A Maldição do Lobisomem

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

13 To Life
Shannon Delaney

Páginas: 336
Ano de Lançamento: 2010
ISBN: 9788579301803


Sinopse
Jessica é uma garota inteligente e esperta, porém, disposta a dissimular os seus sentimentos mais reais. Este mundo de mentiras está prestes a acabar com a chegada de Pietr Rusakova. Ela é atraída pelo misterioso (e sexy) forasteiro. Aquele olhar... pode atravessá-la como uma flecha. Ele é muito mais que um rosto perfeito, Pietr é perigoso e tem muitos segredos...

O que Jéssica não imagina é que aos 13 anos os Rusakova recebem uma sentença. Se uma transformação a qual estão destinados ocorrer eles terão uma vida curta, mas repleta de aventuras, onde as ligações afetivas tornam-se mais intensas e arriscadas. Uma corrida contra o relógio. Bem diferente da vida que ela imaginou...

Resenha por Ver Sobreira

Ele me puxou para perto, seus braços me envolveram, suas mãos em minhas costas. Não sabia o que fazer, assim, aproximei meu rosto dele [p.174]
Vamos combinar, vampiros estão na moda, mas lobisomens são quentes. A cada dia que passa o mercado editorial recebe uma verdadeira enxurrada de literatura sobrenatural. Há escritores ruins, razoáveis, bons e muito bons, particularmente eu enquadro Shannon Delany como um destes escritores muito bons. Este é seu primeiro livro lançado aqui. 


A Maldição do Lobisomem é um daqueles  livros que vale a pena ler, e ser relido. Narrativa de fácil  leitura, uma gostosa história de adolescente, mas que consegue ir além da história simplemente porque Delaney faz algo primordial, não enrola o leitor. Jessie é uma adolescente sem muitos problemas - apesar de ter perdido a mãe - , a não ser a paixão platônica por um carinha do time de futebol da escola. Ela tem opinião firme sobre tudo, gosta dos amigos e ajuda o próximo, mas sua vida muda radicalmente quando ela conhece Pietr Rusakova.

Vladimir Soloviov afirma que no verdadeiro fantástico, fica sempre preservada a possibilidade exterior e formal de uma explicação simples dos fenômenos(...), então quando Jessie descobre quem ou o que é Pietr sua reação diante desta situação é algo inusitado, pois ela reage tranquilamente como se tudo fosse muito simples. Do meu ponto de vista é isto que torna a narrativa de Delaney bem direta e também pelo fato de que a autora não ficou somente centrada nos personagens principais, ela criou tramas paralelas que deixam a história mais emocionante e dinâmica.

Quanto a personagem Jessie, ela é interessante no sentido em que não é uma daquelas adolescentes afetadas, que cria caso por tudo. Talvez isso tenha explicação em  acontecimentos que ela passou e você descobrirá ao ler o livro. Quando ela se percebe apaixonada por Pietr vai encarar este fato com naturalidade, porém haverá um triângulo, sempre  inevitável. Sabemos que este é  um clichê que nunca é abandonado pelos escritores e neste caso em específico vai um pouco além. Não estão envolvidos ai somente sentimentos, mas também histórias passadas que têm uma relação direta com a morte da mãe de Jessie.

Direcionado ao público jovem adulto o livro é bem escrito, a narrativa é envolvente, boas doses de suspense e mistério, nada muito óbvio. Delanney sem dúvida vai ganhar o público brasileiro, pois A Maldição do Lobisomem é mais que um romance, porque fala também das relações pessoais, do desejo de não se magoar um amigo, mas com custos danosos para si, de confiança, da sensualidade nas relações adolescentes, do primeiro amor que pode ser o único, entre outras coisas.

Os seres mitólogicos sempre povoaram e sempre povoarão o imaginário e a literatura prova mais uma vez ser a responsável por isso. Sempre nos perguntamos, será que é apenas um mito? Se pensarmos bem lobisomens e vampiros por exemplo, podem vir a "luz" bem próximo da nossa vivência do dia-a-dia. Quando um livro é bem escrito, e creio principalmente quando em sua narrativa não está só inserido  elementos sobrenaturais, quando encontramos a verossimilhança, mais ainda nos questionamos até onde é real ou fantasia e Shannon Delaney soube trabalhar muito bem estes elementos em seu livro, por isso recomendo-o.

Ficamos no aguardo da continuação, pois infelizmente a editora não tem  previsão de lançamento. 13 To Life é uma da trilogia.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique