Os Imortais

domingo, 9 de outubro de 2011

Esse texto é uma análise, faz parte da seção Seguindo a trilha e pode conter spoilers.

Para eles, o verdadeiro amor não tem fim.

A autora estadunidense, Alyson Nöel está consagrada no Brasil. Em 2 anos a Editora Intríseca – reconhecida como uma grande estimuladora da leitura para o público jovens adultos – lançou esta maravilhosa série que conta a história do amor de Ever e Damen.

Os fãs tiveram a oportunidade de encontrar com Alyson Nöel na Bienal do Rio de Janeiro. A autora que fez uma turnê por várias capitais brasileiras em Setembro passado, respondeu as muitas perguntas e em nenhum momento fez spoiler sobre o final ou começo da trajetória deste casal apaixonante, pois é difícil resistir a busca do verdadeiro amor que eles protagonizam.



Os Imortais mistura questões sobre aura, chacras, carma, poder da mente, histórias fantásticas – elixir da vida eterna – entre outros elementos. O enredo é bem construído e a autora não deixa a desejar nos quesitos amor, amizade, família, relações pessoais,etc. Creio que os autores seguem está linha hoje porque tais questões fazem parte das constantes inquietações do mundo adolescente. A necessidade de ser aceito como pessoa, de não querer seguir um padrão pré-estabelecido, suas ligações familiares e pessoais.

Ever se torna uma adolescente introvertida e solitária após perder sua família em um acidente de carro, é daí que parte a história que ao longo de 6 livros contará a trajetória de descobrimento e crescimento da adolescente.Narrado em primeira pessoa – o que há alguns anos atrás era impensado – esta série é envolvente e cativante.

O primeiro volume de série é Para Sempre, onde somos apresentados a Ever, seus amigos Haven e Miles, seu futuro amor Damen Auguste, Drina e outros tantos personagens.
Depois de perder toda a família em um desastre de automóvel, do qual inexplicavelmente escapou, Ever Bloom tem sua vida transformada por completo. Ela muda de cidade, de escola, de amigos, e precisa aprender a conviver com uma realidade atordoante: após o acidente, Ever adquiriu dons especiais(...).
No segundo volume Lua Azul, Ever já sabe em parte quem é Damen e o que ele significa para ela.
Ever é agora uma imortal. Iniciada nesse mundo desconhecido e sedutor por seu eterno amado, Damen, está empenhada em conhecer e dominar suas novas habilidades, mas algo terrível começa a acontecer. Acometido por uma doença misteriosa que ameaça. Inclusive, sua memória, Damen não percebe que seus poderes se estão esvaindo – enquanto Ever se sente cada vez mais forte(...).
No terceiro volume Terras das Sombras além da personagem Roman que já conhecemos no segundo livro, somos apresentado a Jude, um surfista que vai incrementar o enredo já bem movimentado.
Ever e Damen atravessaram diversas vidas e enfrentaram os mais terríveis inimigos com um só objetivo: ficar eternamente juntos. E quando esse sonho está ao alcance das mãos, um poderoso feitiço cai sobre Damen. Agora, para ele, simplesmente tocá-la ou encostar os lábios nos dela significaria a morte, o exílio definitivo em terra de sombras(...).
No quarto volume Chama Negra encontramos uma Ever cada vez mais forte e poderosa, porém é justamente isso que pode vir a ser sua franqueza . Ever foi forçada a fazer escolhas para preservar seu grande amor, Damen, e isso a leva à decisões irreversíveis que futuramente serão fatais.
Enquanto tenta ajudar Haven na transição para a vida imortal e libertar Damen do feitiço que não permite que ela toque nele. Ever se aprofunda mais e mais nos mistérios da magia negra. O feitiço, porém, vira contra a feiticeira, e ela se vê presa a seu maior inimigo : Roman. A força estranha e poderosa que toma conta de seu corpo impede que Ever pare de pensar nele, de desejá-lo.
No quinto volume Estrela da noite estamos quase chegando ao final desta linda história. Observamos a partir deste, como a personagem cresceu . Apesar dos erros, há muitos acertos e podemos ver que Ever está enfim começando a encontrar o caminho para verdadeira felicidade.
Certa de que Ever é responsável pela morte de Roman, Haven está determinada a destruí-la. Seu primeiro passo é separá-la de Damen, e, para isso, conta com a arma ideal: um segredo terrível sobre suas vidas passadas, que lançará uma nova luz sobre o relacionamento de Ever e Jude(...).
Chegamos ao final desta incrível história de amor, o sexto volume é Infinito. Ever terá que enfrentar todos os segredos e perder o medo para enfim conquistar o verdadeiro amor. Confiança e lealdade são as palavras chaves deste livro que fecha a primeira série da autora.
Após derrotarem seus inimigos mais temidos, Ever e Damen começam uma nova jornada para que ele se livre do veneno em seu corpo. Se encontrarem o antídoto, finalmente serão capazes de viver a paixão pela qual anseiam há séculos. A busca, porém, leva-os a um terreno desconhecido e pavoroso — as profundezas de Summerland(...).
É claro que os livros tem seus altos e baixos, isto acontece em séries que se alongam. A autora em suas conversas com fãs na Bienal, não afirmou e nem desmentiu que originalmente a série teria 4 livros e não 6  como alguns especularam, porém é possível perceber que o que ela fez em 6 livros poderia ser feito em 4. Isso ocorre por conta do apelo do mercado editorial, se o livro vende bem os editores querem que o autor prolongue mais a história, mas muitas vezes isto é “um tiro no pé”.

A série Os Imortais correu este risco. Muitos leitores são impacientes e não gostam de esperar. Agora como todos estão lançados, se você é um dos leitores que abandonou a história no meio do caminho sugiro que a releia neste momento. Eu mesma havia parado no livro 2  e por mais incrível que possa parecer continuei comprando os livros. Quando soube que Alyson Nöel viria ao Brasil para lançar o último, resolvi dar o benefício da dúvida e retomar a leitura partindo do livro 3 e não me arrependi.

Posso dizer que Os Imortais é a certeza de um bom entretenimento e não fica aquém. Os temas abordados, vai adiante da história de amor de Ever e Damen, porém é preciso enxergar além da história.

Boa Leitura! Recomendamos.


Os Imortais é uma publicação da Editora Intríseca

2 comentários :

  1. gostei muito dos livros e do artigo também.

    ResponderExcluir
  2. http://osimortaisbra.wordpress.com/
    Meu blog sobre a série!

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique