O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo

sábado, 3 de dezembro de 2011

Bento de Luca
Editora Novo Século - Novos Talentos da Literatura Brasileira

ISBN: 978-85-7679-601-5
Página: 304
Ano de Lançamento: 2011

Sinopse
Através de um Buraco de Minhoca — túnel dimensional que interliga dois mundos — localizado no Parque do Trianon, São Paulo, surge um viajante felino movido por uma única e importantíssima missão: a busca por uma lendária ampulheta. Escondida em algum local inóspito da cidade, a relíquia é a única capaz de salvar Marshmallow, terra do Príncipe Gato, que está à beira da destruição. No entanto, parece que ele não foi o único a atravessar o portal. Seres malignos irromperam das barreiras e logo declararam uma caçada voraz, com objetivos mais sombrios… Além de seus perseguidores, o Gato luta contra seu maior inimigo: o Tempo. É preciso encontrar este objeto antes que seja tarde e seu mundo esteja para sempre perdido. Contudo, ele não estará sozinho nesta empreitada e poderá contar com a ajuda de seus fiéis companheiros.

Resenha por Thales Ferreira
O livro O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo, do autor paulistano Bento de Luca (pseudônimo dos autores Gustavo Almeida e Marcelo Siqueira), é um livro que nos inspira a acreditar na ótima qualidade de nossa literatura nacional. Com uma trama bem construída; personagens fortes e cativantes; uma narrativa dinâmica e ágil; a leitura é prazerosa e repleta de emoções.

O reino de Marshmallow está em perigo e apenas o seu Príncipe, o Príncipe Gato, poderá salvar a vida de milhares de seus habitantes. Vindo parar em São Paulo, através de um buraco de minhoca (uma passagem dimensional que faz a ligação entre os dois mundos), ele terá a difícil missão de encontrar a misteriosa Ampulheta do Tempo, um artefato mágico que esconde inúmeros segredos e que pode ser a chave para a salvação. Porém o gato tem como principal inimigo o próprio Tempo, curto, rápido e imperdoável. O Príncipe Gato é um personagem extremamente cativante, bem humorado e repleto de sentimentos nobres, embora um pouco orgulhoso e "cabeça dura" em alguns momentos do livro, o que o torna ainda mais atraente. O gato é barrigudinho, possui um olho verde e o outro castanho, é esperto, sagaz, valente, astuto e ainda acompanha consigo um cinto de utilidades e uma arma muito eficiente. É interessante notar que mesmo ele sendo um pouco metido a valentão, possui um coração "mole" e se preocupa muito com a vida e os sentimentos de seus amigos. Ele irá encontrar o jovem Hugo e o sábio rato Eleanor, que irão ajudá-lo em sua missão.


Príncipe Gato - O Salvador



Hugo é um rapaz solitário que perdeu o seu bem mais precioso. O tempo de sua vida é retratado com uma fuga da realidade, onde seus pais não lhe dão atenção e que por este motivo acaba passando a maior parte do tempo sozinho, envolto em seus pensamentos. Ele tem seu próprio apartamento (ele mora com seu tio avô, porém ele está sempre ausente), dinheiro não lhe falta e tem uma vida que não tem que dar satisfação a ninguém, por estes motivos acaba se tornando uma pessoa rabujenta, irritada, sem paciência e um pouco revoltada com sua própria realidade (não perdendo o seu humor sarcástico e inteligente). Assim como o gato ele tem olhos com cores diferentes, um é verde e o outro é castanho. O rapaz possui uma personalidade muito parecida com a do Príncipe Gato, como ambos são teimosos, acaba gerando vários embates de opinião e ação, porém eles terão que descobrir uma forma de trabalharem juntos.

Ao visitar a biblioteca e entrar na sessão de livros raros ele encontra o gato lendo um livro sobre catedrais antigas. Sua reação foi totalmente esperada, fica completamente espantado e chocado ao encontrar um gato, grande, de pelos brancos, lendo e usando uma pochete. De início ele não acredita no que estava vendo, isso não poderia estar realmente acontecendo, afinal, gatos não podem ler e não usam roupas. Hugo fecha e abre a porta, questionando sua própria sanidade; quando olha novamente, o gato não estava mais lá. Não sabendo o que fazer e decidindo esquecer o fato visto, resolve voltar para o seu apartamento. Chegando lá encontra um bilhete preso em seu criado-mudo, dizendo que um bem muito valioso havia sido roubado e que a única maneira de recuperá-lo era indo ao seu encontro no parque do Triaton, em São Paulo. No parque teve uma grande surpresa: o ladrão era o misterioso gato que havia encontrado na biblioteca.



Hugo - O Líder

O Príncipe Gato explica toda a história de como o reino de Marshmallow estava sendo ameaçado e em vias de extinção. O menino acha toda a história uma loucura, mas sente-se motivado, pois é uma maneira de mudar um pouco sua rotina e se envolver em uma aventura de verdade. O objeto procurado era a Ampulheta do Tempo, somente com ela o reino teria alguma chance de sobrevivência. Seria a primeira vez que o menino teria a oportunidade de ser importante para alguém, ele queria ter esta experiência, mesmo que significasse aceitar o inaceitável e acreditar no inacreditável. Ele queria provar a si mesmo que poderia ser corajoso e que de alguma forma ajudando os outros poderia ajudar a si mesmo. Bento de Luca constrói uma obra que aborda diversos assuntos sérios, o sentido da existência de todos os seres, a luta pela sobrevivência, a força da união, a presença da vida e a importância da morte.

Os grandes vilões são feiticeiros (cachorros em forma de homens e muito malvados), que também buscam a Ampulheta do Tempo e não tem piedade de ninguém. É muito interessante como o autor trabalha com a questão da morte. Na literatura infanto-juvenil é muito raro encontrar obras que abordam a morte de maneira como deve ser tratada, sem floreios e sem medo. De início somos pegos de surpresa nas cenas de morte, porém com o avanço da leitura percebemos que não existe guerra sem mortos e feridos e que na busca de um grande ideal muitas pessoas ficam no meio do caminho. O livro possui diversas cenas de ação, de desafios, onde a leitura se torna rápida e eletrizante. O tempo tem uma importância diferente para cada personagem do livro. A temática temporal é rica, pois tudo acontece em um determinado tempo e espaço, uma ação tomada não pode ser apagada, devemos contar apenas com o tempo presente, pois o futuro é sempre incerto.

Apenas coragem e destreza não são suficiente para se chegar ao destino, inteligência é primordial. O integrante mais inteligente do grupo é Eleanor, um rato muito sábio, falante (fazia citações em diversas línguas), discípulo de um humano que também tinha conhecimento de Marshmallow e que também queria encontrar a Ampulheta do Tempo. O ratinho se mostra muito nobre, amigo e companheiro. O leitor chegará a conclusão que tamanho não é primordial, mesmo sendo pequeno sua força vital era gigante e sua vontade de vencer era contagiante. Eleanor é um personagem adorável e que por diversos momentos durante a história ficamos preocupados com ele.



Eleanor - O Sábio

A história fantástica é repleta de reviravoltas. Quando pensamos que tudo está perdido acontece algo que muda todo o rumo da história. Os cenários são muito bem descritos, diálogos bem elaborados, personagens marcantes e uma história muito criativa. O livro é narrado em primeira pessoa por diversos personagens - Hugo, Príncipe Gato e Eleanor - em capítulos diferentes. Esta forma de narrativa é muito interessante, pois não se torna algo massante ou cansativo de ler, cada personagem narra a história sobre um ângulo de visão, de experiência de vida e de personalidade, o que facilita muito o leitor se envolver com cada personagem em particular. Alguns acontecimentos poderiam ter sido um pouco mais explanados, como por exemplo a origem dos feiticeiros e os motivos que eles teriam para acabar com os habitantes do reino do Príncipe Gato, porém como este é o primeiro volume de uma série, tenho certeza de que as lacunas serão devidamente preenchidas. O final do livro abre um enorme gancho para sua continuação, o que é muito animador. Recomendo o livro para todas as idades, é engraçado, emocionante, ágil e surpreendente. Agora é só aguardar o próximo.



Feiticeiro - A Morte

Nenhum comentário :

Postar um comentário

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique