O Diário de Suzana para Nicolas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Suzanne's Diary for Nicholas 
James Patterson
Editora Arqueiro

Tradução: Cássia Zanon
ISBN:9788580410273
Páginas:223
Ano: 2011


Sinopse
Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. 
Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: Diário de Suzana para Nicolas. 
Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. 
Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. 
O Diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói página por página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é mais um fio a ligar vidas que o destino entrelaçou.

Resenha por Gio Vaz

O Diário de Suzana para Nicolas é sobre o que realmente importa nessa vida. Perdemos muito tempo e saúde com stress no trabalho e na velocidade da cidade grande que não vemos os verdadeiros tesouros que estão ao nosso redor. James Patterson nos mostra isso através dos registros de Suzana em seu diário para o filho. O autor capta perfeitamente a essência feminina, tanto nos escritos de Suzana quanto nos pensamentos de Kate. Quem conhece os livros policiais de Patterson, se surpreende positivamente com essa mudança para a linha romance dramático.

Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas – família, saúde, amigos e integridade – são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez.” [p.23]


O livro é para aqueles que gostam de verdadeiras histórias de amor e que acreditam que a paixão não tem prazo de validade. O amor de duas mulheres pelo mesmo homem e a incrível conexão que surge com o nascimento de um filho. Assim como também sobre a conseqüência que tal sentimento traz: o medo da perda. Saber lidar com esse medo e com as próprias perdas, virar a página e seguir para a próxima, assim como o manuseio de um diário. Valorizando, dia a dia, aquilo que se encontra bem perto de nós enquanto ainda estão por aqui.

Em alguns trechos, o texto é repetitivo, porém essa pode ter sido a intenção do autor, repassar a mesma mensagem como um mantra que devemos incorporar em nossas vidas. Lembrar-nos sempre de buscar a paz nas pessoas que nos completam e nos deixam em equilíbrio.

A história em si não é das mais originais, mas talvez esse não tenha sido mesmo o foco do autor. O diferencial é a narrativa que, alternando entre primeira e terceira pessoa, transporta o leitor para dois mundos opostos: o de Suzana e o de Kate. Revela, aos poucos, segredos que ajudam Kate a desvendar a razão do rompimento por parte de Matt e a questionar o rumo de sua vida. O que leva o leitor a fazer o mesmo.

O livro é dividido em capítulos curtos, de leitura leve e fluida. Vendeu 230 milhões de exemplares em mais de 100 países. Foi adaptado para a televisão pela rede CBS.

11 comentários :

  1. Gostei da resenha. Parece ser uma história bonita, daquelas que continuam na cabeça mesmo depois da leitura ter acabado.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  2. Um das coisas que eu sempre espero de qualquer livro publicado pela sextante é um fundo moral. Acho que esse é o principal requisito para publicação deles, pois mesmo os livros de 'literatura' que ela publica sempre tem algo a nos fazer, no mínimo, refletir. Eu quase comprei esse livro ontem na Americanas. Tava baratinho (às vezes minhas desculpas quase me convencem), mas todos da prateleiras estavam! (mesmo assim assim acho que se eu tivesse com dinheiro levarias Hush Hush!!).

    Quando eu li sua resenha estranhei muito o início, pois na minha cabeça, que, pelo jeito, funciona diferente de todo mundo, o livro era narrado por Nicolas, que recebia cartas de Suzana! Nossa, como eu viajei legal. Sabe o que isso se chama? Querer comprar um livro sem ler nem a Sinopse.

    Parabéns pela resenha. Esse livro está na minha lista de compra, eu só não sei onde, pois ela é tão imensa que não consigo enxergar o final! kkkk


    Israel Félix

    ResponderExcluir
  3. Adoraria ganhar esse livro!
    Parece ser uma ótima historia!!!

    Parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi! Achei a trama interessante. Como adoro uma boa história romantica, me parece que vou gostar desse livro. Excelente resenha! Parabéns!
    Espero ser sorteada com esse livro. Quem sabe?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Participando!!!
    Honestamente tenho que ler o livro para entender melhor a trama, pois como não há spoilers fiquei intrigada com a questão do diário como a Katie o encontra.
    abraços.

    ResponderExcluir
  6. Participando também!!!
    É uma ótima sugestão de leitura. Estou querendo explorar novos temas literários, fugir um pouco de vampiros, lobisomens, anjos, etc.. Quero agora um pouco de romance! Achei muito interessante esta história. Estou adorando essa parceria de vocês com a Arqueiro!
    Beijos!
    Marjori

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da resenha do livro. E já estou doida pra ler o livro!

    ResponderExcluir
  8. Acredito que não tenho aqui nenhum livro do gênero mas ao mesmo tempo penso que eu deva gostar desse pq acaba por contar do cotidiano de Suzana sobre Nicolas né?
    Então curiosa que sou quero ver o perfil das personagens e como psicóloga que sou para ver o que acho delas =] Hahaha!

    Miquilis:
    Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros em forma de diários. Para mim, eles são mais profundos, narram os fatos de uma maneira peculiar, pois ao mesmo tempo são para outras pessoas, em outros, um desabafo de si mesmo.

    Estou curiosa para saber como continua a trama. Amo suspense, reflexões e, claro, romance. Saber de tudo isso em dois pontos de vista (Primeira e terceira pessoa) melhora muito.

    Parabéns a resenha :)

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha.
    Toda vez que falo desse livro fico emocionada, sei q pode parecer besteira mas é isso mesmo, esse é o livro mais lindo q já li a história de Suzana, Nick, Matt e Kate me fez chorar por horas depois q descobri tudo, sempre indico esse livro.
    O Diário de Suzana para Nicolas ou O Diário (esse é o título do exemplar que tenho)é um dos filhos mais querido eu tenho na minha estante.

    ResponderExcluir
  11. Adorei ler esse livro.Não imaginava ter um enredo tão envolvente quando li o título, mas as palavras nos conduzem por um caminho repleto de acontecimentos que faz qualquer leitor devorar por completo a obra! Parabéns pela resenha.Tenho um blog que alterno resenha de livros e filmes, deixo o link para caso alguém se interesse. http://journalistcsjourney.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique