A Fera

domingo, 9 de outubro de 2011


Beastly
Alex Flinn
Galera Record

Traduçao: Ana Carolina Mesquita
ISBN: 9788501090218
Páginas: 317

Sinpse

O livro de Alex Flinn é uma adaptação moderna do conto de fadas A Bela e a Fera. Ao invés de castelos e relógios falantes, o cenário é a cidade de Nova York. A arrogância do protagonista Kyle Kingson, um jovem rico e inteligente, faz com que ele seja amaldiçoado pela colega de classe Kendra após humilhá-la na frente de toda a escola. Transformado numa aberração e rejeitado pelos pais, Kyle passará uma temporada exilado no Brooklyn, onde precisará descobrir a beleza em si e só assim, possivelmente, quebrar a maldição.


Resenha por Thales Ferreira


A história além do conto.
O livro "A Fera", da autora americana Alex Flinn, versão moderna de um  clássico  da literatura francesa - A Bela e a Fera, publicado pela primeira vez em 1740 em forma de conto por  Gabrielle-Suzanne Barbot, apesar  da autora assumir que  se inspirou na versão cinematográfica de  A Bela e a Fera de 1946 dirigida por Jean Cocteau - traz uma proposta interessante ao fazer a releitura deste   clássico, transportando-o  para um cenário urbano, atual  e no cotidiano de vida dos adolescentes. Os personagens são facilmente observados como produtos do reflexo entre a luxúria e a humildade, o medo e a coragem, o presente e o futuro, fazendo um balanço entre o mundo do poder e da riqueza, com o mundo da invisibilidade e da simplicidade.

O livro  tem algumas bases deste clássico da literatura infanto-juvenil que a Disney levou ao cinema há anos atrás. Encontraremos uma bruxa, uma maldição, um espelho mágico e até mesmo uma rosa encantada, porém não acarretará em nenhuma perda para a história. A recriação em uma atmosfera atual, propõe uma aproximação entre a narrativa e o leitor, assim como o romance entre adolescentes que procuram superar a barreira delimitada pela aparência, partindo em rumo ao sentimento verdadeiro.



O protagonista Kyle Kingsburry representa o  homem perfeito – rico, famoso, bonito, influente, desejado – e os problemas que acarretam receber uma criação onde se tem tudo, exceto o amor e à atenção dos pais. Seu pai, um jornalista famoso, apenas dá importância para os benefícios que a beleza pode proporcionar e Kyle, consequentemente, segue o mesmo estereótipo . Arrogante sempre esnoba as pessoas que considera feia. A história é justamente sobre a desconstrução deste estilo de vida, propondo uma mudança radical na vida de Kyle para que  tenha uma nova chance de avaliar sua vida e por em  questão  valores como:  a amizade, o amor, o respeito com o outro e com a si mesmo.

Com o passar da história, observamos que não se trata apenas de uma tentativa de recriar a história do clássico. A autora  procura transmitir valores morais e pessoais, como também insere assuntos polêmicos - violência infantil, superação de problemas, preconceitos – pois há um cego na história que mostrará para Kyle o que é a verdadeira beleza – dramas familiares, diferenças de classes aparecem naquilo que enxergamos além dos olhos, que parte para a essência da própria existência.

No fim de cada capítulo, a autora cria um espaço inovador no livro, introduz páginas como se os personagens estivessem numa sala de bate-papo de internet na qual podemos observar várias criaturas míticas de outros contos de fadas, como: um homem urso, um sapo (querendo virar príncipe), uma sereia silenciosa (nos remete a Ariel, "A Pequena Sereia", outro clássico ) e o Sr. Anderson (o mediador da sala de bate-papo nos remete ao célebre Hans Christian Andersen, autor do clássico  acima citado). Este espaço na internet representa uma fuga da realidade, quando a vida física se torna triste e decepcionante em demasia,  se procura um espaço virtual, onde ninguém possa enxergar o nosso verdadeiro eu. Estes fragmentos criam uma leitura dinâmica e descontraída,  tornando as  passagens bem leves e engraçadas.

O livro conta com uma narrativa em primeira pessoa e como sempre o  objetivo é  entreter o leitor  fornecendo algumas horas de prazer na leitura. Não esperem encontrar uma leitura densa, a narrativa é leve e descompromissada, porém os apreciadores de um bom conto de fadas serão público certo para este livro.

"Uma rosa pode mudar sua vida"

Para bibliografia
FLINN, Alex. A Fera. Galera Record, 2011.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique