O Pequeno Filósofo

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Gabriel Chalita
Globo Livros

ISBN: 978-85-250-4970-4
Páginas: 116


Sinopse
Autor frequente nas listas de best-sellers brasileiros, Gabriel Chalita é conhecido por sua competência literária: passeia com desenvoltura por uma diversidade de gêneros, do ensaio à poesia, do texto epistolar à ficção, do teatro a obras jurídicas. Qualquer que seja o estilo adotado, porém, um tema parece sempre ecoar em grande parte da sua encorpada bibliografia – a filosofia.

Lançamento da Editora Globo, O Pequeno Filósofo apresenta ao leitor uma reflexão filosófica sobre os assuntos mais complexos, revestidos de uma linguagem acessível a um público amplo.

Resenha por Thales Ferreira
O Pequeno Filósofo, do autor brasileiro Gabriel Chalita, é um livro sutil e muito denso. Em suas poucas páginas leva o leitor a lugares distantes da realidade, guiados por um pequeno filósofo. O livro é indicado como literatura infantil e infanto-juvenil, porém é literatura obrigatória para quem deseja ser agraciado com alguns momentos de prazer, com reflexões, com ensinamentos e passagens tocantes.  Todas as idades merecem ler este livro.

O livro se constrói a partir de dois personagens, um rapaz já adulto e um pequeno menino, um menino filósofo. Não é necessário saber seus nomes ou de onde vieram. Tudo se passa em uma viagem de trem, com paradas em variadas estações, cada uma delas com sua particularidade, com sua estranheza. Em cada uma dessas estações somos levados a lugares completamente insanos, inteiramente inimagináveis, além de nossa consciência carnal. Nelas encontramos imagens de nosso subconsciente, representam o mundo visto de diferentes perspectivas, que provocam reações diferentes no leitor, algumas até de sufocamento, outras de prazer e tantas outras de alegria. O rapaz é um ser humano comum, com problemas comuns e erros comuns, porém descobriremos que as pequenas atitudes - que deixamos de perceber, notar e dar importância - acabam mudando todo o destino de uma vida.

Simplicidade é o tema favorito do pequeno filósofo. Não espere encontrar respostas para as perguntas do cotidiano ou para problemas pessoais, você encontrará perguntas nesse livro. Nas respostas, as perguntas acabam perdendo o sentido de serem perguntas ou de serem perguntadas. O leitor encontrará inúmeros questionamentos e até incertezas, porém será sempre este leitor que dará algum caminho para o encontro de sua verdade. Em meio a tantos questionamentos, sentimos estranhezas, do tipo “Como nunca havia pensado nisso?”, “Como uma coisa simples pode se tornar tão complexa?”. O método do diálogo nos remete a técnica filosófica de Sócrates, que é composta de diálogos, perguntas e algumas tentativas de resposta feita pelo aluno, para que ele mesmo alcance as suas próprias conclusões e solidifique seus conceitos.

Esse livro realmente nos faz refletir sobre a vida, sobre os nossos relacionamentos e com a relação dos homens.

Não pense que se trata apenas de uma reflexão sobre o relacionamento para com o outro. O Pequeno Filósofo aborda assuntos como o relacionamento com os pais, com os filhos, com o mundo e principalmente com o seu eu interior. O autor utiliza-se da metáfora do espelho para dar continuidade à procura do eu interior. O espelho funciona como um reflexo daquilo que somos como carne, mas não mostra como somos como pessoa, os nossos sentimentos. Para descobrir o sentimento verdadeiro precisamos enxergar além do que nosso exterior reflete, precisamos ir fundo no particular, no alheio e no desconhecido.

O Pequeno Filósofo é acompanhado de belas ilustrações, coloridas e que nos lembram o célebre O Pequeno Príncipe, assim como o nosso protagonista filósofo. O menino também possui a mesma simplicidade, a mesma ingenuidade e bondade. É um livro para ser lido e relido, pensado e refletido. Recomendamos para todos aqueles que gostam de um livro relaxante, que nos aproxima com nós mesmos e que proporciona o sabor de ler atentamente todas as linhas e entrelinhas. Comece a filosofar com O Pequeno Filósofo.

Para bibliografia
CHALITA, Gabriel. O Pequeno Filósofo. Globo Livros, 2011.

2 comentários :

  1. esse conto e muito legal

    ResponderExcluir
  2. adorei esse livro já estou doido para comprar

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique