Light Novel Japonesa: Gravitation Red & Blue

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Gravitation Red Novel
Roteiro: Renon Jun
Arte: Maki Murakami
Editora New Pop

Tradução: Cristiane Gomes Arruda
ISBN: 978-85-60647-42-2
Páginas: 201
Ano de Lançamento: 2011

Sinopse
Gravitation é um dos mangás do gênero "Yaoi", mais famoso do mundo, tendo sido lançado em diversos países tais como Estados Unidos, Alemanha, Austrália, França, Rússia e, é claro, Brasil, onde foi o primeiro do gênero no país. Trata-se da obra-prima de Maki Murakami, seu primeiro sucesso. Atualmente a autora está trabalhando em Kanpai!, lançado no Brasil pela NewPOP, e Gravitation EX, continuação da série.
Em Gravitation Red, Shindo e sua banda vão sofrer vários atentados causados pelos fãs de outras bandas. Sua rivalidade com a banda rival ASK vai pegar fogo. E uma grande oportunidade vai surgir...! Mas enquanto toda essa zona acontece Shindo está perdido nos próprios pensamentos sobre Yuki, como lidar com seus próprios sentimentos?

Resenha por Thales Ferreira

O amor é Gravitação

Gravitation é uma excelente história de amor, sonho e música! Com uma narrativa dinâmica e bem humarada, Renon Jun (roteiro) e Maki Murakami (arte) conseguem criar uma obra que envolve o leitor em um mundo aonde tudo é possível. Neste primeiro livro Gravitation Red, somos apresentados aos carismáticos personagens que formam uma banda, chamada Bad Luck - Shuichi Shindo (vocalista e compositor), Hiroshi Nakano (guitarrista) e Suguru Fujisaki (tecladista). O personagem principal é o vocalista Shuichi, um menino muito alegre, espontâneo e com algumas atitudes infantis, porém seu coração se mostra puro e detém uma vontade frenética de realizar o seu sonho de ser um grande cantor mundial. 

A história começa fazendo uma apresentação ao leitor do que aconteceu com Shuichi antes de sua banda começar a ficar famosa e conhecida no Japão. O enredo remonta cenas importantes que aconteceram no mangá (a Light Novel é uma história aparte, porém retoma diversos momentos que ocorreram no mangá Gravitation, lançado no Brasil em 12 volumes pela editora JBC). O momento mais importante é quando Shuichi conhece Yuki Eiri, um romancista muito popular no Japão, famoso principalmente devido ao seu público feminino. Este homem, além de ser muito rico e famoso, acaba entrando na vida do jovem Shindo inesperadamente. Tomado por desejo, frustração e curiosidade, Shuichi resolve se aproximar mais de Yuki e acaba se apaixonando fulminantemente pelo romancista misterioso, frio, belo e refinado.


No momento seguinte da trama, Shuichi fica muito confuso por estar gostando de um homem, mas o seu desejo inexplicável, seu pensamento e seu coração o aproxima cada vez mais de Yuki. O romancista não é nem um pouco amigável. Ele é grosso, mau humorado, cheio de segredos e de início não desperta nenhum interesse pelo jovem. Com a persistência de Shindo, Yuki Eiri acaba aceitando que o menino entre em sua vida (de uma maneira muito conturbada e difícil) e divide segredos nunca antes compartilhados. Shuichi não encara facilmente o fato de ter se apaixonado por um homem, porém o que ele descobre é que o amor é uma força que não se controla, independente de sexo, o amor é "gravitação" (o título da obra provém deste pensamento). Nesta obra o autor se aproxima mais dos sentimentos do jovem vocalista, seus medos, suas inseguranças, seus desejos e sonhos. 

Um aspecto muito interessante da obra é tratar a homossexualidade sem nenhuma forma de preconceito, todos os amigos de Shuichi agem naturalmente, assim como outras pessoas não envolvidas diretamente na história. O gênero de publicação no Japão é conhecido como Yaoique tem o foco em relações homossexuais entre dois homens e tem geralmente o público feminino como alvo. O termo se originou no Japão e inclui mangá, anime, novelas e dōjinshis (são mangás produzidos e distribuídos de forma independente). No Japão esse gênero é chamado de Boy's Love, ou simplesmente "BL", e Yaoi é mais usado por fãs do ocidente. O Yaoi se expandiu para além do Japão; materiais podem ser encontrados nos Estados Unidos, assim como em nações ocidentais e orientais ao redor do mundo.

Após esta "rápida" apresentação da história principal, o autor insere uma situação dramática. Shuichi é alvo de perseguição de uma outra banda - Ask - que disputa o mercado com a Bad Luck. Sofrendo vários atentados, tendo problemas profissionais e dúvidas relacionadas ao seu relacionamento com Yuki, Shuichi fica completamente confuso, contando apenas com seu melhor amigo - o guitarrista Hiroshi Nakano. Até que um dia uma oportunidade completamente inesperada aparece em seu caminho, mudando totalmente o rumo de sua vida. 

Gravitation Red não apresenta grande novidade para quem acompanhou o mangá, porém a leitura é muito agradável e leve. Shuichi continua sendo um "bobo apaixonado" e oferece cenas muito engraçadas e completamente fora da realidade. A busca pelo sonho é altamente valorizada, mostra as dificuldades que podemos encontrar e a diversidade de sentimentos e sensações. 

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Yaoi 


Gravitation Blue Novel
Roteiro: Renon Jun
Arte: Maki Murakami

Tradução: Cristiane Gomes Arruda
ISBN: 978-85-60647-54-5
Páginas: 188
Ano de Lançamento: 2011

Sinopse
Já em Gravitation Blue, a Bad Luck sai para uma turnê pelo Japão. É muito doloroso para Shindo abandonar Yuki por tanto tempo, assim na primeira folga ele foge para a casa de Yuki e descobre que ele foi sequestrado...? Um bilhete suspeito e vago foi deixado no local, e agora? Será que o amor da sua vida está em apuros? Shuichi moverá montanhas e secará oceanos em busca de Yuki e de quebra continuará sua turnê!

Resenha por Thales Ferreira

Em Gravitation Blue, os leitores encontrarão uma história mais ágil do que em Gravitation Red. Quem é fã da série também encontrará muito mais novidade. Neste livro, a banda de Shuichi já é famosa, conhecida mundialmente e estará fazendo uma turnê pelo Japão.

Em um relacionamento amoroso, a pior coisa para quem está começando é a distância. Um dos assuntos abordados é a dificuldade de conciliar trabalho e amor. Encontramos diversas passagens engraçadas sobre esse assunto, pois o jovem vocalista Shuichi entrará em paranóia grave em relação ao seu amado romancista -Yuki Eiri.

Após ficar algumas semanas longe de seu lar (por conta da turnê), Shuichi marca um dia em que poderá passá-lo todo em de casa Yuki (consequentemente em sua casa, pois Shuichi mora com ele), porém quando este esperado dia chega – é muito doloroso para o menino ficar longe do seu amado por tanto tempo –, Yuki não está esperando-o  (como havia combinado). Um bilhete muito suspeito fora deixado no apartamento e o menino entra em desespero total. Será que Yuki foi sequestrado? Será que alguém queria se vingar dele? Será que pegaram Yuki e depois o mataram? Será que ele está na rua, com frio, abandonado em algum lugar? Shuichi começa a criar as mais improváveis situações.

Com diversas situações divertidas e engraçadas, Gravitation Blue é uma Light Novel cativante e muito rápida de ser lida. O amor é o ponto forte da história e altamente valorizado. No meio de tanta confusão e momentos de infelicidade, o protagonista sempre encontra um meio para manter a chama da esperança ardente. O amor é gravitação.

Ambas as Light Novel são para um público bem específico, pessoas que gostam de cultura e literatura japonesa. Como este gênero de Light Novel é recente no Brasil - e muito comum no Japão -, Gravitation serviu para inaugurar o gênero por aqui. Podemos esperar futuros lançamentos. É muito diferente ler ao invés de ver imagens (como no mangá), porém é totalmente estimulante. Aprovado!

Um comentário :

  1. Sou viciada na cultura japonesa...amo mangás e animes. Aqui em ksa a disputa é acirrada entre eles e os livros...haja estante neh?...rs.

    E como toda viciada é claro que conheço esse mangá...apesar de não ser mt fã desse tipo de mangá...gosto mais dos Shounen, Gekigá, Josei...nada mt meloso.rs.

    Bem...se não for pedir mt...quem sabe não rola uma resenha de Angel Sanctuary...apesar da série ter terminado...é mt boa...são 40 volumes.

    Fica o pedido.

    Abraços.

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique