O Voo da Estirpe

sábado, 10 de dezembro de 2011


Clube dos Novos Autores
Adriana Vargas Aguiar

IBSN:9788580451351
Ano: 2011

Sinopse
Quem seria aquele homem de sapatos pretos e paletó marron, que persegue Clarice em seus sonhos e em todos os lugares por onde ela anda? De repente, um encontro inusitado; um impulso sendo guiado pelo desejo, e uma doce contravenção realizada no banheiro de um café, daria uma boa manchete nos jornais – "mulher ataca seu perseguidor em banheiro público". Uma linda história de amor, interrompida pela descoberta de uma doença incurável, entre o preconceito e o medo – o abandono!
Clarice o deixa e passa a viver entre o linear do real e do imaginário. Por um instante, acredita ter se passado apenas um mês do desfeito relacionamento, quando se dá conta que se passaram um ano, e que Klaus havia morrido. Descobre também, que por um lapso de sofrimento, havia perdido a memória, e as lembranças vinham de uma a uma. Do reatar de relação até as mais incríveis lembranças de uma viagem em lua de mel, conhecendo em detalhes a suntuosa pirâmide de Queóps. Um final surpreendente e emocionante aguarda aos leitores.

Resenha por Ver Sobreira

Índios, a Tribo do Livro está participando do book tour do Clube dos Novos Autores, adote esta ideia. O primeiro livro recebido é O Voo da Estirpe de Adriana Vargas Aguiar, posso dizer que é ao mesmo tempo denso e poético. Uma história de amor, e como toda história de amor nem sempre o final é feliz, mas acredito que vocês gostarão e muito. Um bom romance é sempre bem-vindo, porque independente do final as lições ou reflexões que ele nos deixa quase sempre tem um uso na nossa vida cotidiana. Alguns pensam  que a Literatura não tem nada a acrescentar, mas como bons leitores sabemos que é muito diferente.

Então vamos a história de Klaus e Clarice, duas almas que se encontram em um momento crucial de suas vidas, duas almas que precisam de libertação. Um com uma doença incurável e o outro em meio a uma crise existencial. O primeiro encontro é arrebatador, mas o que um pode oferecer ao outro?

(...) Desconcertada e embaraçada, peguei o botão de rosa vermelha, e fiquei parada no meio da rua imaginando como poderia esse estranho estar em toda parte, e em nenhum lugar ao mesmo tempo.[p.19]

O Voo da Estirpe é um livro para fazer valer o talento, a perspicácia e a ousadia dos novos autores  que estão surgindo no Brasil. Tem tudo o que é necessário para compor um romance, os clichês, as crises do relacionamento, a felicidade, a tristeza, as descobertas, porém traz também a essência do ser humano e seus conflitos nas reações das personagens Clarice e Klaus.Clarice é frágil e forte ao mesmo tempo, ela é alguém que tenta ser recompor de uma existência que considera vazia, desprovida de beleza e de alegria até conhecer Klaus. Ele é alguém que tem pouco ou nenhum tempo e precisa viver intensamente cada minuto que lhe resta. Viver a vida sem nenhum limites é a única coisa que permanece segundo ele mesmo, porém como ela é frágil, forte e tem temores muito piores que Clarice.

No começo do romance, Klaus se mostra muito misterioso e persegue Clarice furtivamente, porque também a acha misteriosa. Ele é solitário, mas sabe do que está em busca e vê em Clarice alguém que pode completá-lo, alguém que pode encher de alegria e felicidade sua vida. Ele se apaixona por ela à primeira vista, mas existe um impedimento. Impedimento este que para ele não é o mais importante, porém ele tem medo que seja para ela.

Um sai em busca do outro, se procuram, sem se darem conta. À medida que se encontram vão descobrindo-se, comparando suas vivências e percebem que sempre esperavam se encontrar. Para Klaus o amor que sentem um pelo outro, apesar de Clarice não confessar é suficiente para romper qualquer barreira mas...  ele quer ser feliz e ela é a felicidade dele, tudo que ele precisa para alcançar um propósito, só que o tempo é inimigo dos dois.

(...)Saímos de lá abraçados, com a expressão no rosto de quem havia apenas vivido o inadiável. Não havia nada com  mais pressa do que o desejado escondido por trás de um impulso.(...) [p.58]

O Voo da Estirpe é um  misto de prosa e poesia, Adriana Vargas Aguiar dá vida a personagens densos e complexos. Por se tratar de ficção, e neste caso quase tudo é permitido, a autora não economiza. A história de Klaus e Clarice é um pouco de algo que a maioria dos seres  humanos buscam – uma alma gêmea para amar – e Adriana faz  um registro magistral da trajetória destes personagens. Klaus e Clarice vivem intensamente cada momento que tem, não se permitindo perderem nada ao longo do caminho.

(...)Amo isso tudo que enaltece os sentidos; os sentimentos passionais, embriagantes e viscerais; esses sim; são os que mais gosto, pois me causam falta de ar (...)[p.75]

Os caminhos percorridos por estes dois amantes até o fim da narrativa é curioso e peculiar, e nem à morte será capaz de impedir este amor tão grande e sublime. Para quem leu Love Story como eu – não que seja igual, mas é uma história de amor – , vai se apaixonar por estes personagens e vivenciar a história destes dois.  O amor verdadeiro parece clichê para alguns, porém é tudo que qualquer ser humano quer. Recomendo!

Soube pela Adriana que o livro está sendo revisado e será publicado em breve, juntamente com um  outro livro dela que espero poder resenhar o Oitavo Pecado. Em vista disto assim que ele estiver disponível sugiro que vocês leiam, e conheçam uma história cativante. Será uma trilogia, não percam!!! E aguardem a entrevista que a Tribo do Livro fez com a autora.

17 comentários :

  1. Querida Verônica, sua resenha causo-me simplesmente, a sensação de ter engolido fogos de artifícios!!!
    Amei.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, sou louca pra ler esse livro.

    Beijinho, Blanc.
    Espero sua visita.

    ResponderExcluir
  3. HEIN??? AAAAAAAAAA QUERO O LIVRO E PUNTO E BASTA RUNN !!!!
    OTIMA RESENHA \O/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua resenha!
    Confesso que não entendi muito bem a sinopse, mas nem por isso a história deixou de me intrigar, pelo contrário. Me senti mais intrigada, ahhaha. Espero poder ler esse livro em breve, parece ser muito bom!

    Beijos!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. A Adriana Vargas é simplesmente uma escritora incrível que faz de suas palavras uma arma que nos convence a ler cada vez mais seus livros.

    Parabéns pela resenha,
    R.S.Merces

    ResponderExcluir
  6. Adorei a descrição "denso e poético". Sucesso para a Adriana e para o blog!

    ResponderExcluir
  7. aaa adorei a resenha Verônica !!! A Adriana é muito diva *-* , já li O oitavo pecado e adorei *----* . Fiquei super louca agora para ler O voo da estirpe *---------* .

    Beijão,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da resenha. Também tive o prazer de ler O Voo da Estirpe; realmente é uma história que emociona, que nos faz repensar muita coisa em relação às nossas atitudes cotidianas.

    Bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha. Ficou maravilhosa.
    Esse é um dos livros que faz parte da promoção do blog clube dos novos autores. Convido a todos para participar.
    Sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha Ver!!!
    Muito bem conduzida!
    Também estou participando do BT do CNA.
    Um Super Beijo e Parabéns*
    Seguindo*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ver!
    Ando bem curiosa por ler esse livro. Já li outro da Adriana e fiquei fascinada pela forma como consegue colocar no papel os sentimentos mais arraigados de nosso interior e de uma forma quase poética.
    A resenha está primorosa, com detalhes interessantes e instigantes, obrigada!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha, só achei chato ter adiantado que o final não é feliz...
    Já li O Segredo de Eva, da Adriana,e gostei muito. Agora quero ler os seus romances, pelo visto vêm carregados de intensidade e densidade como o livro que li dela.

    Beijos às duas!
    Anna
    www.annaleao.com.br
    http://annaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Parabéns resenhista e autora.
    Louca pra ler o livro da Adriana.
    Beeijos.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela resenha! Realmente O Voo da Estirpe é um livro imperdível, denso e cativante.
    Beijo!
    Rosane
    http://romancesaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. A resenha está ótima, e o livro da Adriana com certeza é imperdível. Assim que chegar as livrarias, comprarei meu exemplar, para devorá-lo, palavra por palavra.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela resenha,amei e me deixou mega curiosa para ler o livro, sorte minha está participando também do Book tour do clube. HAHAHAHAHAHA


    Beijos
    PRI.

    ResponderExcluir
  17. Eu já conheço o talento dos integrantes do Clube dos Novos Autores. Acho importante que o blog ajude-os a divulgar suas obras. O livro da Adriana tem recebido resenhas positivas; tenho certeza que a leitura será agradável.

    Parabéns ao blog e á autora.
    Abraços!

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique