Anna e o Beijo Francês

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Anna and  the French Kiss
Stephanie Perkins
Editora Novo Conceito

Tradução: Fabianna Paganini de Andrade
ISBN: 9788563219329
Páginas: 288
Ano de lançamento: 2011

Sinopse

ANNA OLIPHANT não está nada entusiasmada com a ideia de se mudar para Paris, já que seu pai, um famoso escritor norte-americano, decidiu enviá-la para um colégio interno na Cidade- Luz, Anna prefere ficar em Atlanta, onde tem um bom emprego, uma amiga fiel e um namoro prestes a acontecer.
Mas, ao chegar a Paris, Anna conhece Etiénne St. Clair, um rapaz inteligente, charmoso e bonito. Só que Etiénne, além de tudo, tem uma namorada... Anna e Etiénne se aproximam e as coisas ficam mais complicadas. Será que um ano inteiro de desencontros em Paris terminará com o esperado beijo francês? Ou certas coisas simplesmente não estão destinadas a acontecer?

Resenha por Ver Sobreira

Isso é tudo o que sei sobre a França: Madeline, Amelie e Moulin Rouge A Torre Eiffel e o Arco do Triunfo também, embora eu não saiba qual a verdadeira função de nenhum dos dois.
Anna Oliphant

Anna e o Beijo Francês é o livro de estreia da estadunidense Stephanie Perkins, interessante e bem sensual, sem ser muito clichê e muito menos vulgar.

Bom no começo pensei, lá vem uma daquelas "xaropadas" adolescentes, porque como leitora voraz e resenhista, rsrsr.. eu leio de tudo um pouco para realmente entender e saber do que estou falando e  eventualmente criticando, já que não sou crítica literária, ainda rsrsr... Mas a autora consegue criar um clima no mínimo divertido em um ambiente bem peculiar, já que estes livros que se passam na época em que a adolescente está no final do ensino médio, quase sempre falam as mesmas coisas, talvez por ela ter saído  do típico High School americano e ido para uma escola americana em Paris, tenha dado um "q" a mais nesta narrativa.


O livro em seu começo, confesso é um pouco... como direi?devagar, pois Anna está muito frustrada por ter deixado sua antiga escola, seu irmão Sean, sua melhor amiga Bridge e seu quase namorado Toph, e  por conta disso ela se perde em suas "choramingações"  iniciais antes de se dar realmente conta de onde ela está. É claro que não é fácil  – mesmo estando em Paris – largar aquilo que conhecemos do nosso dia-a-dia, nosso mundinho seguro, onde já sabemos quem são nossos amigos e quem são nossos monstros, óbvio.

 A primeira pessoa com quem ela faz contato é Meredith e logo em seguida com ele, Etiénne e então começam os encontros e desencontros propriamente ditos e prometidos pela sinopse. Anna e Etiénne travam uma amizade à primeira vista, o que gera um pouco de ciúmes em Meredith, pois apesar de  Etiénne ter uma namorada Ellie,  ela ainda sonha em tê-lo para si.

 O passeio pela Cidade Luz é um dos pontos fortes do livro, aos poucos vocês se ambienta com a leitura, o lugar e os personagens que vão crescendo à medida que situações vão acontecendo. Anna vai se encantado com Paris e com Etiénne apesar dela só admitir que eles são apenas bons amigos e também por ela afirmar constantemente que sente falta de Topher, mas será que ele sente a falta dela? Ela também se pergunta isso.

As  festas de fim de ano se aproximam e Anna retornará aos Estados Unidos para passar o Natal com sua família e para surpresa dela, Etiénne também irá para visitar sua mãe. Muitas surpresas e revelações aguardam  Anna. O final é previsível,  em termos, porque até chegar o momento em que os dois, Anna e Etiénne admitam de verdade os sentimentos de um pelo outro, ela sofre em vários momentos e fará muitas confusões.

A autora construiu o livro com doses perfeitas de humor, muitos suspiros, beijos apaixonados. Ele é interessante do ponto de vista que cresce ao longo da narrativa, por isso recomendo, não o abandone no meio.  É possível perceber desde o começo uma química entre o casal protagonista, apesar de aparecer  outro "carinha" que consegue!? tenta competir com Etiénne. Anna não é uma adolescente muito clichê, e Etiénne é doce e recita para Anna, trechos de A Dança, um dos poemas mais lindos de Pablo Neruda. Vale a pena! Leiam, como um bom entretenimento, afinal um dos objetivos da leitura é este.

A Dança
Não te amo como se fosse rosa de sal, topázio
ou flecha de cravos que propagam o fogo:
te amo secretamente, entre a sombra e a alma.
.
Te amo como a planta que não floresce e leva
dentro de si, oculta, a luz daquelas flores,
e graças a teu amor vive escuro em meu corpo
o apertado aroma que ascender da terra.
.
Te amo sem saber como, nem quando, nem onde,
te amo diretamente sem problemas nem orgulho:
assim te amo porque não sei amar de outra maneira,
.
Se não assim deste modo em que não sou nem és
tão perto que a tua mão sobre meu peito é minha
tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.

Pablo Neruda

9 comentários :

  1. Esse livro é lindo! Só ouço maravilhas sobre ele e gostaria de comprová-las, né? :)
    Ainda mais se passando nesse lugar maravilhoso, que é Paris.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. A-d-o-r-e-i a resenha do livro! Eu quuuuuuuuero *-*

    ResponderExcluir
  3. Humm, parece muito interessante!
    Fiquei com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  4. Só pelo fato de ter embebido a estória com Poesia, deu vontade a mais de ler. Aguardo o meu. \o/

    ResponderExcluir
  5. Pela resenha me parece ser um livro muito interessante, é claro que quero ganhar. Paris, Paris....

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, intimista e sem linguagem técnica e rebuscada, ela fala diretamente com a gente sobre as reais impressões do livro. Deu vontade de ler com certeza. Eu comprei o livro de presente de Natal para uma amiga, agora quero um também, quem sabe a tribo não me dá esse presente de Natal???

    ResponderExcluir
  7. O livro parece interessante e confesso que pelo título achei que era um romance "adulto"...me surpreendi quando vi que era uma história adolescente.

    Gostei bastante da resenha, pois nos deu informações relevantes sem spoillers...PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha visto esse livro na livraria e fiquei com vontade de ler. Depois de ler a resenha ainda fiquei com mais vontade! Preciso ganhar esse livro! Parabéns ao blog, está ótimo! Marjori F.

    ResponderExcluir
  9. O título já é bem curioso:"Anna e o Beijo Francês"... Realmente Paris é um belo cenário para uma linda história de amor...
    Adorei a sua resenha... Me deixou mais interessada na obra. Usou bem as palavras para poder revelar o enredo, mas sem mostrar o final... Fiquei fã!!! Pois mesmo "não sendo crítica literária" (o que discordo totalmente), soube nos encantar com uma simples resenha. Parabéns :)

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique