!
    Também concordo que livro não é moda! Livro é um modo de vida!
    Adorei!
    Um Beijo!!!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. queria mtooo ler As cronicas do gelo e do fogo

    ResponderExcluir
  4. Livros, assim como filmes e TV são muito influenciados pela cultura de massa, sim. E os editores levam em consideração justamente a tendência (ou a moda) no lançamento de novos títulos, então é claro que boa parte da produção literária está sob influência da moda.

    Não que isso diferencie o que é bom ou ruim. As crônicas de gelo e fogo só estão sendo lançadas em português, agora, por conta das proporções que a TV e lançamentos recentes geraram. Pessoalmente eu só conheci estes títulos depois que a série da HBO foi anunciada como em produção. O que eu faria se não fosse pela moda?

    Já as capas dos livros há outras questões a serem tratadas. No Brasil, infelizmente, a aquisição de livros ainda é muito elitizada -- o livro é caro, comparado a outros países -- então muitas das capas são feitas exclusivamente para as classes A e B, que pagam por este diferenciamento. Nos EUA, por exemplo, há muitos títulos com mais de um tipo de impressão: você pode escolher se quer pagar $15 em um livro bem encadernado, com capa diferenciada e miolo acetinado ou $7 no mesmo livro, da mesma editora, no formato pocket com papel jornal e capa mole.

    E há, claro, estes casos que a editora original força o padrão dos livros lançados por outras editoras em outros países. Mas estes são, na maioria, os livros da moda :).

    Veja, novamente, a cara de A Song of Ice and Fire depois que estreou a série da HBO: http://goo.gl/Q00zP

    Abraços,

    Guilherme Capilé

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique