Concerto Barroco

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Concierto Barroco
Alejo Carpentier
Alianza Editorial

Concerto Barroco é um romance de 1974, que pertence à escola do "realismo-maravilhoso", que surgiu no século XX e é semelhante à escola dos prestigiados Gabriel García Márquez, Jorge Luis Borges e Julio Cortázar e pode ser considerada um contraponto da literatura latino-americana à literatura fantástica européia.

A narrativa mescla elementos ameríndios, afro-caribenhos e crioulos, apresentando como verdade o que a priori pode ser considerado mito pelos estrangeiros, nesse sentido, Carpentier foge da verdade absoluta e da razão em seu sentido renascentista.

A trama começa no México no século XV, período de descobrimento da América, e narra a viagem do personagem principal (quem muda de nome várias vezes durante a história) a Cuba, onde conhece seu companheiro de jornada Filomeno e com quem parte para Europa e termina nos Estados Unidos em um show de Jazz.

A obra apresenta inúmeras citações a outros autores, como Shakespeare e promove encontros com personagens históricos de diferentes épocas, como Vivaldi, Montezuma e Haendel. O tempo da narrativa não é bem marcado, pois reúne elementos dos séculos XV, XVII e XX, podemos dizer que há uma grande ruptura com o tempo, espaço e o sujeito, algo típico da literatura de vanguarda pós- moderna.

Carpentier nos mostra como o povo latino americano se sente inferiorizado pelas feridas da colonização nesta obra, e tem seu marco na trama quando Filomeno vai a um baile de carnaval em Veneza e não sente necessidade de se disfarçar, pois já se julga muito diferente dos demais. Porém ainda que mostre este trauma, o autor o desfaz, pois mostra como o latino também pode influenciar ao europeu, como é explícito numa passagem em que Vivaldi cria o refrão de sua obra a partir do canto de Filomeno.

Recomendamos fortemente a leitura deste livro, não só por tratar-se de uma maneira de encarar nossa própria consciência de latinidade, convocando-nos ao raciocínio, mas também por tratar-se de uma obra que rompe com os padrões estéticos da literatura atual capaz de nos propiciar novos prazeres leitores.

por Pricilla Prazeres

Bibliografia
CARPENTIER,Alejo. Concerto Barroco. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique