Julieta Imortal

domingo, 20 de novembro de 2011

Juliet Immortal
Stacey Jay

ISBN: 9788563219572
Páginas: 237
Ano de Lançamento: 2011

Sinopse
Julieta Capuleto não tirou a própria vida. Ela foi assassinada pela pessoa em quem mais confiava, seu marido, Romeu Montecchio, que fez o sacrifício para assegurar sua imortalidade. Mas Romeu não imaginou que Julieta também teria vida eterna e se tornaria uma agente dos Embaixadores da Luz. Por setecentos anos, Julieta lutou para preservar o amor e as vidas de inocentes, enquanto Romeu tinha por fim destruir o coração humano. Mas agora que Julieta encontro seu amor proibido, Romeu fará tudo que estiver ao seu alcance para destruir a felicidade dela.

Resenha por Ver Sobreira
Ela lutará pela luz, e ele pela escuridão. Lutando por séculos pela doce centelha do amor. Sempre que duas almas se amarem de verdade, vocês os encontrarão, a corajosa Julieta, e Romeu, o desertor.
Cântico italiano medieval, autor desconhecido

A autora estadunidense Stacey Jay me surpreendeu ao subverter um clássico da literatura inglesa e mundial Romeu e Julieta de Willian Shakespeare. Julieta Imortal é sem dúvida uma ode moderna ao amor verdadeiro.

Li o clássico pela primeira vez por volta  dos 12 ou 13 anos, nem tinha ideia direito que livro era. Não foi recomendação escolar, foi uma tia que me indicou por curiosidade. Naquela época achei chato, não entendi muito porque é originalmente uma peça teatral, então era feito em diálogos. Anos depois reli uma adaptação em prosa, no final do ensino médio. Gostei, não sei se pela história em si, ou pela dramaticidade das personagens. Hoje, passado muito tempo da minha primeira leitura deste clássico e um pouquinho de estudo em teoria literária, posso com certeza afirmar que o senhor Shakespeare sabia cria histórias fantásticas. Considerando um gênio de sua época, ele soube captar bem os anseios da alma humana, pois na época em que  desenrola a peça  Romeu e  Julieta ninguém se preocupava com o amor, e sim em sobreviver. 

Mediante isso pode-se afirmar, o grande autor transcendeu as páginas da literatura. Suas obras são constantemente revisitadas. Talvez por isso também esta escritora ainda desconhecida aqui, mas que faz enorme sucesso com a escrita para jovens adultos nos EUA, tenha escolhido uma de suas obras para "intertextualizar". Julieta Imortal é interessante por desmitificar ou favorecer esta história de amor e tragédia, depende do ponto de vista de cada um. É envolvente, emocionante e cativante. A escritora é direta e objetiva. Neste nova versão da história dos dois amantes mais famosos do mundo, ela por vezes é irônica e por outras dramática. 

Julieta perdeu seus sonhos pueris e juvenis por conta de um amor que prometia ser eterno, Romeu "nunca" foi exatamente quem parecia ser. A história nos conta os 700 anos de encontros e desencontros deste casal, Julieta realmente se matou ou foi Romeu quem a matou? O que ocorreu depois da "morte" dos dois. Julieta hoje é Ariel,  uma menina tímida e desajeitada, para muitos a "esquisita" e Romeu é Dylan um bad boy. Eles se reencontram desta vez na Califórnia dos dias atuais, fato este que desencadeia a ação, pois Julieta/Ariel estranha muito este acontecimento inesperado. Não vou falar mais que isso, para não correr o risco de colocar spoiler e fazer perder o suspense e as melhores partes da história.

O que posso dizer é que o livro é muito bom de ser lido, levei apenas um dia. Julieta/ Ariel é forte, teme o amor e não quer mais se apaixonar; Romeu/ Dylan apesar de bad boy é cativante. A autora utiliza-se de alguns elementos do sobrenatural, mas de forma muito sutil; põe em evidência a questão da alma gêmea e que o amor é capaz de construir e destruir uma vida. O fim da narrativa é surpreendente e nos demonstra que tudo na vida é feito de escolhas certas e erradas.

Vale dizer que Stacey Jay tem intimidade com a escrita, os capítulos não são longos e ela procura fazer um deslocamento bem dinâmico da narrativa,  não enrola o leitor com informações desnecessárias para  render a leitura, talvez por isso tenha lido em 1 dia.  Ao ler o livro temos a impressão de observá-lo como uma cena de um filme. Definitivamente recomendo Julieta Imortal.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique