Bruxas, Bruxos - e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012


Celtic faity tales and More celtic fairy tales
Seleção de Joseph Jacobs
Editora Martin Claret

Tradução: Vilma Maria da Silva e Inês A. Lohbauer
ISBN: 9788572328289
Páginas: 133
Ano: 2011
Sinopse
Bruxas... Algumas são más, terrilvemente más! Outras, nem tanto. E existem ainda algumas que são verdadeiras heroínas.
É uma pena que só se conheçam as más. Elas foram as que ficaram mais famosas na história da humanidade, afinal, fizeram tantas coisas terríveis que é difícil de esquecer.
Mas existem também as boas. E há os feiticeiros... Quem nunca ouviu falar de Merlin, por exemplo - o mago celta que ajudou o Rei Arturr?
Pois então deixe de lado o preconceito e abra este livro. 
Nele, você encontrará 10 contos sobre bruxas, bruxos e seus feitiços extraordinários. São contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos.
Você pode acabar descobrindo que feitiços são muito interessantes - às vezes cruéis, outras divertidos. Mas tome cuidado! Entre um conto e outro, sem que se dê conta, você pode acabar completamente encantado.

Resenha por Ver Sobreira

Oi, Índios

Hoje trago para vocês uma coletânea. Para quem gosta de mitologia e adora ler um bom conto, mitologia celta. Para mim esta mitologia é uma das mais fascinantes, principalmente porque dela vem um dos mitos que mais me encanta a história de Merlin e do Rei Arthur.

Tradução não é algo fácil e no intuito de facilitar-nos a leitura, os tradutores por vezes criam títulos que nem sempre condiz bem com o conteúdo abordado. Menciono isso porque estudo as teorias da tradução e as vezes isso ocorre. Por isso ao lermos o título desta coletânea de contos celtas – para quem não conhece – poderíamos pensar que são histórias desinteressantes, o que em verdade não o são. Então, não comprem livros pelo título rsrsrs...


Bruxas, Bruxos... trata de contos de fadas celtas como o título original afirma. São dez contos e o que mais gostei foi A Dama do cavalo e Powel, o príncipe de Dyfed. Sabemos que contos de fada, além do "felizes para sempre", como as fábulas tem uma moral da história. Ao longo dos anos a psicologia vem estudando este gênero literário afim de buscar um entendimento, para melhor compreender a natureza humana e com isso a cultura do outro. Tais contos são frutos da tradição oral de qualquer povo, e neste caso estes contos celtas não fogem à regra, pois eles quase sempre explicam alguns mitos narrados pelo povo. Se você além de contos, também gosta de saber um pouco mais da história de outros povos, não deixe de ler esta coletânea.

A maioria dos contos deste livro trata do cuidado que temos que ter com as palavras e com os desejos, ou seja, com  o  que falamos e pedimos. Além do qual recomendei acima, temos também A batalha dos pássaros e As mulheres de chifres que são bem interessantes

Agradeço a nossa parceira editora Martin Claret, por mandar para Tribo este livro.

Leiam!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique