Vampiro Victtor – O Retorno do Mestre

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

André Victtor
Clube dos Novos Autores

Páginas: 156
Ano de Lançamento: 2011

Sinopse

Após comprar um amuleto estranho em um dos sites de leilão na internet, André, um tecnólogo em informática, acaba se ferindo acidentalmente com o objeto, onde a partir dai, começa a desenvolver um estranho comportamento. Usando os meios de comunicação da internet, ele cria um famoso blog onde consegue ampliar seus contatos com outros vampiros ao redor do mundo, além de atrair doadores espontâneos e fiéis a ele. Mas suas operações noturnas são descobertas por um hacker metido a caça-vampiros que se infiltrou em um dos seus contatos do facebook, no qual este hacker tenta incriminá-lo a qualquer custo. Para se livrar do maldito hacker, André acaba contratando os serviços de um funcionário de uma empresa de alta tecnologia para que o mesmo tente localizar de onde partem os acessos. Ao obter o seu verdadeiro endereço físico, André pede aos vampiros europeus que encontrem o hacker e que acabem com ele, porém os vampiros descobrem que o mesmo já teria partido de sua cidade. Agora sob a perseguição de um caçador, André precisará aumentar o seu poder requisitando aos seus amigos vampiros o sangue de Victtor, um poderoso vampiro que se encontra sob a forma de uma múmia egípcia em certo museu na Europa. Com medo de ser encontrado antes que possa adquirir seus novos poderes, André conhece Tharah, uma médium visionária a quem ele confia em contar todos os seus segredos para que assim não caia tão cedo nas garras do seu inimigo. Mas por um descuido em uma das mensagens recebidas, André acaba descobrindo quem na verdade está por trás de tudo isso... Uma história em que a realidade e a ficção se misturam. Na qual o autor e o seu personagem se fundem... Uma trama envolvendo mistério, suspense, terror e alta tecnologia...


Resenha por Lean Lioncourt

Para começar a escrever sobre a trama de Vampiro Victtor, preciso inicialmente colocar de lado toda a literatura vampírica clássica, a Nosferatia e a ordem de Érebus já conhecida pelos ‘humanos’ quando estão defronte a qualquer obra que tenha o termo vampiro. Neste caso, o autor optou pelo vampirismo mesmo, uma vertente que circula em voga pela viagem social atual.
O autor-personagem é, evidentemente, o alter-ego que precisava ser exposto e acabou se mesclando muito bem enquanto definia o roteiro. Fórmula interessante quando inclui-se o cotidiano do personagem e, neste caso, importante para o desenrolar da história e da leitura em si. Como descrito, o livro contém uma linguagem técnica de ‘informatiquês’ que deflagra logo a assimilação do autor na obra.

Falando do personagem principal - André - este é um cara normal que acredita em coisas anormais e vê-se envolvido num mistério quando uma série de coincidências inicia, incluindo e-mails de desconhecidos, repentinas alucinações e, claro, seu próprio interesse sobre a cultura egípcia antiga. É um intelectual e um aventureiro, do tipo que corre atrás do que precisa para se aperfeiçoar e justamente por esta questão é que se contamina e acaba com toda a Transformação para lidar.


Se aproveitando da formação e do interesse, André começa a divulgar-se moderadamente em fóruns em busca de semelhantes, para trocar experiências e logo percebe que esta psiquê vampiresca é algo bem mais elaborado do que pensara. Códigos, senhas, truques, Q.I e toda espécie de tecnologia é uma arma na mão destes vampiros modernos que a usam para se proteger e poderem caçar sem levantar suspeitas grandes sobre a espécie oculta. É interessantemente paradoxal esta exposição para ocultação. Encontrando outros vampiros na wired, ele se conforta e aprende, enquanto busca por suas respostas individuais ao que está acontecendo em sua vida. Quando uma ameaça surge, na forma de um ‘caçador de vampiros’, André se empenha ainda mais na socialização para sua proteção, apelando às mais altas tecnologias e com estas informações, reverter o quadro de presa para predador. Então, enquanto tudo corria bem e seus novos amigos entraram em cena para ajuda-lo, a situação reverte novamente e André precisa se submeter a Conselhos e poderes antigos para preservar o que é, atrelado a isso uma grande revelação que mudará o percurso do seu post-mortem e interação com os outros vampiros.

Pelas palavras finais, parece que a intenção do autor em escrever a continuação já pode estar acontecendo. Esperemos então para saber o que desenvolve após André se tornar parte do ícone mais poderoso entre a sua raça.

É uma obra rápida, com um léxico mesmo em parte técnico de fácil assimilação, enredo contínuo sem grandes cortes, ação inicial fraca mas pode melhorar e personagens que, para serem admitidos numa próxima vez, precisam antes ser reformulados para ganhar mais força e presença. Eu particularmente senti um caráter vampírico destoante, algo muito mais ligado a status e style do que à antiga fórmula, mas, novos autores estão vindo com boas ideias e seria injusto apenas nos remeter a clássicos de Rice, Stoker ou algo mais atual e adolescente. Enfim, na visão de um vampiro é uma obra sobre a visão dos humanos sobre o Mundo das Sombras.


Para Bibliografia:
VICTTOR, André. Vampiro Victtor. Brasil, Clube dos Autores. 2011.

5 comentários :

  1. UAUU, que análise!!!
    Adorei seu respaldo em cada linha!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Caramba depois de ler a resenha percebi que o livro não se parece nenhum pouco com o que eu pensei .-. .

    A resenha ficou ótima :D .

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Lean!
    Vixe! Arrasou, não apenas nas palavras, mas nos detalhes do livro.
    Interessantísima sua resenha, parabéns! Gosto de invoações e foi o que fez.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, o livro realmente parece ser ótimo!
    Parabéns pela resenha. :)

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Lean, meus parabéns !!!
    Você é uma resenhista profissional !!!
    Em breve haverá continuação dessa obra...
    Bjs.

    www.historiasdoandrevicttor.blogspot.com

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique