A peleja do alecrim com o coentro e outros causos culinários: receitas e cordel

terça-feira, 10 de janeiro de 2012


Tatiana Damberg
Editora: Memória Visual

ISBN: 9788589617086
Páginas:103
Ano:2007

Sinopse

Assim como as cantorias dos repentistas, as receitas sempre foram passadas boca-a-boca. O cordel  foi um meio de transportar os repentes para o papel, assim como os livros de receitas acolhem história e o passo-a- passo de almoços memoráveis de famílias e amigos.
Como as estórias dos folhetos, as receitas têm princípio, meio e fim. Com a vantagem de sempre terem final feliz, nem que seja da segunda vez, depois de aprender com os erros.
Para uma receita de final feliz, mais importante que acertar é usar bons ingredientes. Os melhores nem precisam de receitas. Coisas que viajem, importadas de países distantes perdem a vida e o sabor no transporte. Nada mais gourmet que uma boa comida nacional, rica, diversa e próxima de você.
E se você mora no Brasil, o Nordeste está perto e cheio de boas pedidas gastronômicas. Terra de muito bode, rapadura, caldinhos e cordel. Tanto a culinária de lá quanto os textos dos folhetos são cheios de deliciosas oportunidades, basta abrir as portas e sua criatividade a elas.
Este livro, não tem pretensão de ser registro histórico ou retrato deveras fiel da culinária nordestina ou da literatura de cordel, é uma viagem em rimas e sabores inspirados pela beleza do cordel e do Nordeste do Brasil.
Bom apetite!

Resenha por Ver Sobreira

Oi, índios
Como vocês sabem a Tribo do Livro está participando do Desafio Literário 2012 e o tema do mês de janeiro é gastronomia, não livro de culinária, mas sim a mistura dela com a literatura. Lerei dois livros  e o primeiro é este que apresento agora.

Coloquei o prefácio  como sinopse porque ele reflete bem o que podemos esperar deste interessante livro. Tatiana  Damberg, gastrônoma por vocação,  parece querer que sintamos o cheiro e o gosto destas delícias,  uma escritora apaixonada pelos sabores do nosso Nordeste. Neste livro, que é mistura do cordel e desta maravilhosa comida encontramos "causos" interessantes na forma da literatura.


A literatura de cordel legados da colonização portuguesa, principalmente no Nordeste deixou para nós uma marca cultural muito grande. Este folhetos que remontam ao século no XVI, e ainda são feitos até hoje da forma original aqui Brasil. Os autores ou cordelistas recitam de forma melodiosa e cadenciada os versos. Ao lermos os escritos de Tatiana é possível sentir este ritmo, talvez em consequência de nossa musicalidade latente.

A cada trecho literário são acrescentandas duas ou três receitas simples ou uma mais complexa, todas de dar água na boca. Literatura e gastronomia se confunde em uma gostosa "brincadeira" literária. A própria história que dá titulo ao livro é "interessante por demais" segue o trecho:

Sem querer um dia adentro
chegando lá da feira,
o alecrim e o coentro
se encontram na geladeira 
fingem os dois não se ver
mas depois dão a torcer
e começam a besteira.

Alecrim metido a besta
 tu é um cabra safado

(...) Opa lá erva daninha 
você que é um matinho

Entre um cordel e outro, vamos aprendendo  receitas que são de "comer rezando". Esta combinação é uma forma de provar que a literatura pode está presente em qualquer lugar. Tatiana Damberg combina as rimas divertidas do cordel com a culinária forte e envolvente do Nordeste. O resultado? É um livro irreverente, uma deliciosa viagem aos sabores e ritmos nordestinos. Curtam e se deliciem!!!
Meu segundo livro do Desafio será Papel Manteiga para embrulhar segredos, aguardem!!!

Resumen

La literatura de cordel es un legado de la colonización portuguesa en Brasil, en la que los versos son recitados de manera melodiosa y ritmada por sus autores, o como son conocidos, cordelistas. En este libro, Tatiana Damberg mezcla trechos de la literatura de cordel con recetas deliciosas, proporcionándonos en dimensiones colosales los efectos de la sinestesia literaria, es como si de hecho sintiéramos el sabor del texto y la musicalidad de los versos.
Sin la pretensión de ser registro histórico o retrato de veras fiel de la culinaria nordestina, o de la literatura de cordel, el libro se configura como un viaje en rimas y sabores nordestinos, al cual uno no debe perder el privilegio de degustar. Disfrute y placer.

Abstract


"Cordel Literature” is a legacy from the Portuguese colonization in Brazil. In this kind of literature the verses are performed in a melodious and rhythmic way by the authors, or “cordelistas”, like they are known in Brazil.
In this book , Tatiana Damberg mixes excerpts of “Cordel Literature” with delicious recipes, delighting the readers with the synesthesical effect of the good literature, it’s like we were really able to taste the text and to listen to the contagious music of cordel.
The book doesn’t intend to be a historical register or a loyal portrait of the northeast culinary, but it is certainly a mouthwatering trip into the tastes of Northeast and into the rhymes of Brazilian grassroots, which no one should lose the privilege of relish.

3 comentários :

  1. Ótima escolha para o DL desse mês! Surpreendi!

    Não sabia nem que o livro existia. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Que opção diferente, e deliciosa. Gostei demais, Verônica.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua escolha e achei muito interessante por ser cordel!!! Muito boa resenha, ja' anotei a dica!!!

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique